27 de maio de 2016

Vencendo com o poder do conhecimento.

Texto. Pv.3:13
É certo que o homem deve procurar desenvolver o seu conhecimento em todos os aspectos. Porém, o mais importante e o que levará a culminar a sua trajetória de vida como um vencedor é sem dúvida alguma o conhecimento acerca de Deus. Nós precisamos entender a necessidade de buscar o conhecimento de Deus, certificar-se de que conhecer a Deus, não significa saber tudo sobre de Deus, precisamos compreender os benefícios resultantes do conhecimento de Deus.

O que você entende sobre a palavra CONHECIMENTO? é o fato de estar informado, de se possuir discernimento, apreciação, noção, experiência apropriação de valores intelectuais, morais, espirituais.

Conhecer, portanto, é reagir contra a ignorância.

I - Tópico: O lado negativo do conhecimento.

Todo conhecimento é válido desde que saiba aproveitá-lo para o bem. No entanto, certo tipo de conhecimento pode tornar-se um obstáculo, em lugar de auxilio. Uma condenação em lugar de benção. Lembremos o caso de Adão e Eva (Gn)3:5. O conhecimento pode também inclinar o homem à presunção, ao orgulho, à vaidade, à soberba (I Cor.8:1).

II - Tópico. Rejeitando o conhecimento de Deus.

O livre arbítrio dá ao homem poder de decisão, de escolha, de optar pelo que se prefere. Por essa razão, muitos rejeitam o conhecimento de Deus. No entanto, ninguém toma tal atitude inconsciente. A maioria das pessoas procura meios fáceis, que lhe sejam convenientes ou mesmo levados pela cegueira espiritual. Mas nem por isso ficarão impunes das consequências, as quais relacionam algumas.

a. O Senhor tem uma discórdia com tal pessoa.
b. São entregues a sentimentos perversos.
c. O mal se sobrepõe ao bem.
d. Vida catastrófica.
e. Estão sujeitos a destruição.
f. Deus rejeita o homem que não quer conhece-lo.
g. Estão sujeitos ao juízo de Deus.

III - Tópico. Os que buscam o conhecimento de Deus.

Assim como haverá juízo para os que rejeitam o conhecimento de Deus, haverá também, recompensa para aqueles que diligentemente o buscam.

a. Liberto da vergonha e do acanhamento.
b. Liberto das heresias.
c. Livre da acomodação.

Além disso, o conhecimento de Deus produz coisas importantes para a vida do cristão, que são produzidas pelo conhecimento de Deus, a saber:

A graça, a paz, a intimidade com Deus, a liberdade.

Conclusão.

Todas essas coisas serão concedidas aos que se propõe a conhecer a Deus através da oração e da sua palavra. E, além de tudo, terá a vida eterna garantida, porque esse é o resultado de se ter conhecimento do único Deus.
LEIA TAMBÉM: Reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário