Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo
Deus é bom pra mim - 3palavrinhas
Deus tão bom - 3 palavrinhas
Deus tão bom - 3 palavrinhas
115 harpa crista
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Objetivo:
Que o aluno entenda que a salvação de Deus não é por merecimento, mas por graça.
Ponto central:
Ponto central:
Trabalhar na obra de Deus é um privilégio.
É hora do versículo:
Para guarda no coração
Para guarda no coração
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus – Capítulo 20. 1-16
1 Jesus disse: – O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação.
2 Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação.
3 Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada.
4 Então disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo.”
5 – E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores.
6 Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: “Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?”
7 – “É porque ninguém nos contratou!” – responderam eles. – Então ele disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação.”
8 – No fim do dia, ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”
9 – Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um.
10 Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um.
11 Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão,
12 dizendo: “Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!”
13 – Aí o dono disse a um deles: “Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata?
14 Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você.
15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?”
16 E Jesus terminou, dizendo: – Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Mateus – Capítulo 20. 1-16
1 Jesus disse: – O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação.
2 Ele combinou com eles o salário de costume, isto é, uma moeda de prata por dia, e mandou que fossem trabalhar na sua plantação.
3 Às nove horas, saiu outra vez, foi até a praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada.
4 Então disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo.”
5 – E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores.
6 Eram quase cinco horas da tarde quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: “Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?”
7 – “É porque ninguém nos contratou!” – responderam eles. – Então ele disse: “Vão vocês também trabalhar na minha plantação.”
8 – No fim do dia, ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”
9 – Os homens que começaram a trabalhar às cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um.
10 Então os primeiros que tinham sido contratados pensaram que iam receber mais; porém eles também receberam uma moeda de prata cada um.
11 Pegaram o dinheiro e começaram a resmungar contra o patrão,
12 dizendo: “Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!”
13 – Aí o dono disse a um deles: “Escute, amigo! Eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata?
14 Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você.
15 Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?”
16 E Jesus terminou, dizendo: – Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades :
Trabalhando na Vinha
Objetivo: Exemplificar a parábola dos trabalhadores da vinha.
Material:
Muitas figuras de cachos de uvas
01 cesto
01 rolo de fita adesiva
01 pirulito ou bala de uva para cada aluno
01 relógio (pode ser o de pulso ou do celular)
Procedimento:
– Espalhem pela sala muitas figuras de cachos de uvas.
– Dividam a turma em 05 grupos.
– Orientem para que os grupos colham os cachos de uvas, mas deverão esperar a ordem para entrar na “vinha”.
Todos os grupos devem permanecer na vinha, colhendo as uvas com delicadeza para não estragar os cachos.
Falem que não é necessário colher todos os cachos de uvas, nem ter pressa achando que quem pegar mais ganhará.
– Façam da seguinte forma:
O grupo 1º entra na “vinha” primeiro, depois de 20 segundos entra o 2º. Grupo, passados 40 segundos o 3º. Grupo, 60 segundo para o 4º. Grupo e com 80 segundos entra o 5º. Grupo.
Quando decorrer 20 segundos que o último grupo entrou, parem a colheita.
Peçam para que os grupos coloquem no mesmo cesto o que colheram.
– Falem: Agora vou fazer o pagamento de vocês!
– Perguntem: Qual o grupo que trabalhou mais tempo?
Eles vão dizer que foi o primeiro.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
– Perguntem: Qual o grupo que trabalhou menos tempo?
Eles vão dizer que foi o último grupo.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
– Em seguida, entreguem 01 pirulito ou bala de uva para os outros grupos. Peçam para que os alunos não consumam o pirulito ou bala durante a aula.
– Falem: Agora, terminei o pagamento correto de vocês desde o primeiro grupo, que começou primeiro, até o 5º. Grupo que iniciou por último.
– Aguardem a reação dos grupos, observem se há alguém descontente achando que ganhou menos do que deveria.
Se não houver reclamações, falem sobre o pagamento igual para tempos diferentes de trabalho.
– Depois, falem: Isto que aconteceu aqui, também ocorreu numa parábola que Jesus contou.
Objetivo: Exemplificar a parábola dos trabalhadores da vinha.
Material:
Muitas figuras de cachos de uvas
01 cesto
01 rolo de fita adesiva
01 pirulito ou bala de uva para cada aluno
01 relógio (pode ser o de pulso ou do celular)
Procedimento:
– Espalhem pela sala muitas figuras de cachos de uvas.
– Dividam a turma em 05 grupos.
– Orientem para que os grupos colham os cachos de uvas, mas deverão esperar a ordem para entrar na “vinha”.
Todos os grupos devem permanecer na vinha, colhendo as uvas com delicadeza para não estragar os cachos.
Falem que não é necessário colher todos os cachos de uvas, nem ter pressa achando que quem pegar mais ganhará.
– Façam da seguinte forma:
O grupo 1º entra na “vinha” primeiro, depois de 20 segundos entra o 2º. Grupo, passados 40 segundos o 3º. Grupo, 60 segundo para o 4º. Grupo e com 80 segundos entra o 5º. Grupo.
Quando decorrer 20 segundos que o último grupo entrou, parem a colheita.
Peçam para que os grupos coloquem no mesmo cesto o que colheram.
– Falem: Agora vou fazer o pagamento de vocês!
– Perguntem: Qual o grupo que trabalhou mais tempo?
Eles vão dizer que foi o primeiro.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
– Perguntem: Qual o grupo que trabalhou menos tempo?
Eles vão dizer que foi o último grupo.
Então entreguem para cada componente deste grupo 01 pirulito ou bala de uva.
– Em seguida, entreguem 01 pirulito ou bala de uva para os outros grupos. Peçam para que os alunos não consumam o pirulito ou bala durante a aula.
– Falem: Agora, terminei o pagamento correto de vocês desde o primeiro grupo, que começou primeiro, até o 5º. Grupo que iniciou por último.
– Aguardem a reação dos grupos, observem se há alguém descontente achando que ganhou menos do que deveria.
Se não houver reclamações, falem sobre o pagamento igual para tempos diferentes de trabalho.
– Depois, falem: Isto que aconteceu aqui, também ocorreu numa parábola que Jesus contou.
Lembrancinha:
Aplicação da lição
Enfatizar aos pequenos que Jesus ensina que a salvação depende unicamente de Deus, não é por mérito, nem pelo tempo que está na igreja. Deus conhece os corações.
A fim de reforçar a lição e objetivo propostos em sua revista, após a história promova a seguinte atividade: Mostre para turma uma caixa de presente bem atrativa e pedaços de papel ao maço ou cartolina de cores variadas, como em tamanho de cartões ou bilhetes.
Diga que assim é a graça de Deus em nossas vidas, além do maior presente de todos, a salvação, ganhamos do Senhor dezenas de presentes diários, pelos quais nem merecemos e alguns até esquecemos de agradecer.
Neste momento distribua os pedaços de papel, quantidade livre, e peça que escrevam ou desenhem coisas pelas quais são gratos ao Senhor que são presentes dEle em nossas vidas.
Ao final, todos deverão colocar os papéis preenchidos dentro da caixa e no momento da oração de cada aula, a começar desta, cada um irá tirar algum papel para agradecer a Jesus juntos, em oração.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
👉 Estas lições acima é do 3° trimestre 2018
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Créditos:
Revista primários cpad
Fontes Consultadas:Histórias da Sementinha
Ovelhinhas de Jesus Cristo
rosamaisbela.blogspot.com.br
Atitudedeaprendiz
Água Viva Kids
wwwprojetodedeuscriancascom.blogspot.com.br
EBD - Mais que Vencedores
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com/2011/11/as-duas-casas.htm
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
www.escoladominical.net/
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
rosamaisbela.blogspot.com.br
Atitudedeaprendiz
Água Viva Kids
wwwprojetodedeuscriancascom.blogspot.com.br
EBD - Mais que Vencedores
Ensino infantil num clique
pequeninosdejesusblogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com/2011/11/as-duas-casas.htm
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
www.escoladominical.net/
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Vamos lá!!!
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Jesus é a Esperança!
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário