16 de agosto de 2018

Subsidio: Lição 8 - A História de Dois Construtores: Primários - de 7 e 8 anos





Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

 Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Exemplo básico de plano de aula. Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:

  

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


CRISTINA MEL / AREIA / NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA



NÃO CONSTRUA SUA CASA NA AREIA - FAMÍLIA ALEGRIA 



Louvores da Garotada II - 2 - Não Construa Sua Casa na Areia

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
É hora do versículo:
Memória em ação:



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Lucas – Capítulo 6. 46-49
46 – Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo?
47 Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela.
48 Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída.
49 Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


Certo dia Jesus contou uma história de dois homens que construíram suas casas. Havia um homem sábio
que construiu sua casa sobre a rocha, um alicerce bem sólido a casa estava bem firme, bem segura.
Havia também um homem que não era sábio, ele era tolo, e construiu sua casa numa areia macia e fofa.
Então veio uma tempestade muito forte .com vento relâmpagos e trovões, e os rios começaram a encher e transbordar e as águas batiam contra aquelas casas. Até que o vento começou a acalmar e a chuva foi diminuindo . 

Mas e as casas? 
O que será que aconteceu com elas?
A casa construída sobre a rocha continuou firme, mas a que foi construída sobre a areia não aguentou e foi ao chão. O que Jesus nós ensina com essa parábola? Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa tola...
Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, obedece se pratica a Sua Palavra, aguenta firme os problemas, tem força para lutar, continuar... este é como o homem sábio!

Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.











Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Sugestões:
Desenhos e atividades: 
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.

   






Trabalho manual



Brincadeira:
material:
- giz de lousa (cada um de uma cor)
- desenho de chuva, raios e ventos
- durex ou fita crepe 
- espaço para correr
- chapa de raio-x, para fazer o estrondo do trovão. 

Desenhe círculos grandes e pequenos no chão com giz de lousa. 
Primeiro, pinte de uma cor, para fazer de um lado da classe (ou do espaço) a casa na areia. Do outro lado, faça outros círculos (um círculo para cada criança) de cor diferente para representarem a casa na rocha.

Tratam-se das casas onde os pequenos irão entrar quando ouvirem o sinal de um estrondo, soado pela professora. O objetivo é escapar dos ventos e da chuva, que querem derrubar as suas casas e que será representado por uma auxiliar da professora usando na parte da frente desenhos de chuva e vento colados na roupa com durex.
O aluno que for pego fora do círculo, passará a ser a chuva e o vento e assim por diante. O jogo termina quando praticamente todos experimentaram os dois papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de fora. Se há 16 crianças na turma, pode-se fazer duas tocas para 1 aluno, uma para 2, uma para 3 e duas para 4. Nessa brincadeira, a criançada desenvolve habilidades como correr, frear e ocupar um espaço.

Procure ensinar às crianças que não há problema em ficar fora do círculo. Estar fora dele faz parte da brincadeira, ou seja, todos são importantes: quem está fora e quem está dentro.



Criança de jesus tem energia pra gastar



Dinâmica: Edificando sobre a Rocha
Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.
Material:
Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida(postado abaixo).
Procedimento:
1- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou. Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autoria do texto desconhecida.
2- Perguntem:
Como está a construção da sua vida espiritual?
Sobre qual fundamento está sendo construída?
Como você tem se defendido das ameaças externas e internas, que podem causar danos à construção?
3 – Falem: No livro de Efésios (2. 20 e 21), o apóstolo Paulo faz referência aos salvos em Cristo, comparando-os a edificação de um edifício, cujo fundamento é Jesus. Leiam os versículos citados.
3 – Depois, coloquem no quadro as figuras, mencionadas no item “material’, uma de cada vez, e perguntem o que elas podem representar na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
4 – Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam em Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”. Muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa casa espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
5 – Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Fale para suas crianças que enquanto vivermos, vamos fazer sempre o nosso melhor.  




Lembrancinhas:


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!

 Escola Bíblica Infantil





Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
EBD - Mais que Vencedores
ministeriososkids.blogspot.com/2011/11/as-duas-casas.htm
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
www.escoladominical.net/
www.escoladominical.net
semeandoasalvacao.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
trocaatividadesbiblicas.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com/
www.ebdanimada.com.br
blogtiale.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
professoraiclea.blogspot.com/
sementeagapecampinas.blogspot.com
ebdinterativa.com.br
Evangelizando Crianças
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
Ovelhinhas de Jesus Cristo
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 22:6.
Jesus é a Esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário