7 de novembro de 2018

Lição 06 - Teologia do Corpo: Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida - Central gospel

 


TEXTO BÍBLICO BÁSICO
1 Tessalonicenses 5.15-23
15 -Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.
16 - Regozijai-vos sempre.
17 - Orai sem cessar.
18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 - Não extingais o Espírito.
20 - Não desprezeis as profecias.
21 - Examinai tudo. Retende o bem.
22 - Abstende-vos de toda aparência do mal.
23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.


TEXTO ÁUREO
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." 1 Co 3.16,17

através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
Prezado professor,
Deus criou o ser humano como uma máquina maravilhosa.
A sua estrutura divide-se em três partes principais — corpo, alma e espírito —, que são interdependentes e têm um relacionamento muito íntimo. Seus alunos precisam entender essa estrutura humana, sabendo que as partes necessitam estar saudáveis para que o todo — que é o ser humano — funcione bem.
Mostre aos alunos que o corpo é o templo do Espírito e, como tal, deve ser bem cuidado. O cristão deve assumir a responsabilidade pelo seu equilíbrio, tanto quanto em relação às questões emocionais e espirituais.
Dialogue com eles sobre o que cada um pode fazer para ser saudável nestas três dimensões da vida humana.


Pré - aula:


Palavra introdutória
Como mordomo do Altíssimo, o cristão deve cuidar bem de todas as esferas da sua vida, seja física, emocional ou espiritual. Como o Espírito de Deus poderá habitar em um corpo mal cuidado, poluído pelo pecado e pelos hábitos de vida que o destroem? Veja o que Paulo, o apóstolo, disse sobre o assunto em 1 Coríntios 6.19,20.
O homem tem o direito de agir como quiser em relação à sua vida; no entanto, suas decisões sobre saúde e bem-estar do corpo, das emoções e do espírito, precisam glorificar a Deus, uma vez que tudo a Ele pertence (Rm 11.36).


1. SAÚDE FÍSICA
“A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo”. (Cícero)
A saúde física é o sonho de consumo de toda pessoa. Apesar do avanço da pesquisa na área da medicina, e do aperfeiçoamento tecnológico para diagnosticar enfermidades, elas continuam afligindo o ser humano. O homem foi criado perfeito, sem enfermidades e sem passar pela morte; porém, com a entrada do pecado no mundo, vieram também os fardos das moléstias, das doenças crônicas e da morte (Rm 5.12,19).


1.1. O corpo 
O corpo é a primeira personificação indiscutível do ser humano. Toda interação humana é feita, primeiramente, por seu intermédio. Nosso Deus, o criador do homem, constituiu o corpo humano como um mecanismo pleno, com desempenho extraordinário entre os seus componentes. Cuidar dele
de modo a glorificar a Deus significa, entre outras coisas: boa nutrição, uso equilibrado dos remédios, descanso apropriado e atividades físicas regulares.


1.2. Alimentação
A declaração “o homem é aquilo que come” jamais foi tão certeira como atualmente, no reinado do fast-food. Com o mesmo conceito, o filósofo grego Hipócrates, no quarto século a.C., afirmava: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Ao contrário do que se vê hoje, a alimentação das pessoas deveria ser de tal forma salutar, que elas não precisassem de medicamentos quimicamente manipulados.
No Antigo Testamento, a Lei de Moisés limitava certos alimentos (Lv 11; Dt 14.3-21). Esse controle em relação à nutrição foi muito positivo para o povo de Israel, no campo religioso e na área física.
Entre os aspectos que se destacam para a preservação da parte física, encontra-se a alimentação, que deve ser saudável, privilegiando ao organismo produtos de origem vegetal.
É necessário dar repouso ao corpo, dormindo o suficiente para ficar descansado. É importante, ainda, realizar atividades físicas regulares e controlar o consumo de sal, açúcar, produtos gordurosos e com sódio. Também, deve-se evitar ingerir muitos alimentos de origem animal, evitar os refrigerantes e não exagerar nas frituras e nos embutidos (salsichas, presunto, mortadela, salame etc.).
Por sua gravidade e efeitos devastadores na vida da pessoa — incluindo sua saúde física, psicológica e espiritual; sua família; suas relações de trabalho; sua vida social e amorosa —, os vícios precisam ser vistos como um pecado que desagrada profundamente a Deus.
Quando alguém está saudável, em termos emocionais, é habitualmente confiante, bem resolvido e feliz. Isso acontece porque ele administra os próprios sentimentos e controla as suas emoções.


1.3. Vícios
A palavra vício tem origem no latim vitium, e quer dizer falha, defeito, dependência. É um costume recorrente que traz danos ao viciado e aos que com ele coexistem. Inicialmente, o vício apresenta-se como algo prazeroso; porém, em médio e longo prazo, traz consequências desastrosas à pessoa, como a dependência e o desenvolvimento de enfermidades físicas e emocionais — por exemplo: obesidade, angústia, vergonha, solidão e depressão.
Dentre os vícios mais conhecidos estão: o alcoolismo, o tabagismo, a jogatina, a pornografia, a glutonaria, as drogas lícitas e ilícitas e as redes sociais. Esses vícios são muito destrutivos e aprisionam o indivíduo. O tratamento a eles deve incluir: remédios, acompanhamento psicológico e, mais importante que tudo, libertação pela Palavra de Deus

Por sua gravidade e efeitos devastadores na vida da pessoa incluindo sua saúde física, psicológica e espiritual; sua família; suas relações de trabalho; sua vida social e amorosa —, os vícios precisam ser vistos como um pecado que desagrada
profundamente a Deus.


2. SAÚDE EMOCIONAL
A saúde emocional é a estabilidade das atividades psicológicas, confirmadas na capacidade de controlar as emoções. O bem-estar é um sinal indiscutível daqueles que estão com suas emoções sadias.
O corpo e a mente precisam estar conectados no compartilhamento dos sentimentos. Sem saúde emocional, a pessoa fica fragmentada e, não raro, seu corpo adoece. Especialistas afirmam que a maioria das enfermidades, senão todas, são de fundo psicossomático. Seguem algumas advertências para se obter saúde emocional:

Quando alguém está saudável, em termos emocionais, é habitualmente confiante, bem resolvido e feliz. Isso acontece porque ele administra os próprios sentimentos e controla
as suas emoções.



2.1. Não seja pessimista
O pessimista é aquele que tem uma visão distorcida dosfatos. Ele vê com olhos que desvirtuam as circunstâncias, supervalorizando suas adversidades e enxergando somente o iminente fracasso. Além disso, o pessimista vive murmurando como alguém que não tem esperança; ele sofre por antecipa-ção, aguarda sempre pelo pior, murmura a respeito de tudo e de todos, é um poço de insatisfação. Sua nociva influência acaba contaminando seu círculo de relacionamentos.
O pessimista tem a sua alma em permanente descontentamento, e suas emoções estão saturadas de sentimentos ruins.
Esse tipo de condicionamento adoece a alma e o corpo. Na carta aos Filipenses (4.8), Paulo ensina sobre o que deve ocupar a mente do cristão.


2.2. Aprenda a lidar com a tristeza
Todas as pessoas, infalivelmente, enfrentam momentos duros na vida. Algumas conseguem ultrapassar essas ocasiões mais facilmente do que outras. Entender como enfrentar a tristeza é um antídoto que colabora para a conservação do bem-estar.
Uma das coisas mais importantes dos períodos de desolação é que eles se mostram didáticos, ensinando valiosas lições, conforme afirmou Salomão em Eclesiastes 7.2,3. Dessa
forma, o dia mau, o dia da tristeza, transformará o ser humano
e fará dele alguém melhor. Igualmente, um período de desalento pode fazer o indivíduo pensar, meditar, cogitar suas atitudes, ter mais cautela, valorizar pessoas, entre outros aspectos.


2.3. Cuidado com a ansiedade
No idioma grego, o termo ansiedade tem o significado de estrangulamento. A ansiedade pode suprimir o ar de uma pessoa, limitar o seu fôlego e até asfixiá-la. Ela também reduz as forças, nubla a visão e rouba a expectativa do futuro.
A ansiedade tem trazido sofrimento a todos — homens e mulheres, adultos e crianças, ricos e pobres. Independente de raça, religião ou país, as pessoas têm sido afligidas pela ansiedade, que já foi chamada de mal do século.
As tensões da vida atual, o afastamento entre os seres humanos e a falta de comunhão com Deus são aberturas para que a ansiedade se manifeste nas pessoas. Parece que enfrentamos uma epidemia mundial dessa enfermidade emocional.
Entretanto, Jesus mostrou orientações importantes contra a ansiedade — esperar, confiar e crer em Deus Pai. Foi o que Ele disse em Mateus 6.25,26.



2.4. Cuidado com o sedentarismo
Estatísticas mostram que 70% dos brasileiros não praticam exercícios físicos com regularidade. A falta da atividade física traz muitos males à saúde física, tais como: obesidade, aumento da pressão arterial, diabetes, doenças cardíacas, problemas respiratórios, estresse, ansiedade, depressão e outros.
O sedentarismo enfraquece a estrutura física, emocional e mental do ser humano; por isso, atividades como andar, correr, pedalar, nadar ou praticar algum tipo de esporte é de fundamental importância para que a pessoa se sinta feliz e tenha saúde em todos os sentidos.



3. SAÚDE ESPIRITUAL
A vida espiritual necessita de muitos cuidados. Do que adianta ter um corpo exercitado e saudável se a vida espiritual vai de mal a pior? Seguem algumas considerações sobre como obter saúde espiritual:


3.1. Oração
Um dos aspectos mais essenciais na vida do cristão é a oração. Jesus deu orientações sobre como orar (Mt 6.6); deixou uma oração modelo (Mt 6.9-14) e Ele mesmo mostrou o exemplo, orando com os Seus discípulos (Mt 26.36).
Posteriormente a um período de oração no jardim do Getsêmani, onde os discípulos vacilaram e dormiram, Cristo explicou sobre a precisão de orar e revelou que a oração é um revigorante espiritual: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). Assim, a recomendação de Paulo sobre oração é muito necessária: Orai sem cessar (1 Ts 5.17).




3.2. Palavra de Deus
A Bíblia é o supremo alimento para o espírito. O profeta Jeremias declarou: Achando‐se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração;
porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr 15.16).
A Palavra de Deus preenche as carências espirituais de todos os que a estudarem e se dispuserem a segui-la. A Bíblia tem a capacidade de atingir as regiões mais profundas de uma pessoa e solucionar problemas que os médicos e psicólogos não conseguem elucidar (Hb 4.12). Além de nutrir o espírito, a Palavra de Deus é o guia do cristão, a bússola que o conduzirá à vida eterna (Sl 119.105).
Todos os versículos do Salmo 119 ressaltam as bênçãos que a Bíblia proporciona aos que a leem e nela meditam. Segue o versículo 103 desse capítulo de Salmos: Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.



3.3. Temor a Deus
Somente em Provérbios, a palavra temor é encontrada 14 vezes. O primeiro versículo onde temor aparece é bem sugestivo: O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução (Pv 1.7).
Portanto, temer a Deus é uma atitude inteligente e sábia. Por meio dela, o cristão fica livre das consequências que a desobediência sempre traz.

Temer a Deus significa respeito, veneração, reverência. Aquele que teme ao Senhor viverá segundo Seus princípios e ensinamentos.



3.4. Santificação
O vocábulo santo quer dizer puro, separado; alguém que se encontra distante da contaminação e depravação da natureza carnal e do mundo. O Senhor, que é completamente santo, requer dos Seus servos que observem o exemplo da santidade dele, conforme declarou o apóstolo Pedro, em 1 Pedro 1.15,16.
Na antiga Aliança, o Senhor Deus elegeu Israel para ser o Seu povo santo (Êx 19.6; Lv 11.44). Na nova Aliança, que é a era da Graça, Deus convoca a Igreja para se santificar em Cristo (Ef 5.26). Com uma ideia igual, outros escritores bíblicos convidam os cristãos a se santificarem (1 Co 7.14; Hb 12.14; 1 Ts 4.4). Paulo afirmou para os cristãos de Tessalônica: Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação (1 Ts 4.7).



CONCLUSÃO
Nosso corpo é um grande presente de Deus. Mesmo em um mundo comprometido com o pecado, ainda assim, ele, como uma máquina perfeita, funciona maravilhosamente bem. Como mordomo de Deus, cada cristão deve cuidar do seu corpo para que tenha saúde e bem-estar. Além disso, ele é o templo do Espírito, como disse Paulo: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós, é santo (1 Co 3.17).



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Quais são as áreas que compõem a estrutura do ser humano e como elas agem?
R.: Área física, área emocional e área espiritual. Elas agem ligadas entre si, sendo interdependentes.









Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário