13 de novembro de 2018

Lição 07 - Trabalho, Dignidade e Prosperidade - Central gospel

 


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
João 5.8-17 
8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda.

9 - Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.

10 - Então, os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama.

11 - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda.

12 - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda?

13 - E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.

14 - Depois, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.

15 - E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

16 - E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado.

17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também



TEXTO ÁUREO
E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens." Cl 3.23

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezado professor, o trabalho é a atividade que todos realizam, sem exceção. Ele é parte inseparável da vida humana; sua origem está no próprio Deus. Nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, o Senhor o instituiu de maneira simultânea com a própria criação do universo. Desperte nos seus alunos o entendimento de que o trabalho é bênção de Deus e que, portanto, deve ser realizado com amor, alegria e satisfação. Além disso, esclareça aos seus alunos que o labor diário deve ser visto como um ato de louvor permanente a Deus e um modo de expressar os valores cristãos mais elevados.


Pré - aula:


Palavra introdutória
O trabalho é uma ocupação essencial ao ser humano. Por seu intermédio a pessoa levanta o sustento para si e para os seus dependentes. De igual modo, ele é indispensável para o progresso e o fortalecimento da sociedade.


1. OS CRISTÃOS E O TRABALHO NA HISTÓRIA
1.1. A Igreja primitiva e o trabalho
A Igreja primitiva levava a sério a questão do trabalho. A existência do cristão primitivo estava envolvida no contexto do trabalhador romano, império dominante na Palestina.
Em 2 Tessalonicenses 3.6-12, o apóstolo Paulo enaltece o trabalho; e, nos versos 7 e 8, ele dá uma sentença. Em 1 Coríntios 15.10 e Filipenses 2.16, o apóstolo aos gentios mostra a mensagem do evangelho em forma de trabalho, consolidando a ideia de que o trabalho é digno, abrangente e comum a todos.
A palavra diakonia, usada no Novo Testamento para indicar o trabalho na Igreja do primeiro século, tem o conceito de servir. Por meio do trabalho, os cristãos primitivos edificavam a sociedade na qual viviam e cumpriam o propósito divino de estabelecimento da Igreja.


O termo trabalho tem muitos significados. No entanto, pode-se defini-lo como o conjunto de esforços humanos na busca de determinados  fins, ou seja, são ações que se empreendem
objetivando o alcance de um resultado.  As recompensas ao trabalho podem ser de natureza financeira ou de outra ordem.



1.2. O protestantismo da Reforma e a sua relação histórica com o trabalho
O catolicismo do período anterior à Reforma via o trabalho como algo indesejável e próprio das classes subalternas. Os Reformadores viam-no como algo digno e agradável a Deus. Martinho Lutero, além de incentivá-lo como meio de progresso, negou que houvesse trabalho santo e trabalho profano. Ele não reputava o trabalho do ministério das igrejas como mais importante do que o secular. Mais tarde, Calvino reforçou essa mesma ideia.
Para o reformador inglês William Tyndale, a diferença entre o trabalho de pregação e o de lavar louça, por exemplo, era totalmente exterior; ou seja, no que diz respeito a agradar a Deus, não existe a superioridade de um sobre o outro — tudo é trabalho. Expoentes da Reforma viam o trabalho como um ministério perante Deus. Isto significa que onde as relações de trabalho se travarem, ali estará um campo missionário.
O trabalho secular não transforma em profanas as pessoas que se tornaram santas; ao contrário, qualquer tipo de trabalho honesto é tornado santo pelos que estão em Cristo (1 Pe 1.15,16).



1.3. A Reforma Protestante e a ética do trabalho
Lutero e Calvino concordavam quanto ao compromisso do homem em realizar a sua vocação por meio do trabalho. Para eles, não se deve dar lugar à ociosidade. O trabalho era visto como uma bênção de Deus, uma vocação divina (Max Weber, A ética protestante e o espírito do capitalismo; André Biéler, O pensamento econômico e social de Calvino). Calvino declarou:
“Se seguirmos fielmente nosso chamamento divino, receberemos o consolo de saber que não há trabalho insignificante ou nojento que não seja verdadeiramente respeitado e importante ante os olhos de Deus” (João Calvino, A verdadeira vida cristã).
Que a percepção do trabalho como chamado e um canal de exaltação a Deus — um dos legados da Reforma Protestante — ocupe mentes e corações.



2. O CRISTÃO AMA E SE ALEGRA EM TRABALHAR
Foi o Senhor quem instituiu o trabalho no Éden, sendo, Ele próprio, o exemplo a ser seguido (Gn 1.31). Gênesis 2.15 afirma: E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Isto significa dizer que, ao criar o homem, Deus o ocupou com a tarefa de cuidar do Jardim. Ele estava traçando uma diretriz para o ser humano, independente do seu contexto geográfico ou histórico.


2.1. Compreendendo o trabalho como bênção de Deus
Deus colocou o primeiro casal no Éden a fim de cultivá-lo, isto significa que a instituição do labor precede a entrada do pecado no mundo. Não há qualquer relação entre trabalho e maldição. A Queda modificou a natureza do trabalho sem alterar a sua essência.
Pelo trabalho, o homem mantém a sua família dignamente.
Ele pode servir a Deus com seus dízimos e ofertas, além de poder estender a mão aos desfavorecidos. O trabalho é uma ferramenta autêntica de Deus para abençoar o ente humano, e um meio muito eficaz de se render glórias ao Seu Nome. O cristão não trabalha apenas para conseguir dinheiro ou efetuar
as incumbências requeridas pelo patrão, mas o seu labor é, primeiro, uma exaltação a Deus (1 Co 10.31).
Aquele que coloca o seu coração e a sua segurança em Deus, antes dos seus próprios esforços, prosperará, na totalidade do termo. Não se deve transformar a dádiva divina do trabalho em desgraça, para saciar a própria ambição.


2.2. Amando o trabalho porque é a vontade de Deus
Após o Éden, o trabalho passou a ter novas características.
No entanto, apesar do cansaço, fadiga e todo desconforto decorrente dele, é preciso amá-lo como algo estabelecido pelo Criador para o bem-estar e prosperidade do homem.
Portanto, pode-se considerar que toda função profissional, mesmo as simples, estão fortemente conectadas ao viver espiritual do cristão.
Um comentarista bíblico resumiu o propósito do cristão quanto ao trabalho:
“O trabalhador deve fazê-lo como se fosse para Cristo. É errado reduzir a importância do trabalho ao
salário, nem se deve fazê-lo por ambição, nem para satisfação de nenhum amo terreno. É preciso desenvolvê-lo como algo que é feito a Cristo” (William Barclay, El Nuevo Testamento Comentado, La Aurora, 1973).
O trabalho a ser realizado — bem como as demais atitudes — deve ser operacionalizado na base do amor a Deus, visando, sobretudo, a Sua glória!

O texto de 1 Coríntios 10.31 corrige a perspectiva sobre o
trabalho e alinha-o como um modo de servir ao Senhor e
demonstrar-lhe amor.



2.3. Trabalhando com alegria, satisfação e gratidão
No início de Gênesis, é possível perceber diferenças entre o trabalho que Adão fazia no Jardim e o que ele passou a executar depois que saiu do Éden. No Paraíso, ele e Eva trabalhavam, mas era agradável; não exigia esforço; tudo era feito com absoluto prazer.
Após a Queda, a Criação e a vida humana foram afetadas, inclusive a relação do homem com o trabalho.
Gênesis 3.17-19 declara que o homem passou a ter o seu sustento com muito esforço. O que antes era dado graciosamente pelo Senhor, agora era extraído com dificuldade e fadiga.
Essa mudança no trabalho aconteceu em consequência do pecado.
No entanto, com a Graça, o trabalho deve ser encarado como uma honraria, um partilhar de Deus com o ser humano na manutenção da Criação (Gn 2.15). O trabalho não deve ser visto como doloroso, nem realizado com reclamações. No plano de Deus, não há espaço para o murmurador e o preguiçoso. A Bíblia censura a ociosidade (Pv 21.25).


Atualmente, com tantos desempregados, ter um trabalho é uma grande bênção de Deus. Além disso, existem pessoas impossibilitadas de trabalhar, que gostariam de ter saúde para manter o sustento e suprir as necessidades da família.
Por isso, se você tem um trabalho, execute-o com alegria, satisfação e gratidão a Deus.


3. A BÍBLIA E O VALOR DO TRABALHO
Paulo, escrevendo aos Tessalonicenses, afirmou: se alguém não quiser trabalhar, não coma também (2 Ts 3.10b).
Essa declaração mostra a importância que a Bíblia dá ao trabalho — tão importante quanto o alimento, que é absolutamente necessário à sobrevivência.


3.1. A Bíblia e o trabalho
Não existe texto bíblico contrário ao trabalho. A falta dele traz muitos problemas, assim como trabalho em excesso pode trazer grandes prejuízos para o ser humano e seus relacionamentos.
No entanto, ao criar a humanidade, Deus o instituiu como parte inseparável do Seu plano. Logo, o trabalho é parte do objetivo de Deus para o ser humano, e a Bíblia apresenta
textos que o encorajam.
No Decálogo, o Senhor declarou ao povo: Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra (Êx 20.9). Neemias construiu o muro de Jerusalém em 52 dias porque o povo se inclinava a trabalhar (Nm 4.6; 6.15).
Em João 4.38, Jesus falando sobre a ceifa e os ceifeiros, mencionou duas vezes o verbo trabalhar e uma vez o termo trabalho.
Paulo forneceu orientações aos cristãos de Tessalônica para que trabalhassem (1 Ts 4.11). O apóstolo deu o exemplo, trabalhando incessantemente, conforme está escrito em 2 Tessalonicenses 3.7,8.
João mostra que Jesus trabalhou, dizendo: Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo 9.4). Em João 5.17, Jesus faz mais uma declaração sobre o seu trabalho: E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.


3.2. A Bíblia e a atitude do cristão no trabalho
Quando um trabalho é realizado com responsabilidade e excelência, o nome do Senhor é glorificado. O contrário também é verdadeiro; e há muitos cristãos desatentos a este fato.
Em Provérbios 22.29, encontramos as seguintes palavras:
Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.
Os que desejam reconhecimento e promoção no emprego precisam estar atentos à lei da semeadura e da colheita. Ninguém que realiza suas tarefas de forma relapsa ou se conduz de maneira inconveniente prosperará na relação profissional.
O cristão precisa conduzir-se de acordo com a ética bíblica e com os ensinos em sua igreja. Não se pode oferecer nada menos do que o melhor, não só no que tange ao desempenho das tarefas, mas também nos relacionamentos e no respeito aos princípios de autoridade.
O comportamento do cristão no trabalho deve ser pautado pela diligência, humildade, dignidade e respeito, como Paulo aconselhou em 1 Tessalonicenses 4.10c-12.
A Bíblia apresenta orientações seguras sobre como o servo de Deus deve conduzir-se em seu trabalho e em seus negócios, em meio à comunidade onde vive.


3.3. Bíblia, trabalho e recompensa
Toda pessoa é vocacionada ao trabalho. No desempenho desse chamado, serve-se, primeiramente, a Deus. A família é a principal responsável por mostrar sua importância. As crianças precisam ser educadas em direção ao trabalho, uma vez que, ao se tornarem adultas, terão de assumir suas responsabilidades.
Digno é o trabalhador do seu salário (Lc 10.7 ARA).



CONCLUSÃO
O cristão, como testemunha de Cristo, deve relacionar-se com o trabalho de acordo com os ensinos da Bíblia.
Em tempos de crise, é preciso olhar para o trabalho como um ato da generosidade de Deus.
Assim, é preciso ter gratidão e desempenhá-lo com humildade, excelência e amor.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual a diferença entre trabalho secular e trabalho ministerial?
R.: Não há qualquer diferença. O trabalho secular é tornado santo pelos que estão em Cristo.









 
 Lição 07 - Trabalho, Dignidade e Prosperidade
  Pré - aula: Lição 07 - Trabalho, Dignidade e Prosperidade - Central gospel


Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel





Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário