28 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 09: Não Vim para ser Servido, mas para Servir

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:   
Não Vim para ser Servido, mas para Servir
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Celebrai com júbilo ao senhor


MEU PRAZER - Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra


Harpa Cristã 605 - Quero Te Servir

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
   Mateus 20.21-28
21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.

23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.

24 E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.

26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;

27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;

28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.


  LEITURA SEMANAL
Seg Fp 2.7 .
Jesus assumiu a forma de servo.

Ter Jo 12.26 .
Aquele que serve a Jesus será honrado pelo Pai.

Qua Gl 5.13. 
Servindo uns aos outros em amor.

Qui Lc 16.13 .
Nenhum servo pode servir a dois senhores.

Sex Jo 9.4. 
Jesus a serviço de Seu Pai.

Sab Mc 9.35. 
No Reino de Deus, para ser o primeiro, precisa ser servo de todos.


VERSÍCULO DO DIA
  Lucas 19.10
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. 


VERDADE APLICADA
O perfil Ministerial de Jesus foi pautado em uma vida dedicada ao serviço.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender Jesus como servo de Deus;
- Aprender a servir como Jesus;
- Compreender que todos estamos a serviço de Deus.


INTRODUÇÃO
Mesmo sendo Deus, Jesus viveu em total submissão ao Pai; e, como servo, mostrou que todos os Seus seguidores precisam viver uma vida para servir a Deus. Isto implica em estar disponível para Deus e acessível às pessoas.


PONTO CHAVE
Servir a Deus é um privilégio e uma grande responsabilidade.


1 - O SERVINDO A DEUS
No desenvolvimento de seu Ministério, Jesus mostrou que estava em consonância com a vontade do Pai; cumprindo com excelência a tarefa que lhe foi confiada, conforme descrito no Evangelho de João 17.4.


1.1. Servindo com alegria
O serviço para Deus deve ser com alegria. No Salmo 100, o salmista convida as pessoas para servir a Deus com alegria. Jesus, em todos os momentos de Seu Ministério, serviu a Deus de forma integral e com alegria, pois entendia que a Sua existência estava condicionada a servir a Deus. Infelizmente, muitos querem ser servidos e ocupar lugar de honra, porém, na obra de Deus, para ser o primeiro, precisa ser servo de todos (Mc 9.35). Que venhamos aprender com nosso Mestre Jesus vivendo uma vida dedicada ao serviço do Reino, pois é um privilégio servir a Deus.


1.2. Servindo em obediência

A Bíblia diz que Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8). O serviço a Deus é mensurado pela fidelidade e proatividade. Jesus, certa vez, chamou de servos inúteis, aqueles que fizeram somente o que lhes havia sido mandado, pois haviam feito apenas o que deviam fazer. (Lc 17.7-10). Nosso serviço para Deus precisa ser sem reservas, entregando-nos de corpo, alma e espírito e de maneira abundante. Lembremo-nos de que o servo mau foi condenado pela falta de iniciativa no trabalho (Mt 25.24-30). Existem pessoas que fazem suas tarefas apenas por obrigação, não reconhecendo que servir a Deus é um privilégio. Que venhamos desenvolver um coração de servo, sendo fiel na execução de nossa missão.

REFLETINDO
Todos os gigantes de Deus foram homens fracos, que fizeram grandes coisas para Deus; servindo em Sua obra e na dependência do Espirito Santo.
J. Hudson Taylor.


2 - SERVINDO AO PRÓXIMO
Servir a Deus é também servir ao próximo. Nosso Mestre por excelência nos ensinou que não importa quão grande somos, pois, como filhos de Deus, precisamos servir as pessoas; mostrando o amor e o cuidado de Deus para o mundo.


2.1. Tendo um coração misericordioso
E impressionante perceber o sentimento que Jesus tinha pelas pessoas e a maneira como as tratava; principalmente, os menos favorecidos. O comprometimento com o serviço ao próximo levava Jesus a conversar com publicanos e pecadores (Mc 2.16-17); curar os necessitados (Mc 1.34) e parar Sua caminhada pra ouvir o clamor das pessoas. Para servir ao próximo, é indispensável que nosso coração tenha misericórdia pelas pessoas. O servir ao próximo para Jesus não era apenas um slogan religioso e sim uma prática de vida. Um coração misericordioso reflete a glória de Deus gera esperança nas pessoas. Ao agir com misericórdia, demonstraremos ao mundo o caráter de Cristo impresso em nossa vida.


2.2. Investindo tempo nas pessoas
Jesus tinha uma missão para cumprir. Realizava milagres e prodígios, Andava por cidades e aldeias, pregando o Evangelho do Reino, porém o que mais impactava as pessoas é que Jesus tinha tempo para ouvi-las e lhes ajudar em suas necessidades, independentemente de sua classe social. Assim como Jesus teve tempo para conversar com Nicodemos à noite (Jo 3), Ele também priorizou tempo para conversar com uma mulher samaritana perto da hora sexta em um poço (Jo 4).
A sensibilidade de Jesus no servir, levava-O a ouvir o grito silencioso de socorro daqueles que estavam à Sua volta, e Sua atenção impregnada de Amor, valorizava o ser humano.


3 - SERVINDO NA OBRADO PAI
Deus nos chamou para ser Seu representante nesta terra, como embaixadores; servindo em Sua obra, mas não podemos nos esquecer de que melhor que servir a obra, é servir aquele que nos chamou para a obra.


3.1.Chamados para frutificar

A Bíblia deixa claro que o chamado é uma prerrogativa divina. Em João 15.16, vemos que foi Jesus quem nos escolheu e nos nomeou para produzir frutos. Quando Deus nos delega uma missão, é porque Ele sabe de nossa capacidade em executar tais tarefas e reconhece a nossa dependência em Seu Espírito Santo. Mediante esta verdade, resta-nos servir de forma integral, submissa e com fidelidade, sabendo que o crescimento vem dEle. Os discípulos de Jesus precisam cumprir com excelência a missão; ganhando o maior número de almas para o Reino de Deus.


3.2. Usando os nossos talentos
Deus no presenteou com dons naturais e até mesmo dons sobrenaturais, e tudo isto necessita ser usado em nosso serviço na obra de Deus. Quando Jesus conta a parábola dos dez talentos (Mt 25.14-30), Seu objetivo é mostrar que nossas aptidões e tudo o que somos e o que temos devem ser usados para o crescimento da obra de Deus. Infelizmente, existem pessoas que se enveredam no ativismo religioso achando que estão fazendo a obra, porém só produzem palha (1Co 3.11-15). O ativismo acontece quando amamos mais o trabalho do que o dono da obra. Que nossa dedicação e devoção seja para o Dono da Obra e não para o trabalho em si.


CONCLUSÃO
Jesus se fez servo, e ninguém serviu tão bem quanto Ele. Ser discípulo implica em servir com amor, pois a verdadeira servitude conduz a ação.

*  
O serviço está ligado à uma atitude prática da vida cristã. Servir a Deus é um privilégio que deve ser exercido com responsabilidade.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

ARQUIVO DO BLOG: LETRA < Z

  

ARQUIVO DO BLOG: LETRA < V



Vivendo em Santidade e Integridade


Vencendo o desespero e o medo

  Vista-se do que é bom 

 Você é sal e luz: Discipulando


  Vivendo neste presente século

►  Vida Feliz


►  Voto e dizimo


►   Vida após a Morte?


Vau de Jaboque : Estudo e pregação vale apena conferir: Aquivo

 
Vivendo para Glória de Deus: Adolescentes - 13 a 14 anos


 Visuais do nascimento de João Batista


  Visuais José do Egito: A história será contada com gravuras


 Visuais - O Bom Samaritano- Gravuras 


  Visuais.O Bebê Moisés:mais »



  Visuais O nascimento de Jesus


   Videos para Adolescentes


Vencendo os amalequitas 


Vencendo os amalequitas 


Vivendo de Forma Moderada

 Você deu gorjeta?: Texto de Reflexão


Vista-se do que é Bom: REVISTA 


Vencendo a Tentação - Dinâmica: Luz do Mundo

Vencendo com o poder do conhecimento.

Vencendo a Humilhação - Tema motivacional

Vivendo a felicidade no lar

               ARQUIVO DO BLOG


ARQUIVO DO BLOG: LETRA < U

  











Um convite de SalvaçãoUm chamado à adoração e um alerta

Um lugar de abrigo


Um chamado ao arrependimento




♥  Um Mundo imenso numa cultura , materialista

♥   Uma Nova Fase

Um inimigo que precisa ser resistido


 Um menino Herói

   Uma viagem a Corinto - Jovens



 Um Viajante Bondoso

 Um novo caráter: A lei do reino de Deus



  Uzias, vencido pela soberba 

  Um quarto para Eliseu-Infantil



   Uma história sobre dez moças:

   Uma História sobre o Filho Perdido

   Uma história sobre o filho perdido


 Um lugar de muita alegria

  
Um lugar de muita alegriaSubsidio



 Um lugar onde Deus cura


 
Um lugar onde Deus curaSubsidio

 Um lugar de abrigo 


 Um lugar de abrigoSubsidio



   Um jovem que gostava de orar









 Um presente para a família de Zacarias
♥ 
Um presente para a família de Zacaria



► Uma Aliança Superior

Uma Aliança Superior Subsidio
♥   Um presente para toda a família; Aula Bíblica Berçário



► Uma Pessoa Especial


Um anjo visita Maria: Primários - de 7 e 8 anos



►  Um anjo visita Maria



Um Convite Para Semear a Palavra de Deus

► Um Convite Para Semear a Palavra de Deus




       Uma Pequena semente: Juniores de 9 e 10 anos


 Uma Pequena semente




Um moço lê o Livro de Deus no carro: Jardim de Infância


♥  Um presente para toda a família

♥  Um presente para toda a família

Uma História sobre a bondade:

Uma História sobre a bondade

 Um lugar de adoração no deserto:


Uma Promessa de Salvação



Uma Promessa de Salvação

Um novo líder para o povo de Deus:


Um novo líder para o povo de Deus: Primários - de 7 e 8 anos



Um lugar de adoração no deserto







Um Chamado para Evangelizar 

Um Chamado para Evangelizar 



Um Chamado para ser Discípulo

 Uma situação Complicada




  Uma situação Complicada: Subsidio








Usando a Sutileza a Favor de Meu Povo 

Um presente, uma confusão 


Um dia triste


Um amigo é Curado


Uma promessa para Abraão


 Uma Longa Obediência



   UM LIBERTADOR PARA ISRAEL

Um anjo anuncia o nascimento de Jesus 

Um menino Herói
Um menino Herói 


Um pouco da trajetória de Nicodemos como discípulo de Jesus

Uma mulher muito boa


Uma história sobre dez moças - Primários Revista
Uma história sobre dez moças - Primários
Uma história sobre o filho perdido
Uma História sobre o filho perdido - Primários Revista
Uma mensagem para você
Uma menina vive outra vez
Uma casa de fazer discipulos
Um lugar de alegria - Juniores
Uma mulher toca nas roupas de Jesus - Primários
Um lugar onde Deus cura: Juniores
Um lugar de abrigo: JUNIORES
Uma casa de oração
Uma história sobre a bondade
UMA COLINA CHAMADA CALVÁRIO
Um Breve Histórico dos Conflitos entre a Europa e o Oriente Médio

Um Discípulo De Jesus Tem Um Coração Rendido (Parte A)
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Rendido (Parte B)
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Crescente (Parte A)
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Crescente (Parte B)
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Evangelístico
Um Discípulo de Jesus Tem um Coração Generoso
Um silêncio ensurdecedor
UM PROFETA NAS MÃOS DE DEUS
UMA FONTE NO DESERTO
Últimos Sinais
Um lugar onde Deus fala
Um lugar onde Deus concede dons
Um convite à alegria
Uma história sobre alguns peixes





                       ARQUIVO DO BLOG