13 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 07: Integridade: O Mundo Vendo Cristo em Você!

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:   
Integridade: O Mundo Vendo Cristo em Você!
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Gabriela Gomes - A Bíblia Que O Mundo Vai Ler


Anderson Freire - Relacionamento com Deus - COM LETRA


Sou um soldado de Jesus.avi


Deus Cuida de Mim - Nicoli Francini


Viverei,Viverás 1988 Grupo Nova Dimensão

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
Mateus 7.24-27
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.


LEITURA SEMANAL
Seg Fp 2.15
Resplandecendo como astros do mundo.

Ter Mt 5.14
Somos luz do mundo.

Qua 1Tm 3.15
A igreja é coluna e firmeza da verdade.

Qui 1Co 2.16
Temos a mente de Cristo.

Sex 2Co 5.20
Somos embaixadores de Cristo.

Sab Ef 5.1
Imitando a Cristo.


VERSÍCULO DO DIA
Mateus 5.16
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.   


VERDADE APLICADA
O mundo enxerga Cristo em nossa maneira de viver.



OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Compreender que nossa vida deve ser edificada em Cristo;
- Conscientizar que a Palavra de Deus deve ser o nosso manual de conduta;
- Entender que fomos chamados para fazer a diferença.


INTRODUÇÃO
Como discípulos de Cristo temos a grande responsabilidade de ser testemunhas vivas de Deus. Toda nossa maneira de viver deve revelar Cristo em nossa vida, ou seja, o mundo precisa ver Cristo em nós.


PONTO-CHAVE:
Fomos chamados para refletir a luz de Jesus no mundo.


l - ALICERÇADOS EM CRISTO
Toda a nossa vida deve ser estruturada na pessoa de Cristo. A Bíblia diz que Cristo é a pedra de esquina (1Pe 2.6). Toda a construção feita sobre o fundamento, que é Cristo, não será abalada, mesmo diante das intempéries da vida.


1.1. Cuidado com a base de sua construção
Toda a construção é feita em cima de uma base e, dependendo da estrutura, pode-se construir vários pavimentos. Jesus exorta Seus discípulos a examinar o lugar em que eles estão construindo. Se nosso alicerce for na areia, com certeza, teremos prejuízos, mas, se nossa construção estiver na rocha, mesmo diante dos fenômenos da natureza, estaremos em segurança. Infelizmente, muitas pessoas têm apoiado seus projetos, ministério e família na areia e não na rocha. Quando se fala de rocha, em Mateus 7.24-27, Jesus refere-se a ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. Portanto a Palavra de Deus deve ser o nosso alicerce.


1.2. Vivendo em Cristo
O Apóstolo Paulo, por diversas vezes, utilizou a expressão “em Cristo”. A verdade revelada nesta expressão é a nossa total dependência de Cristo para que vivamos neste mundo. Paulo, de acordo com Lucas em Atos dos Apóstolos, diz: "Porque nele Vivemos, e nos movemos e existimos.. (At 17.28). A vida do cristão se torna suave e o seu fardo, leve desde que aceita a Jesus como Salvador, pois somos regidos por Ele e por Sua Palavra. O Apóstolo chega a dizer que em Cristo somos mais do que vencedores (Rm 8.37). Muitas pessoas estão tendo insucesso em seus projetos porque não entregam seus sonhos e planos nas mãos de Deus. Que possamos desapegar de nosso querer e viver inteira e incondicionalmente em Deus.


REFLETINDO
Nós somos as Bíblias que o mundo está lendo; nós somos os sermões que o mundo está prestando atenção. Pr. Billy Graham


ll - FORJADOS PELA PALAVRA
A Palavra de Deus aliada à pessoa do Espírito Santo é o meio pelo qual Deus opera em nosso ser, para que possamos ser moldados conforme a Sua vontade. Embora estejamos num mundo corrompido, a nossa vida precisa ser influenciada pelos ditames divinos.


2.1. Vivendo a Verdade em meio ao relativismo
Vivemos numa sociedade que é dominada pelas inverdades e que não possui absolutos, ou seja, cada verdade apresenta um ponto de vista diferente. Baseando-se nesta afirmação, a verdade se tornou relativa; logo, o que é verdade para determinada pessoa, não se constitui verdade para outrem. Como cristãos, precisamos entender que a Bíblia é a verdade revelada de Deus para a humanidade. Paulo pontua que a igreja é a coluna e firmeza da verdade (1Tm 3.15). O segredo para vencer o mundo com este sistema diabólico é nos alimentar com a verdade de Deus e pregá-la a tempo e fora do tempo (2Tm 4.2). Aja o que houver, não podemos abrir mão da verdade!


2.2. A Verdade de Deus liberta
Jesus, conforme registrado por João, Se manifestou cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). A Verdade temo poder de libertar, de tirar as escamas da mentira e proporcionar ao ser humano a liberdade em Cristo Jesus. Muitas pessoas estão presas às mentiras difundidas na pós-modernidade tais como a vida de prazer sem limites (hedonismo) e uma sexualidade desenfreada (pansexualidade). Paulo disse que o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos (2Co 4.4). Somente por intermédio da Verdade de Deus é que o homem pode ser liberto deste viver profano, tornando-se nova criatura em Cristo Jesus.


lll - NA CONTRAMÃO DO MUNDO
A recomendação bíblica é que os cristãos não podem moldar a sua vida pela forma do mundo, mas sim impactá-lo com a Verdade da Palavra. A cada dia que passa, torna-se mais urgente a nossa missão de temperar este mundo, pois somos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13,14).


3.1. Transformar sim; conformar não!
Paulo é categórico ao dizer: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente..., Rm 12.2. A expressão "conformar, usada por Paulo, dá ideia de ser moldado pelos padrões mundanos. O inverso disso é ser transformado [gr – metamorfo], que é transfigurado ou transformado à imagem de Deus. A partir do momento que temos a luz de Deus em nós, temos condições de brilhar; trazendo vida e mudança para o lugar em que estamos. E nosso dever resplandecer como astros do mundo no meio de uma geração perversa e corrompida (Fp 2.15). "Como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 1Pe 1.15.


3.2. Priorizando os valores do Reino

O mundo possui valores morais deturpados, por isso vigora a mentira, o adultério, a corrupção e etc. Infelizmente, muitos encaram como uma questão cultural; escusando-se pelo jeitinho brasileiro e se enveredam por práticas desonestas, dizendo que não tem nada de errado, não tem problema e não faz mal. Paulo, em sua missiva, nos exorta a viver de maneira honesta, sóbria, justa e prudente (Ef 5.13-17). Como discípulos de Cristo e filhos de Deus, é necessário viver conforme os padrões do Reino e assim experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossa vida (Rm 12.2).


CONCLUSÃO
Ao sermos transformados pelo caráter de Cristo, temos a firmeza de combater os valores mundanos e contraditórios à Palavra de Deus.
*  A integridade do cristão honra a Deus e leva o mundo ver Cristo em nossa maneira de viver.
Fonte: Revista Betel Conectar.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

3 comentários:

  1. Excelente material e conteúdo, parabéns pelo lindo trabalho: Deus seja o motivo do nosso louvor e abençoe sem medidas o seu blog, irmã Adalia Helena! Mt 21.22 - Ev. Washington Gomes - Catedral Baleia em Brasília.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada irmão Ev. Washington. Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir