9 de agosto de 2018

Noticia: Número de mortos em terremoto na Indonésia passa de 100

E terremotos, em vários lugares: Mateus 24:7
O número de mortos no terremoto que atingiu a Indonésia no domingo (5) subiu para 105 nesta terça (7). Em Lombok, onde foi registrado o epicentro, pelo menos 20 mil pessoas estão desabrigadas e 236 estão feridas.
Entre as 105 pessoas que morreram, duas estavam em Bali, ilha vizinha de Lombok, que é o principal destino turístico do país. O terremoto de domingo foi seguido de um alerta de tsunami, que provocou pânico entre os turistas.

O forte tremor aconteceu apenas uma semana depois de outro, no dia 29 de julho, que deixou pelo menos 16 mortos na mesma ilha.

De acordo com as autoridades, nesse momento faltam de médicos e produtos básicos.

Nesta terça, equipes de resgate procuram sobreviventes nos escombros da mesquita em Lading-Lading, no norte da ilha, onde fieis participavam da oração do domingo no momento do tremor.

Vídeos publicados na internet mostram o resgate de um sobrevivente na segunda-feira entre os fragmentos de cimento e barras de metal do templo destruído. O homem não conseguiu conter o choro após o resgate, enquanto um dos socorristas afirmava: "Já está a salvo, já está a salvo”.
Turistas

As autoridades também retiraram mais de 4.600 turistas das Ilhas Gili, três pequenas ilhas a poucos quilômetros da costa noroeste de Lombok, muito procuradas por mochileiros e mergulhadores, de acordo com a France Presse.

O porto de Bangsal, que liga Lombok às Ilhas Gili, estava lotado de turistas e alguns lamentavam a falta de coordenação das autoridades e as dificuldades para chegar a ao aeroporto.

Muitas pessoas querem ir embora de Lombok pelos boatos infundados de tsunami", afirmou à AFP Muhammad Faozal, diretor da agência de turismo da província.

A direção do aeroporto de Lombok informou que as companhias aéreas disponibilizaram voos adicionais e que as pessoas que chegaram ao terminal receberam cobertores e comida.

Alguns turistas, no entanto, reclamam da falta de informações e das dificuldades durante a operação de retirada.

Não tínhamos energia elétrica e nenhuma informação sobre o que deveríamos fazer", disse à AFP o turista francês Laurent Smadja, que estava em Gili Meno, uma das três ilhas Gili.

Smadja lamentou a concentração dos esforços de resgate em Gili Trawangan, a maior das três ilhas. "Vimos quando todos partiam de barco, mas ninguém apareceu para nos buscar", afirmou o francês.

Círculo de Fogo do Pacífico

A Indonésia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.
Fonte: G1


Mais Noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário