25 de dezembro de 2018

Lição 13 -Tema ao Senhor- Juvenis - de 15 a 17 anos

 



INTRODUÇÃO
Neste Trimestre Estudamos Sobre o Livro de Provérbios onde temos Aprendido muito graças ao Nosso Deus, nesta Ultima lição deste trimestre Analisaremos O Primeiro Ensinamento do Livro de Provérbios Tema ao Senhor. 





Leitura Bíblica em Classe PV 1. 7; 8.13; 10.24,27;23.17


1. O QUE SIGNIFICA TEMER AO SENHOR
A Bíblia está recheada de textos que falam a respeito do temor a Deus. Como exemplo, cito Provérbios 1.7 que diz que “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” . No texto de Atos 9. 31 vemos que “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.”



Muitos entendem de forma errada a expressão “temor do Senhor” ou “temor a Deus”. Alguns dizem que seria ter medo de Deus. Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele.



Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4. 18). Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento. Antes, é algo que nos aproxima ainda mais de Deus.



Então, o que significa exatamente temer a Deus?



Temer a Deus é respeitá-Lo como sendo quem é; é reverenciá-Lo e obedecê-Lo baseado em toda a revelação de Sua santidade, justiça, grandeza, misericórdia, benignidade, vontade, amor e outros milhares de atributos revelados a nós. Algumas passagens bíblicas demonstram claramente o significado do Temor do Senhor e exemplificam como devemos praticá-lo:



– Temer a Deus é adorá-Lo como o único Deus. “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20. 3)



– Temer a Deus é tomarmos atitudes de santidade e pureza. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2Co 7. 1)



– Temer a Deus é ser fiel a Ele em qualquer situação, cultivando um coração santo. “Deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração.” (2Cr 19. 9)



– Temer a Deus é o início de uma vida de sabedoria. E a sabedoria é praticar a vontade de Deus. “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111. 10)



– Temer a Deus é aborrecer o mal. “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv 8. 13).




Temer ou Temor é Um termo usado tanto no AT como no NT de várias maneiras muito significativas. As Escrituras falam dos seguintes tipos de temor.



1. Um temor santo (heb. yir’a; gr. phobos) que significa ser grande temor ou respeito pela majestade e santidade de Deus, uma reverência piedosa (Gn 20.11; Sl 34.11; At 9.31; Rm 3.18). Davi fala deste temor como sendo limpo e puro (Sl 19.9); Jó e o salmista se referem ao temor como a base ou o início de toda a verdadeira sabedoria (Jó 28.28; Pv 1.7; SI 111.10). Este temor é dado por Deus e permite que o homem respeite a autoridade de Deus, obedeça aos seus mandamentos, se desvie do mal (1 Sm 12.14,20-25; Sl 2.11; Pv 8.13; 16.6) e busque constantemente a santidade (2 Co 7.1; Fp2.12). Os gentios convertidos ao judaísmo, que criam em Deus, eram chamados de tementes a Deus (At 10.2,22; 13.26).





2. Um temor filial (Lv 19.3) baseado na reverência correta dos filhos de Deus por seu Pai celestial (Sl 33.18; 34.6-11; Pv 14.26,27; 2 Co 6.17-7.1).




3. Um temor do homem também é mencionado nas Escrituras. Este pode ser um respeito correto por aqueles que têm autoridade (Rm 13.7; 1 Pe 2.18), ou um terror sem sentido (Nm 14.9; Is 8.12).

II. O TEMOR DO SENHOR CONSERVA A VIDA
Pv. 10.24 Aquilo que teme o perverso isso lhe sobrevêm. O temor de súbito sobrevêm ao homem ímpio, pois ele não teme ao Senhor A idéia dessa linha métrica é que o ímpio teme certos resultados dos males por ele praticados, e seus temores lhe sobrevêm de súbito, na realidade. “O que ele teme em sua mente tornar-se-á seu caso infeliz, mais cedo ou mais tarde.



O temor do Senhor Conserva a vida (Sl 115:13, 103:17; Pv 19:23)., hoje igrejas que ensinam o amor de Deus, mas dificilmente ensinam o temor de Deus. É fundamental ensinamos sobre o temor do Senhor.



Quando ensinada guardada em Nossos Coração produz efeitos, A Bíblia nos diz, o que anda na sua sinceridade teme ao SENHOR-Pv 14:2. Você já ouviu isso? Quem anda na sua retidão "teme ao Senhor." pode-se dizer, quem não andar na sua retidão, não temer ao Senhor. Pv 14:16.



Um outro excelente benefício do temente a Deus, sua misericórdia estende-se sobre aqueles que o temem de geração em geração- Lc 1:50. Além disso, como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem.



Está escrito, andareis após o senhor, vosso Deus, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e servirão a ele, E A ELE vos achegardes-Dt 13:4. Temer ao SENHOR, teu Deus, para guardares todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados-Dt 6:2. Portanto tu guardarás os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, e a ele temereis-Dt 8:6.



III. O TEMOR DO SENHOR É A FONTE DA VIDA
Quando começamos a andar no temor do Senhor, passamos a viver o temor dele por fé, porque o recebemos por fé, assim como tudo o que recebemos de Deus. Não é pelo nosso sentimento nem pelo nosso esforço, mas é por graça, e a maneira de nos apropriarmos é através da fé. Se você percebe que não tem muito o temor do Senhor na sua vida, então é o momento de clamar a Ele, suplicar por misericórdia, e Ele irá inundar a sua vida com o temor dele.



Quando caminhamos debaixo do temor do Senhor, começamos a receber muitas recompensas. Temer ao Senhor é depositar toda a confiança nele, veremos abaixo exemplos de Pessoas que temeram ao Senhor.
Abraão temia a Deus Gn 22:12; José temente a Deus Gn 42:18; Moisés temente a Deus Êx 3:6
Jacó Gn 28:17; Jó 1.1



Aqueles que vivem no temor do Senhor são abençoados, A bondade de Deus, de um modo específico, é dirigida àqueles que temem ao Senhor. Existe uma bondade no sentido geral, Jesus disse que “ele faz nascer o sol sobre os maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5.45). Existe a bondade que alcança a todos. Quando houve aquela tempestade no mar da Galiléia e os barcos foram jogados de um lado para outro, deveria existir naquele lado, talvez, dezenas de barcos, mas Jesus estava em um barco e quando Ele deu uma palavra de ordem, a tempestade se desfez e veio a bonança (Mateus 8.23-27); e o que aconteceu? Todos os que estavam naquele lago experimentaram os efeitos da bondade do Senhor para com um grupo específico, Jesus e seus discípulos. A bondade do Senhor para com aqueles que o temem traz efeito para milhares de pessoas.



Diz a Bíblia que “quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele [...]” (2 Crônicas 16.9). No Salmo 33, verso 18 está escrito: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia”, o temor do Senhor é aborrecer o mal. Será que Deus vê a um e não vê o outro? Não é ver no sentido de enxergar, “seus olhos passam por toda a terra [...]” fala do cuidado, do carinho, do manifestar da vida. Você que tem andado no temor do Senhor, não pense que Deus não vê quando o inimigo vem com fúria sobre a sua vida, quando ele tenta bagunçar tudo. É nesse momento, quando você está caminhando no temor do Senhor, que o inimigo mais investe contra você.
Não pense que perturbar o diabo é só com pregação, andar com a Bíblia levantada, não. O que mais incomoda é o testemunho de vida que a pessoa dá, ou seja, o temor do Senhor na vida da pessoa causa incômodo. Jesus, ao chegar a um lugar, mesmo antes de dar uma palavra, incomodava. Quando você vive no temor do Senhor, suas palavras são temperadas, são ditas na medida, assim como os atos e olhares.



Conclusão
Salmo 111, verso 10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.” Sábio é aquele que teme o Senhor.
Fonte: Valorizeaebd.blogspot.com









Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 4°Trimestre de 2018 - Tema: Bons Conselhos: Cpad






 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário