19 de novembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 08: Teologia prática em Eclesiastes

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👇
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 08: Teologia prática em Eclesiastes
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!


LEITURA SEMANAL
  Segunda 1João 5.39 
As Escrituras nos conduzem a vida eterna.

Terça 1Tessalonicenses 5.21 
Conhecendo com discernimento.

Quarta 1João 15.3 
A Palavra de Deus nos limpa.

Quinta 1Pedro 1.23 
Fomos regenerados pela Palavra de Deus.

Sexta Isaias 55.11 
A Palavra de Deus não volta vazia.

Sábado 1João 5.2 
Amamos a Deus quando guardamos os Seus mandamentos.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Eclesiastes 5. 1-7
1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

2 Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras.

3 Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.

5 Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

6 Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?

7 Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.


Bíblia online
Bíblia sagrada online

VERSÍCULO DO DIA
Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa; comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Eclesiastes 518


VERDADE APLICADA
Nossa vida diária deve refletir a nossa Teologia.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
-  Entender o lado prático da Teologia;
-   Compreender a importância da Ortopraxia;
-   Conhecer Deus como centro de toda a Teologia.


INTRODUÇÃO
A nossa vida terrena deve ser regida pelos ditames bíblicos, e estes, nos influenciar em toda a nossa maneira de viver. A Teologia bíblica deve nos tomar por inteiro, a ponto de as pessoas enxergarem a verdade de Deus através da nossa vida.


PONTO-CHAVE:
O bom cheiro de Cristo exala em nós à medida que somos transformados por Sua Palavra paulatinamente.


1 - A TEOLOGIA DO CULTO
A Bíblia diz que Deus nos criou para que o louvássemos (Is 43.21), por isso precisamos aprender como louvar a este Deus que, mesmo sendo tão grande, se interessa pela nossa História. Quando estamos em Sua casa, devemos reverenciá-lo e aproveitar cada momento em Sua presença.


1.1. Guardando o nosso pé
A fala do pregador em Eclesiastes 5, ao dizer: "guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus" (Ec 5.1), coaduna com a ideia do texto de Êxodo 3.5, quando Moisés é exortado por Deus a tirar as sandálias do pé, pois aquele lugar era santo. O ambiente onde adoramos a Deus é sagrado e precisamos reverencia-lo; pois, como diz o salmista, no templo é o lugar onde permanece a glória de Deus, no templo também aprendemos mais do Seu nome e contemplamos a Sua formosura (Sl 26.8; 27.4). Infelizmente, muitos querem estar na presença de Deus, porém não desligam seus celulares, não param de conversar e, depois, ainda dizem que o culto não foi bom. O nosso culto depende da maneira como nos portamos diante de Deus e lhe prestamos adoração.


1.2. Obedecer e não sacrificar
Esta verdade foi vivenciada no período em que Saul reinava sobre Israel. Deus lhe deu uma ordem para exterminar os amalequitas e todos os seus bens, porém Saul traz o melhor do rebanho dos amalequitas para sacrificar ao Senhor. A resposta do profeta Samuel foi taxativa: "melhor é o obedecer do que o sacrificar" (1Sm 15.22). O pregador nos exorta a "inclinar-se mais a ouvir (Ec 5.1), Além de adorar a Deus, o nosso coração precisa estar sintonizado na mesma frequência da voz divina. Ouvir a Deus é imprescindível para uma vida vitoriosa. A Bíblia diz que os que desviam o ouvido de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Pv 28.9).


REFLETINDO
A religião não é conhecimento doutrinário, mas sim sabedoria nascida na experiência pessoal" Martinho Lutero


A TEOLOGIA DO VOTO
O voto era uma prática muito comum nos tempos bíblicos. 
O ato é tão sério que a recomendação bíblica registrada em Eclesiastes 5.5 nos exorta, dizendo que é melhor não votar do que votar e não pagar os votos para com Deus.


2.1.O voto e suas implicações
O voto se caracterizava por uma promessa feita sempre do ser humano para com Deus, podendo ser uma renúncia, uma oferta ou algum outro propósito. Jacó durante o tempo de sua peregrinação votou a Deus e foi abençoado e cumpriu o seu voto (Gn 28.20-22). Existe também o famigerado e controverso voto de Jefté, que prometeu oferecer em sacrifício a primeira coisa que lhe aparecesse ao chegar a sua casa depois da batalha com os filhos de Amom (Jz 11.30-31). O voto de Ana foi entregar seu filho para Deus, caso Deus concedesse que ela se o tornasse mãe. Percebemos que o voto sempre envolve a confiança do votante em Deus, ao passo que Deus se alegra dos propósitos do Seu povo e os abençoa; nesta interação, é imprescindível o exercício da fé (Hb 11.6).


2.2. Tomando cuidado com nossa boca
O pregador deixa registrado em Eclesiastes a sua preocupação com a precipitação das palavras quando votamos. Às vezes, as pessoas se encontram em tamanha aflição e aperto que votam coisas que eles não conseguirão pagar. Não podemos assumir compromissos impensados. É necessário ter cautela e agir com sabedoria ao abrir a nossa boca diante de Deus, Ele conhece até mesmo as nossas motivações. Diante das bênçãos concedidas, a recomendação quanto ao voto é que não podemos tardar em pagar (Ec 5.4), e, muito menos, deixar de pagar (Ec 5.5). Se Deus foi benevolente em nos atender, precisamos pagar o nosso voto, como prova de nossa gratidão e lealdade.


3. ORTODOXIA E ORTOPRAXIA
O prefixo "ortos", do grego, diz respeito a ação correta. A partir deste conceito, entendemos que o verbete ortodoxia está relacionado à doutrina correta dentro do cristianismo, já na ortopraxia, seria a prática correta desta doutrina.


3.1. Amantes da verdade
O sábio busca viver uma vida de quietude e pacificidade. Nós, como discípulos de Jesus, precisamos desenvolver a leitura das Escrituras. Na ótica do salmista, o caminho do jovem é purificado pela palavra, quando ele a observa (Sl 119.9). Mesmo que estejamos passando por momentos em que a verdade tem sido rejeitada, urge que sejamos amantes e defensores das doutrinas essenciais da fé cristã. O sábio Salomão passou a ver a vida sem sentido, quando desviou seu coração da verdade, enveredando-se pela idolatria. Quanto mais formos amantes da verdade, mais nos desviaremos do erro e do pecado. Judas nos conclama a lutar pelas doutrinas bíblicas (Jd 3).


3.2. O lado prático da Teologia

O segredo de uma vida vitoriosa em Cristo é ser praticante da Palavra de Deus. Jesus diz claramente que o homem que ouve as Suas palavras e não as pratica é como quem constrói a casa na areia, mas aqueles que a ouvem e praticam é como quem constrói a casa sobre a rocha (Mt 7.24-27). Nossa fé precisa ser demonstrada em obras, atitudes e conduta correta. Quando estamos cheios da Palavra de Deus, nossa vida é transformada e queremos externar isto através do evangelismo, da ação social e do acolhimento aos necessitados. Lembremo-nos de que Tiago nos conclama a ser cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (Tg 1.22).


CONCLUSÃO
A nossa responsabilidade diante de Deus e dos homens nos constrange a viver uma vida que exale o bom cheiro de Cristo.
👉  A Teologia praticada por nós, na qual cremos como verdade absoluta deve reverberar em toda a nossa maneira de viver.
Fonte: Revista Betel Conectar


  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



IGREJA DE CRISTO (MEDLEY) - DUPLAS - RECANTO DA FÉ - TEMPORADA 2018 - Tabernáculo Da Fé ᴴᴰ




TEMPO | Aurelina Dourado


Divino companheiro no caminho-Luiz de Carvalho



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário