15 de agosto de 2018

Lição 8 - Gideão, um servo valoroso: Juniores de 9 e 10 anos






Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



Pergunte a eles quem é corajoso aqui?
Deixe-os responder.
Vocês conhece alguém corajoso?
Deixe-os responder.
Quem tem medo?
Deixe-os responder,

Prof. Dramatize a História mudando a sua voz representando os personagens,

Cante 
.PELO SENHOR E POR GIDEÃO
Quando Deus chamou Gideão, ele ficou com muito medo, mas Deus lhe deu força e coragem e ele se tornou um herói de verdade.
Às vezes, nós também sentimos medo, mas o Senhor promete estar conosco todos os dias.
Introdução

O povo de Deus estava sendo maltratado pelos midianitas. Eles colhiam as lavouras dos israelitas, destruíam as plantações e roubavam o gado. Vinham em grande número de pessoas e acabavam com tudo.
O povo já estava cansado de tanto sofrimento, então, orou ao Senhor pedindo ajuda. Deus amava o Seu povo, por isso decidiu ajudá-lo.
Mas, quem Deus escolheria para liderar o Seu povo para expulsar os midianitas de Israel? Será que havia alguém tão corajoso assim?

 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
  


Soldadinho de Jesus - 3Palavrinhas





Gideão e seus trezentos - Eliã Oliveira





Gideão Temia Algo Voz


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)





É hora do versículo:
Memorizando:


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:


  Juízes – Capítulo 6. 11-16
11 Então o Anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem.
12 Então o Anjo do SENHOR apareceu a ele e disse: – Você é corajoso, e o SENHOR está com você!
13 Gideão respondeu: – Se o SENHOR Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o SENHOR costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.
14 Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: – Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.
15 Gideão respondeu: – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.
16 Mas o SENHOR disse: – Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.

 Juízes – Capítulo 7. 7, 16-22
* 7 Aí o SENHOR disse a Gideão: – Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. Diga aos outros que voltem para casa.
* 16 Gideão separou os trezentos em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro.
17 E disse: – Olhem para mim! E, quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.
18 Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, então vocês, que estarão cercando o acampamento, toquem as cornetas e gritem: “Pelo SENHOR e por Gideão!”
19 Um pouco antes da meia-noite, na hora de ser trocada a guarda, Gideão e os seus cem homens chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas e quebraram os jarros que levavam.
20 Os três grupos tocaram as cornetas e quebraram os jarros. Eles seguravam a tocha na mão esquerda e a corneta na direita e gritavam: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!”
21 E cada um ficou parado no seu lugar em volta do acampamento. Então todo o exército inimigo fugiu, gritando.
22 Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, o SENHOR Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Eles fugiram na direção de Zererá e foram a Bete-Sita e até a divisa de Abel-Meolá, perto de Tabate.
  
IDEIA:
Gideão!!!
Os israelitas tinham sofrido sete anos de opressão. Todos os anos, os midianitas, os amalequitas e os povos do Oriente invadiam seu território com um grande exército e destruíam suas seáras e seu gado.

E não deixavam mantimentos em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Eles vinham em grande número e entravam na terra para a destruir. O povo escolhido de Deus, estava sofrendo por causa de seu próprio pecado, buscava refúgio em cavernas e se escondia do inimigo.
Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas, e o povo clamou ao senhor.
Então apareceu um anjo do Senhor e falou para Gideão que ele iria livrar o povo de Israel dos midianitas.
Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão que derrubasse o altar de Baal.
Gideão fez tudo o que Deus tinha ordenado. Mas ele ainda duvidava e pediu um sinal a Deus: Óh Deus, se quiser que seja eu quem vá lutar, vou colocar um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo, se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que o Senhor me usará para libertar Israel.
Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água.

Então ele pediu a Deus: Não fiques zangado comigo Senhor, mas desta vêz faça o contrário: que a lã fique seca e o chão molhado!" E Deus fez assim naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.
Gideão, convencido de que Deus estava com ele mesmo, convocou todos os israelitas.
Mas o Senhor disse: - Você tem pessoas demais, e poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Mande embora pra casa, aqueles que estiverem com medo. E vinte e dois mil homens voltaram, ficando apenas dez mil.

E Deus disse: - Ainda há gente demais. Leve todos até as águas, todos os homens que lamberem a água com a língua, devem ser separados dos que se ajoelharem para bebêr. Trezentos homens colocaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber.

Aí o Senhor disse a Gideão: É Com estes trezentos homens que lamberam a água, que Eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas.
Naquela mesma noite disse o Senhor a Gideão: Se levante Gideão, e desce contra o arraial, porque eu o entregarei nas tuas mãos.
Mas se você ainda tem medo de descer, vai com o teu moço ao arraial, lá você ouvirá o que eles dizem, e sua coragem crescerá. Então desceu ele com e seu moço até o posto avançado das sentinelas do arraial.

No momento em que Gideão chegou, um homem estava contando ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eu tive um sonho; eis que um pão de cevada vinha rolando sobre o arraial dos midianitas e, chegando a uma tenda, bateu nela e a derrubou, virando-a de cima para baixo, e ela ficou estendida por terra. E o seu companheiro falou: Isso não é outra coisa senão a espada de Gideão,o israelita. Na sua mão Deus entregou Midiã e todo este arraial. Quando Gideão ouviu a narração do sonho e a sua interpretação, adorou a Deus.
Voltando ao arraial de Israel, disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou nas nossas mãos o arraial dos Midianitas.
Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse: Quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.
Quando chegaram bem perto do acampamento, tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram: A espada do Senhor e de Gideão! Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.
Aplicação: 
Gideão, antes de receber a vitória do Senhor, teve que destruir o deus Baal, (que os israelitas adoravam), sacrificar um animal e construir um altar a Deus! Se você quiser ser ajudado por Deus e ser vitorioso tem que se consagrar, deixar de praticar tudo aquilo que não agrada a Deus e separar tempo para a oração e para lêr a bíblia, e o Senhor te ajudará a vencer as dificuldades !

Gideo foi um homem valente porque Deus estava com ele. Criança valente não é aquela que bate em todo o mundo, porque uma hora ela vai se dar mal, ela vai acabar encontrando alguém mais forte que ela e vai apanhar! A criança valente é aquela que confia no Senhor! Porque o Senhor é maior que tudo e todos, e pode nos ajudar em todas as situações difíceis!



Recursos visuais:





















 Atividades
 



















Brincadeira:
Brinque com as crianças de cabo de guerra. Mas mostre que a maior força vem de Deus para amarmos uns aos outros e perdoar.


Brincadeira: 
COMPLETE A MÚSICA
– seja desafiado a continuar como Gideão.
Soldadinho de Jesus - 3Palavrinhas
Toca-se uma música e, em certo momento, ela pára. O desafio de cada equipe é acertar corretamente a letra da música do ponto em que ela parou. Ganha a equipe que acertar mais.


Trombeta recicláveis: 

Seguir o passo-a-passo das imagens abaixo 




Criança de jesus tem energia pra gastar



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  


Lembrancinha
E esta sugestão aqui é para que se faça um Colete com o escudo
e com todos os símbolos que envolvem a historia de Gideão!









Lembrancinhas:


Conclusão

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.



Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
caminhandocomamor.blogspot.com
ministerioinfantiljuniores.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
karolpoerner.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
tiabialeal.blogspot.com
Amiguinhos de Jesus.blogspot
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
ministerioinfantiljuniores.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
professoraiclea.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
tiahelprecursos.blogspot.com
tianilma.blogspot.comRead more:
Pequeninosdejesusblogspot
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário