26 de março de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos – Lição 13: Tiago, O Justo

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Mt 13.54-56

54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?

55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?

56 E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?

At 15.13-20
13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:

14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.

15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:

16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.

17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas,

18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


TEXTO ÁUREO
Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
Gálatas 1.18,19


OBJETIVOS
* Saber que Tiago, o justo, meio-irmão de Jesus, não reconhecia a messianidade de Cristo no início de Seu ministério;
* Conhecer as principais contribuições daquele que se tornou o bispo de Jerusalém;
* Entender que tradições antigas apontam o irmão do Senhor como autor da Epístola de Tiago.

Devemos esclarecer que no novo testamento temos quatros personagens com nome de Tiago, era um nome muito conhecido no primeiro século d.C, significado do nome em grego Significado do Nome Tiago. … Significa “aquele que vem no calcanhar”, pois era o nome dado ao irmão gêmeo que nascia por último. Foi o que aconteceu com o personagem bíblico Jacó, significado em hebraico Thiago significa “aquele que vem do calcanhar”. É uma variante de Tiago. … A partir de Yaaqobh, está calcado no aramaico iqbá, acadiano iqbu,e árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”. Significa “aquele que vem no calcanhar.

Tiago filho de Zebedeu, apóstolo irmão de João também conhecido como Tiago maior.

Em Mateus 10:2-4 temos ” Tiago e João, filhos de Zebedeu;” e “Tiago, filho de Alfeu”. Tiago, filho de Zebedeu é também conhecido como Tiago Maior e claramente não se confunde com Tiago, o Justo. .

Já Tiago, filho de Alfeu é geralmente identificado como sendo Tiago Menor ( Mc 15:40).

Tiago pai de apóstolo Judas, não o Iscariotes, também conhecido com o nome de Tadeu.(Atos 1:13).


O Tiago, o justo, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo

Tiago, o justo, chamado irmão de Jesus, (Gálatas 1:19) autor da epístola que leva seu nome, considerado uns das colunas da igreja de Jerusalém (Gálatas 2:9)

Aparece no primeiro concílio de Jerusalém registrado da história, estavam reunidos as principais vozes do cristianismo Atos 5:13. Considerado como chefe da igreja de Jerusalém.

Tiago o justo se converteu após a morte de Jesus, após a aparição de Jesus.( João 7:3-), apesar de denominar em sua epístola como servo de Senhor(Atos 1:4), ele não era apóstolo. Paulo falava que Tiago recebeu pessoalmente a visita do Cristo ressurreto (1 Coríntios 15:5,7).

Sua epístola era destinada aos judeus convertido ao cristianismo, incentivando fortalecendo e encorajando os judeus espalhados pelas regiões. Provavelmente uns dos primeiros livros do novo testamento.

Quando escreveu sua epístola, ele batia de frente com os ensinamentos judaico de ter fé em um único Deus. o com ensinamento do evangelho que é ter fé em Jesus Cristo.

Também teve um ensinamento equivocado, ele defendia a salvação pelas obras, quando por outro lado o apóstolo Paulo falava que a salvação era pela fé. Lembramos que a Palavra de Deus não contradiz jamais, na verdade ambos defende a mesma doutrina ,” aquele que tem verdadeira fé também tem obras”.O que quer dizer que um homem é salvo e justificado através da fé no Senhor Jesus Cristo e Sua ressurreição sem a necessidade de obras. Somos aceito por Deus pelos méritos de Cristo e não pelo os nossos.Paulo trata da raiz da justificação, que é feita perante Deus. É a justificação pela fé, que é produtora de obras. Paulo usou a fé no sentido de crer e verdade. Somos salvos pela graça, mediante nossa fé em Jesus, e esta fé nos faz dedicados As boas obras: “Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (tito 3:7-8)Enquanto Paulo diz “que a salvação é recebida pela fé, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.(Efésios 2:8).

Tiago inicia o parágrafo fazendo uma pergunta (Tg 2.14)Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras?

Uma pergunta não é uma afirmação. 
Uma pergunta chama ou espera uma resposta. Então, o autor está apenas iniciando o diálogo com seus leitores. A palavra “proveito”, no grego, significa “lucro ou vantagem”. Não pense que Tiago esteja pregando a salvação pelas obras, contradizendo o apóstolo Paulo. Paulo e Tiago querem dizer a mesma coisa com a Palavra de Deus, “obras praticados em obediência.
Já Tiago usou a fé no sentido de crer e confiar, ele fala do fruto da justificação, realizada perante os homens. É a justificação pelas obras, que são provas de que há fé. A fé deve realizar-se na vida, sobretudo no amor ao próximo e particularmente no compromisso pelos pobres. É com esta base que deve ser lida também a famosa frase: “Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta” (Tg 2, 26). Portanto, se realmente temos fé, devemos exercer nossa função de produzir boas obras.

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. ( Tiago 2:14-26)

Tiago ficava de joelhos suplicando perdão pelo povo, de tal modo que seus joelhos calejavam, assemelhando-se a couro de camelo. Devido a sua iminente justiça era apelidado justo, segundo os designavam os profetas (Is3:10),.Este era sagrado desde o útero de sua mãe. Ele não bebia vinho ou bebida alcoólica, não comia carne e nunca se barbeava ou se ungia com cremes ou se banhava.

Testemunho de Tiago irmão do Senhor e sua morte.

Segundo uma passagem do livro História Eclesiástica , Eusébio de Cesaréia, Todos os que vêm para festa da páscoa , o povo reunido , houve um grande tumulto entre os judeus, fariseus e escribas, diante deste tumulto eles estavam com receio de correr o risco a respeito de Jesus Cristo( João 12:19) então pediram para Tiago comparecer no pináculo do tempo, queriam que ele falasse para o povo não se iludir com Jesus como se fosse Cristo diante do povo, propuseram que negasse que “Jesus é o Messias” Tiago respondeu em voz alta: Porque me interroga sobre o Filho do homem? (Atos 7:56) Ele está sentado a direita do supremo poder e virá sobre as nuvens do céu ( cf Mt 26:64) (Mc 14:62). Os escribas e fariseus ” fizemos mal ao provocarmos tal testemunho em favor de Jesus, subamos lá e jogamos ele para baixo, a fim de que os outros se intimidem e não creiam nele. Então jogaram o justo para baixo, porém ele não morreu com a queda, Tiago voltou-se, pô-se de joelhos e disse: Suplico-te, Senhor, Deus Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23:34)( Atos 7:59-60) começaram apedrejá-lo, um deles pisoeiro tomou um bastão , golpeou a cabeça do justo até sua morte, por volta 63 d.C.

“Tiago era de fato admirável e tão afamado entre todos os outros por sua justiça.”


Flávio Josefo não hesitou em testemunhar esses fatos por escrito, referindo textualmente., esses fatos também consta no livro das Antiguidades.
Fonte/crédito-Pr. Geziel Gomes:
(Revista: Central Gospel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário