1 de agosto de 2018

Pré - aula: Lição 06: Moisés, um grande libertador - Juniores de 9 e 10 anos





   
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!


Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 



FARAÓ, FARAÓ



Minha Oração - CRISTINA MEL



O telefone do céu é a oração 
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros





Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)

Objetivo
Prof. Ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreenda que devemos ser corajosos e fiéis a Deus em meio as dificuldades.


APLICAÇÃO: 
Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.

É hora do versículo:
Memorizando:


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Êxodo capitulo 2
Êxodo capitulo 3
Êxodo 12. 29-41


Recursos visuais:
  



















Joquebede - mãe


Bebê Moisés.
Miriã

Filha do Faraó

Moisés. 
Faraó

Povo Hebreu
Moisés
Arão
Olha que idéias lindas tiradas da net. Um saquinho aonde vai tirando as dez pragas. 
Amei essa ideia também, tirada da net. O que me chamou atenção foi a mão de borracha (úlcera), máscara de vaca(peste animais), o óculos escuro(2 dias sem sol) e catchup simbolizando sangue (água-sangue)
Um boliche com as dez pragas, uma maneira das crianças memorizarem.
E outra maneira de contar a história das dez pragas é com fantoches, idéia tirada da net.










Primeira praga:
Deus havia dito a Moisés que Faraó estaria no rio. E que era para ele voltar lá com seu bordão. E através da vida deles Deus disse:
- Até agora não tens ouvido para deixar meu povo me adorar no deserto. E para que saibas que sou Deus, transformarei a água em sangue. E todos os peixes morrerão. E todos os lugares de água terão sangue.
E assim foi. A água se transformou em sangue, os peixes morreram e a água ficou com cheiro horrível.
Faraó pediu para seus magos fazerem. Eles fizeram o mesmo. Mas usaram práticas de feitiçaria. O que não é do agrado de Deus. Então Faraó não se importou. E ficaram por sete dias desse modo

Segunda praga:.
Voltou Moisés ao faraó dizendo:
- Se não liberares meu povo, eis que castigarei o Egito com rãs. O Faraó recusou.
Então com o bordão na mão estendida sobre o rio saíram as rãs. Eram rãs por toda a parte. Em toda a casa, até na cama e nos fornos.
Mas o Faraó pediu para os magos fazerem. E fizeram. Usando as práticas ocultas. Mas eram muitas rãs.
E o Faraó disse:
- Diz ao teu senhor que tire as rãs, e deixarei o povo ir adora-lo.
- Quando queres que eu faça? - disse Moisés.
- Amanhã. Disse o faraó. Reparem... O faraó esperou uma noite para resolver seu problema. Que coisa !!!
Noutro dia, Deus fez com que as rãs morressem. Ajuntaram-as e havia muito cheiro mal.
Vendo que já estava a situação melhor, o Faraó voltou atrás com a palavra e não liberou o povo.

Terceira Praga.
Deus disse:
- Toque a terra com o bordão para que se torne piolhos.
E houve piolho por tudo. Tantos em animais, como nas pessoas.
Faraó pediu para os magos fazerem. Mas desta vez não conseguiram - Isso é o dedo de Deus - Falaram. Mas o faraó não deu atenção.


Quarta praga.
Como o faraó não liberava o povo. Deus enviou um grande enxame de moscas. Mas desta vez houve uma diferença. A praga seria só sobre o povo do Egito o povo de Deus ficaria livre do enxame.
Mas o Faraó não liberava o povo.


Quinta praga:
- Se não liberares meu povo para me servir, eis que enviarei uma peste sobre o teu rebanho. cavalos, jumentos, camelos, gado e ovelhas - Disse Deus ao Faraó.- E será amanhã sobre os animais de teu povo. O meu povo não sofrerá mal.
E noutro dia. O Faraó foi conferir: E realmente, os animais de seu povo morreram. E os animais do povo de Deus ficaram vivos.
Mas mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.

Sexta praga:
Então Deus ordenou que Moisés se apresentasse ao Faraó levando cinza de forno. E lançando sobre as vistas do Faraó, atirou aos céus. E se transformou em úlceras. feridas. E todos os egípcios ficaram com tumores. Até os magos.
E o faraó ainda não liberou o povo.

Sétima praga:
Desta vez avisou que aqueles do povo do faraó que aceitarem a Palavra de Deus, não serão castigados. Quando Moisés ergue seu bordão aos céus. Deus faz cair uma chuva de pedras. E tudo o que estiver no campo será destruído. Mas houve oficiais que não acreditaram, e deixaram seus servos e animais. E aconteceu que tudo foi destruído que estava no campo. Tanto homens, como animais e plantas.
O faraó vendo isso. Disse que se a chuva parasse liberaria o povo.
Então Moisés orou ao Senhor. A chuva parou. Mas o Faraó, não cumpriu com o que disse. E não liberou o povo.

Oitava praga:
Quando Moisés e Arão estavam indo ao encontro do faraó, até os oficiais já estavam temendo, achando que Faraó estava errado, que devia liberá-los.
E desta vez, foi lançado um enxame de gafanhotos. E o que restou que não foi destruído pela chuva de pedra, os gafanhotos comeriam. E ainda estariam por todas as casas e lugares. E eram tantos voando que escureciam a terra.
E o Faráo vendo que iriam comer tudo, chamou Moisés:
- Pequei contra o Senhor e vós outros. Peço que me perdoe, ore ao seu Senhor e tire sobre mim esta morte.
E quando tudo estava bem, o Faraó não liberou o povo.

Nona praga:
Estendia a mão para o céu veio enorme escuridão. Tão grossa que poderia ser sentida. Não tinha como enxergar alguém ao lado. Mas no povo de Deus havia luz nas habitações.Então o faráo quis negociar: O povo pode ir servir a Deus. Mas os animais eram para ficar. E Moisés não concordou. Pois parte do rebanho serviria para sacrifício ao Senhor

Décima praga:
Disse Deus a Moisés para falar ao povo:
- Peguem um cordeiro sem defeito. O melhor. O seu sangue será posto no umbral da porta. Onde houver esta marca, o anjo da morte não entrará. Agora onde não houver este sinal, o Destruidor entrará e o primogênito, filho mais velho será morto. tanto nos homens como nos animais.
E assim aconteceu. A meia noite, o Senhor passou pelo Egito. E houve muito choro.

O faraó então permitiu que eles fossem embora.
Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho. Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? Deus colocou uma nuvem diferente diante deles. Durante o dia ela era branca, e de noite, ela tornava-se uma coluna de fogo que ia a frente do povo iluminando o caminho.. não é o máximo? Quando eles tiveram fome, Deus mandou o maná: tipo de um pão que caía do céu e dava pra todo aquele povo saciar a sua fome... Quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulho de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado tendo o mar em sua frente e o exército atrás de si.

Caixa de papelão onde já tem suas dobras, com plastico azul colado por cima.

Começaram a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto! Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu! O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada.

Abre as abas, pois era seguradas com os dedos, e no meio cola com areia.

Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó, que estava atrás deles . O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus.


  Moldes para usar como base para fazer os bonecos:






 Atividades














 
 DICA DE BRINCADEIRA JOGO 





BRINCADEIRA DE MOISÉS MANDOU:
-Pois Moisés foi o líder do povo.
-Então quando dizer: Moisés mandou: deve ser feita a ordem.
-E se falar somente: Mandou - não vale a ordem.
-Dizer então: Moisés não mandou.
-Ex: Moisés mandou levantar as mãos. Todos devem levantar as mãos.
-Moisés mandou baixar as mãos. Todos devem baixar as mãos.
-Mandou cruzar os braços. Todos devem ficar como estavam. 
-Pois não foi dita a Frase: Moisés mandou.
Muitos vão se confundir, pois precisam prestar atenção. E então dizer: Moisés não mandou. 


Criança de jesus tem energia pra gastar

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  


Lembrancinhas:


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
caroldurand.blogspot.com/
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
professoraiclea.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
tiahelprecursos.blogspot.com
http://blogdaebi.blogspot.com.
blogtiale.blogspot.com
tianilma.blogspot.comRead more:
Pequeninosdejesusblogspot
tiasarha.blogspot.com.br
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário