28 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 09: Não Vim para ser Servido, mas para Servir

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:   
Não Vim para ser Servido, mas para Servir
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Celebrai com júbilo ao senhor


MEU PRAZER - Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra


Harpa Cristã 605 - Quero Te Servir

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
   Mateus 20.21-28
21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

22 Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.

23 E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.

24 E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.

26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;

27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;

28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.


  LEITURA SEMANAL
Seg Fp 2.7 .
Jesus assumiu a forma de servo.

Ter Jo 12.26 .
Aquele que serve a Jesus será honrado pelo Pai.

Qua Gl 5.13. 
Servindo uns aos outros em amor.

Qui Lc 16.13 .
Nenhum servo pode servir a dois senhores.

Sex Jo 9.4. 
Jesus a serviço de Seu Pai.

Sab Mc 9.35. 
No Reino de Deus, para ser o primeiro, precisa ser servo de todos.


VERSÍCULO DO DIA
  Lucas 19.10
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. 


VERDADE APLICADA
O perfil Ministerial de Jesus foi pautado em uma vida dedicada ao serviço.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender Jesus como servo de Deus;
- Aprender a servir como Jesus;
- Compreender que todos estamos a serviço de Deus.


INTRODUÇÃO
Mesmo sendo Deus, Jesus viveu em total submissão ao Pai; e, como servo, mostrou que todos os Seus seguidores precisam viver uma vida para servir a Deus. Isto implica em estar disponível para Deus e acessível às pessoas.


PONTO CHAVE
Servir a Deus é um privilégio e uma grande responsabilidade.


1 - O SERVINDO A DEUS
No desenvolvimento de seu Ministério, Jesus mostrou que estava em consonância com a vontade do Pai; cumprindo com excelência a tarefa que lhe foi confiada, conforme descrito no Evangelho de João 17.4.


1.1. Servindo com alegria
O serviço para Deus deve ser com alegria. No Salmo 100, o salmista convida as pessoas para servir a Deus com alegria. Jesus, em todos os momentos de Seu Ministério, serviu a Deus de forma integral e com alegria, pois entendia que a Sua existência estava condicionada a servir a Deus. Infelizmente, muitos querem ser servidos e ocupar lugar de honra, porém, na obra de Deus, para ser o primeiro, precisa ser servo de todos (Mc 9.35). Que venhamos aprender com nosso Mestre Jesus vivendo uma vida dedicada ao serviço do Reino, pois é um privilégio servir a Deus.


1.2. Servindo em obediência

A Bíblia diz que Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8). O serviço a Deus é mensurado pela fidelidade e proatividade. Jesus, certa vez, chamou de servos inúteis, aqueles que fizeram somente o que lhes havia sido mandado, pois haviam feito apenas o que deviam fazer. (Lc 17.7-10). Nosso serviço para Deus precisa ser sem reservas, entregando-nos de corpo, alma e espírito e de maneira abundante. Lembremo-nos de que o servo mau foi condenado pela falta de iniciativa no trabalho (Mt 25.24-30). Existem pessoas que fazem suas tarefas apenas por obrigação, não reconhecendo que servir a Deus é um privilégio. Que venhamos desenvolver um coração de servo, sendo fiel na execução de nossa missão.

REFLETINDO
Todos os gigantes de Deus foram homens fracos, que fizeram grandes coisas para Deus; servindo em Sua obra e na dependência do Espirito Santo.
J. Hudson Taylor.


2 - SERVINDO AO PRÓXIMO
Servir a Deus é também servir ao próximo. Nosso Mestre por excelência nos ensinou que não importa quão grande somos, pois, como filhos de Deus, precisamos servir as pessoas; mostrando o amor e o cuidado de Deus para o mundo.


2.1. Tendo um coração misericordioso
E impressionante perceber o sentimento que Jesus tinha pelas pessoas e a maneira como as tratava; principalmente, os menos favorecidos. O comprometimento com o serviço ao próximo levava Jesus a conversar com publicanos e pecadores (Mc 2.16-17); curar os necessitados (Mc 1.34) e parar Sua caminhada pra ouvir o clamor das pessoas. Para servir ao próximo, é indispensável que nosso coração tenha misericórdia pelas pessoas. O servir ao próximo para Jesus não era apenas um slogan religioso e sim uma prática de vida. Um coração misericordioso reflete a glória de Deus gera esperança nas pessoas. Ao agir com misericórdia, demonstraremos ao mundo o caráter de Cristo impresso em nossa vida.


2.2. Investindo tempo nas pessoas
Jesus tinha uma missão para cumprir. Realizava milagres e prodígios, Andava por cidades e aldeias, pregando o Evangelho do Reino, porém o que mais impactava as pessoas é que Jesus tinha tempo para ouvi-las e lhes ajudar em suas necessidades, independentemente de sua classe social. Assim como Jesus teve tempo para conversar com Nicodemos à noite (Jo 3), Ele também priorizou tempo para conversar com uma mulher samaritana perto da hora sexta em um poço (Jo 4).
A sensibilidade de Jesus no servir, levava-O a ouvir o grito silencioso de socorro daqueles que estavam à Sua volta, e Sua atenção impregnada de Amor, valorizava o ser humano.


3 - SERVINDO NA OBRADO PAI
Deus nos chamou para ser Seu representante nesta terra, como embaixadores; servindo em Sua obra, mas não podemos nos esquecer de que melhor que servir a obra, é servir aquele que nos chamou para a obra.


3.1.Chamados para frutificar

A Bíblia deixa claro que o chamado é uma prerrogativa divina. Em João 15.16, vemos que foi Jesus quem nos escolheu e nos nomeou para produzir frutos. Quando Deus nos delega uma missão, é porque Ele sabe de nossa capacidade em executar tais tarefas e reconhece a nossa dependência em Seu Espírito Santo. Mediante esta verdade, resta-nos servir de forma integral, submissa e com fidelidade, sabendo que o crescimento vem dEle. Os discípulos de Jesus precisam cumprir com excelência a missão; ganhando o maior número de almas para o Reino de Deus.


3.2. Usando os nossos talentos
Deus no presenteou com dons naturais e até mesmo dons sobrenaturais, e tudo isto necessita ser usado em nosso serviço na obra de Deus. Quando Jesus conta a parábola dos dez talentos (Mt 25.14-30), Seu objetivo é mostrar que nossas aptidões e tudo o que somos e o que temos devem ser usados para o crescimento da obra de Deus. Infelizmente, existem pessoas que se enveredam no ativismo religioso achando que estão fazendo a obra, porém só produzem palha (1Co 3.11-15). O ativismo acontece quando amamos mais o trabalho do que o dono da obra. Que nossa dedicação e devoção seja para o Dono da Obra e não para o trabalho em si.


CONCLUSÃO
Jesus se fez servo, e ninguém serviu tão bem quanto Ele. Ser discípulo implica em servir com amor, pois a verdadeira servitude conduz a ação.

*  
O serviço está ligado à uma atitude prática da vida cristã. Servir a Deus é um privilégio que deve ser exercido com responsabilidade.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Um comentário: