25 de agosto de 2018

Noticia: Descoberto mosaicos com cenas da Bíblia dos 12 “espiões” de Moisés

Mais uma descoberta arqueológica está animando arqueólogos e estudiosos da Bíblia em várias partes do mundo. Se trata de mosaicos com datas de 1600 anos, localizados no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, contendo cenas dos relatos bíblicos, incluindo os espiões enviados por Moisés para a terra de Canaã.
A descoberta foi realizada por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (UNC) em Chapel Hill, nos Estados Unidos. Ela está situada precisamente na região da Galileia, terra onde Jesus Cristo passou parte da sua vida.

Para Jodi Magness, líder da equipe de pesquisa, a riqueza nos detalhes dos mosaicos, ainda preservados durante centenas de anos, pode “revolucionar” a compreensão que temos atualmente sobre a antiga cultura do povo judeu.

O que é verdadeiramente surpreendente nestes painéis é a abundância de cor e as cenas humanas, o que vem revolucionar a compreensão do Judaísmo deste período”, disse ele, segundo informações divulgadas pela Universidade.

Além de algumas cenas narradas pela Bíblia, os mosaicos ilustram com precisão o momento quando os “espiões” enviados por Moisés cortaram um cacho de uvas que era tão grande e pesado que precisaram carregá-lo em conjunto, com auxílio de uma haste.

A antiga Arte Judia é vista, muitas vezes, como sendo anicónica ou carente de imagens, mas estes mosaicos coloridos e cheios de cenas figuradas atestam uma cultura visual rica, bem como o dinamismo e a diversidade do Judaísmo nos finais dos períodos Romano e Bizantino”, disse Jodi Magness.

Magness é professor de Judaísmo Antigo no Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina, e para ele a descoberta é surpreendente, pois revela “novas pistas” sobre os costumes do povo judeu na época.

As descobertas indicam que os aldeões floresceram sob o domínio cristão do início do Século V, contradizendo uma visão generalizada de que os assentamentos judaicos na região declinaram”, acrescenta.

Fonte: Segredosdaarqueologiabiblica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário