3 de agosto de 2018

Lição 06: Jeroboão, o primeiro monarca do reino do Norte - Central gospel

Texto Bíblico Básico:
  1 Reis 14.7-13
7 - Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Visto que te levantei do meio do povo, e te pus por chefe sobre o meu povo de Israel,
8 - e rasguei o reino da casa de Davi, e a ti to dei, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos;
9 - antes, tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas,
10 - portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
11 - Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão, porque o SENHOR o disse.
12 - Tu, pois, levanta-te e vai-te para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.
13 - E todo o Israel o pranteará e o sepultará, porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.


Pré - aula: 
Texto áureo: 
  2 Cronicas 13.6
PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Prof. nesta lição é bom dar uma relida nos textos que se referem aos fatos estudados, pois são ricos em detalhes.
- "recusou-se a atender à petição das tribos do Norte", a insatisfação das tribos do Norte vinham desde a época de Salomão, porém ninguém ousava protestar no tempo do sábio e poderoso rei Salomão, mas quando seu filho Roboão assume o trono, as tribos do Norte chamam Jeroboão para levar o pedido do povo do Norte ao novo rei.

1. O INÍCIO DA DECADÊNCIA DA PORÇÃO NORTE DE ISRAEL

1.1. A revolta de Jeroboão
- "quando tomou ciência da profecia de Aías, de Siló, intentou matá-lo.", nesse período Salomão estava dominado pela idolatria, o rei mais sábio da história estava agindo conforme a estupides de Davi no caso de Bete Seba, notamos que alguém, por mais que tenha andado na presença de Deus, pode cair em desgraça espiritual.
- "dando início à devastadora história do cisma", o povo na verdade não foi a lugar nenhum, mas simplesmente deixam de seguir e de pagar impostos ao rei de Judá e criaram seu próprio governo em Siquém que é Samaria.

1.2. A instituição de uma falsa religião
- "viu-se diante de uma séria ameaça: o poderio religioso das tribos do Sul", isso porque o único templo estava em Jerusalém, então Jeroboão temeu que o povo viesse a votar para adorar a Deus e assim unificasse o reino outra vez. Até hoje os idólatras temem a força da religião no meio do povo e muitos usam essa força para propósitos políticos ou de interesse particular.

1.2.1. Quatro partes de um plano maligno
- "iconografia religiosa da nação", são símbolos que representam a religião, como é a cruz ou as imagens para a igreja católica.
- "grande parte dos sacerdotes e levitas fugiu em direção a Judá", por isso se afirma que em Israel hoje há a tribo de Judá, Benjamim e grande parte da tribo de Levi e sabemos também que até a época de Jesus havia algumas famílias das dez tribos do Norte.

2. O DEUS QUE CUMPRE SUA PALAVRA
2.1. A profecia de um homem de Deus
- "o autor sagrado refere apenas como um homem de Deus", esse é o famoso caso do profeta velho, tão usado em pregações e estudos nos dias de hoje.
A partir daquele momento o altar estaria amaldiçoado, pois uma profecia de destruição estava sobre ele, assim as pessoas que ainda quisessem sacrificar nele saberiam que estavam sacrificando sobre algo separado para a destruição.

2.2. Jeroboão é punido
- "o braço do rei ficou paralisado e o altar de Betel...foi rachado", este sinal chamou a atenção do profeta velho, talvez a muito tempo ele não presenciava sinais de Deus e por isso ele quis estar com o homem de Deus.
Fonte: Marcosandreclubdateologia.blogspot.com
Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel
Comentarista: Pr. Gesiel Gomes

JESUS VIRA!

Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário