6 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 06: Gerindo as Emoções em Tempos Adversos

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:  Gerindo as Emoções em Tempos Adversos
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Midian Lima - Jó - COM LETRA (VideoLETRA® oficial MK Music)


TEMPO | Aurelina Dourado - Clipe Oficial


Eliã Oliveira | No Tempo Dele [LYRIC VÍDEO]
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Mateus 4.1-11
1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.


LEITURA SEMANAL
Seg Pv 25.28 
O homem impetuoso é como cidade sem muros.

Ter Fp 4.7 
Que a paz de Deus guarde os nossos sentimentos.

Qua Tg 3.8 
Tomando cuidado com a língua.

Qui Jo 11.35 
Jesus tinha sentimentos.

Sex Ex 32.19 
Moisés se ira e quebra as Tábuas da Lei.

Sab Lc 22.44 
Jesus soube lidar com a pressão no Getsêmani


VERSÍCULO DO DIA
  Provérbios 16.32
Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. 


VERDADE APLICADA
Diante das dificuldades, mantenha o foco, o equilíbrio, a fé e a ousadia em Cristo.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar a necessidade de gerenciar nossas emoções;
- Conscientizar que o ímpeto humano pode destruir sua vida;
- Compreender como Jesus gerenciou Suas emoções.


INTRODUÇÃO
Todos nós vivemos em constante pressão, o ambiente corporativista e os muitos afazeres tem levado as pessoas a viverem no limite emocional. Por intermédio de Jesus, podemos aprender a gerenciar nossas emoções mesmo diante das traições, abandono e dor.


PONTO-CHAVE:
Gerenciar nossos sentimentos é uma questão de vida ou morte.


1 - TENTADO NO DESERTO
Quando falamos de deserto, já pensamos em provas e dificuldades. No caso de Jesus, a Bíblia deixa claro que Ele foi conduzido pelo Espirito ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Neste momento de fragilidade e condições adversas, Jesus nos ensina a lidar com nossos sentimentos.


1.1. Tendo serenidade nas adversidades
A própria palavra deserto nos traz a ideia de solidão, escassez, dificuldade e falta de recursos básicos para a subsistência humana. A temperatura e a sensação térmica são elevadas, fazendo com que as pessoas tenham miragem. Foi neste lugar que Jesus ficou por quarenta dias e quarenta noite jejuando (Mt 4.2). Mesmo diante destas condições, Jesus não murmurou ou se quedou em Seu ânimo, mas é perceptível a serenidade no uso de Suas palavras. Precisamos ter serenidade nos momentos de adversidade, pois, caso contrário, perderemos as bênçãos de Deus.
Existem momentos em que o próprio Deus propiciará circunstâncias para trabalhar nossas emoções.


1.2. Vencendo o Seu pior inimigo
Não bastasse toda a questão geográfica, Jesus sofreu tentação do próprio diabo. O diabo investiu pesado, tentando Jesus em duas esferas; a primeira e a segunda dizem respeito a autoafirmação de ser o Filho de Deus e o dever de Deus em protegê-lo; a segunda diz respeito a obsessão humana de ter sucesso, fama e riqueza. Em todos estes momentos, mesmo fragilizado pela fome e pela presença física do próprio diabo, Jesus teve lucidez para responder de acordo com as Escrituras.
É importante manter a calma e a lucidez diante de nosso maior inimigo, pois a Bíblia orienta que ele anda ao derredor, buscando a quem possa tragar (1 Pe 5.8).


REFLETINDO
O sofrimento, em vez de abaté-1O, expandiu Sua inteligência. As perdas, em vez de destrui-lO, refinaram-Lhe a arte de pensar. As frustrações, em vez de desanimá-lO, renovaram Suas forças Augusto Cury.


2 - SOLIDÃO E TRAIÇÃO NO GETSÊMANI
A palavra Getsêmani significa "prensa de azeite"; e foi justamente neste lugar que Jesus vivenciou um dos momentos mais agonizantes de Sua vida. Mesmo diante de traição, agonia e dor, Ele conseguiu orar e render-se a vontade do Pai.


2.1. Superando a angústia
Pelo dicionário, entendemos que a expressão angustia é a junção de questões emocionais e físicas, as quais podem nos paralisar diante dos desafios. Os evangelistas narram com detalhes os momentos de agonia vividos por Jesus no Jardim do Getsêmani. Mateus diz que a alma de Jesus estava cheia de tristeza (Mt 26.38); Marcos diz que Jesus começou a angustiar-se (Mc 14.33), e Lucas narra que a agonia de Jesus era tanta que Seu suor se tornou em grandes gotas de sangue (Lc 22.44).
Mesmo com a alma triste, Jesus soube gerenciar Seus pensamentos e sentimentos; cana ando-os para uma vida de oração, e entendendo a vontade de Deus para Sua vida


2.2.Vivendo nos limites da emoção
Pelas expressões encontradas nas narrativas do Getsêmani, percebemos que Jesus estava no Seu limite. Por limite, entendemos aquilo que delimita uma área. Mesmo vivenciando o limite de Suas emoções, Cristo se manteve sereno e lúcido para viver os propósitos de Deus. Em nossa lida cristã, deparamo-nos
com diversos desafios, enfrentamos a solidão, experimentamos a traição de pessoas íntimas e o desânimo. Jesus nos ensina que, em momentos de extrema angústia, precisamos buscar a face de Deus e nos alimentar da fé e confiança, no Pai, que detém o controle de tudo. Vivendo pela fé seremos firmes (Sl 125.1).


3 - A DOR DA CRUZ NÃO LHE TIROU O FOCO
Mesmo diante da dor, da solidão e da traição, Jesus escolheu manter o foco no propósito, confiando na vontade de Deus (Rm 12.2). Ele gerenciou Suas emoções, extraindo força da fé em momentos adversos.


3.1.A humilhação do Calvário
Antes de ser crucificado, Jesus passou por todo o tipo de humilhação e vergonha. A narrativa dos Evangelhos diz que O despiram e depois repartiram a Sua túnica, cuspiram nEle e escarneceram dEle; crucificando-O entre dois salteadores. Jesus foi exposto ao menosprezo e ao vexame. Somente tendo convicção dos propósitos de Deus é que somos capazes de suportar a afronta de homens cruéis e profanos. Jesus se manteve em silêncio, porque sabia que os que são humilhados serão exaltados (Mt 23.12). Que venhamos a aprender com Jesus a suportar em silêncio as afrontas e humilhações da vida, pois, somente assim, venceremos e seremos exaltados por Deus.


3.2. Deus meu, por que me desamparaste?
Umas das últimas palavras de Jesus na Cruz, foi uma pergunta, dirigida ao próprio Deus, vejamos: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste. Segundo cientistas, neste instante Jesus experimentou câimbras, fortes dores por todo o corpo devido às chibatadas e aos pregos nas mãos e pés, contração muscular, fora toda a pressão psicológica. Mesmo diante de tanto sofrimento, Jesus não perdeu o foco e
administrou Sua emoção a ponto de perdoar Seus algozes e entender que a vontade de Deus era maior que seu sofrimento. Que diante das pressões físicas e psíquicas da vida, possamos agir como nosso Mestre, não perdendo o foco.


CONCLUSÃO
Os sentimentos não podem ser ignorados, mas não podemos ser controlados por eles. Em Cristo podemos todas as coisas, pois dEle vem a nossa força!
* Diante das mais terríveis dores e momentos de adversidade, a fé e a confiança em Deus nos garantem vitórias.Fonte: Revista Betel Conectar.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

👇
PIL/CONECTAR JOVENS
Lição 6 - Gerindo as Emoções em Tempos Adversos


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário