20 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Conectar+ Betel – Lição 08: Transformados para Transformar

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:   
 Transformados para Transformar
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
- Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
- Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👇
Momento do louvor
 
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Eyshila - Transformada (com Cassiane) 


Voices - Transformado


Anderson Freire - Influências

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
  Mateus 5.13-16
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


  LEITURA SEMANAL
Seg Lc 10.19
Deus nos deu poder para combater a força do mal.

Ter 2Co 5.17
Somos novas criaturas em Cristo Jesus.

Qua Mt 5.14
Somos luz do mundo.

Qui Lc 12.12
O Espírito Santo falará por nós.

Sex Mt 5.13
Somos o sal da terra.

Sab 1Co 9.16
Estamos debaixo de uma missão.


VERSÍCULO DO DIA
  Romanos 12.2
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 


VERDADE APLICADA
Por intermédio do poder do Espírito Santo, o cristão pode influenciar e impactar o mundo com a mensagem do Evangelho.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender que, como sal da terra, precisamos influenciar esta sociedade;
- Conscientizar os irmãos do nosso papel na grande comissão;
- Identificar a ação do Espírito Santo na transformação do homem.


INTRODUÇÃO
Pela atuação do Espírito Santo, passamos pelo processo transformativo da Palavra para exercer a missão de influenciadores do Reino no mundo que anda em trevas.


PONTO CHAVE
A presença do Espírito Santo nos ajudará a influenciar o mundo.


l – O MILAGRE DA TRANSFORMAÇÃO
Transformação significa ser modificado.
O arrependimento é um dos passos para uma nova vida com Cristo (2Co 5.17). O homem recebe um novo coração (Ez 36.26), o selo do Espírito Santo (Ef 1.1,14) e por Ele é moldado e aperfeiçoado, passando assim a fazer parte do corpo de Cristo (1Co 12.27).


1.1. Forjados pela Palavra
Como nova criatura, precisamos avançar no crescimento espiritual. E por intermédio da Palavra, que é viva (Hb 4.12), que vivemos o processo transformativo a fim de adquirirmos o caráter de Cristo. A Palavra de Deus cria fé, suscita vida, edifica o caráter e transforma a mente. Através da Palavra passamos a andar no Espírito, manifestando os valores do Reino em todas as esferas de nossa vida, vivendo na terra como cidadãos do Céu.


1.2. Novo estilo de vida
O estilo de vida de uma pessoa é evidenciado por aspectos comportamentais em seu modo de viver. Alguns seguem as tendências da moda, outros seguem padrões de pessoas famosas. Mas, como discípulos de Jesus passamos a ter um novo estilo de vida, pois agora Cristo vive em nós (Gl 2.20). A nossa vida passa a ser apreciada pela transformação que tem um seguidor de Jesus e a vivemos de modo a transformar vidas pelo Evangelho da cruz (1 Co 11.1; Fp 3.17). E um bom discípulo tem a convicção do amor do Pai, vive pela fé e possui uma vida de serviço de modo a glorificar o Pai em suas palavras, atitudes e em todo o seu modo de viver.


REFLETINDO
Não podemos conhecer a Deus em toda a Sua plenitude, se o mundo nos influencia mais do que as Escrituras. Paul Washer


ll - INFLUENCIANDO OU SENDO INFLUENCIADO?
Em um relacionamento entre duas pessoas ou na interação entre segmentos sociais é normal que um influencie ou seja influenciado pelo outro. No caso do cristão, ele não pode ser influenciado pelos padrões mundanos e sim impactar o mundo com sua vida transformada.


2.1. Somos o sal da terra
Jesus deixou claro que o sal só pode salgar ou preservar um alimento se ele não perder as características inerentes à sua natureza. Caso isto aconteça, a sua utilidade não é de influenciar e sim de ser influenciado. Na passagem de Mateus 5.13, percebemos que, se o sal se tornar insípido, não presta para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Como sal da terra, os discípulos de Jesus precisam nortear os rumos desta sociedade preservando-a da corrupção. Quando os cristãos cumprem o seu papel de sal da terra, as pessoas passam a conhecer o poder transformador de Cristo Jesus.


2.2.A influência da luz
A luz tem a finalidade de iluminar, dispersando assim as trevas; porém a luz precisa ser colocada em lugar estratégico para que nada ofusque o seu brilho. No âmbito espiritual, o crente que é cheio do Espírito Santo e que dá bom testemunho irradia o brilho de Jesus nos lugares onde ele estiver. Onde existe o brilho de Cristo não podem existir trevas. Não podemos permitir que a conduta de nossos amigos venham apagar o brilho de Deus em nossa vida; para isto, necessitamos estar em comunhão com Deus e vigiar em todo o momento. Salomão nos advertiu a não deixar faltar o óleo em nossa cabeça e que as vestes estejam alvas (Ec 9.8).


lll - IDE E FAZEI DISCÍPULOS!
Os discípulos de Jesus foram convocados para fazer missões em todo o mundo. Deus nos revestiu com o poder do Seu Espírito Santo para que possamos influenciar pessoas com a mensagem da cruz.


3.1. Recebendo a virtude do Espírito Santo
Antes de ser elevado aos céus, Jesus disse aos seus discípulos que ficassem na cidade de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Lc 24.49). O ide de Jesus só será possível de realizar se estivermos na dependência do poder do Espírito Santo, por isso é imprescindível que sejamos revestidos do Seu poder e somente depois disto é que estaremos capacitados para ser enviados às demais nações. Os que perseveraram em oração, conforme registrado no livro de Atos dos Apóstolos tiveram o privilégio de serem cheios do Espírito e se tornaram testemunhas em vários lugares do mundo daquela época. Este mesmo poder ainda está disponível aos que creem.


3.2. Influenciado as nações

Os discípulos de Jesus se tornaram verdadeiras testemunhas de Cristo em várias partes do mundo antigo. No texto de Atos 1.8 está escrito que os discípulos seriam testemunhas em Jerusalém, Judeia, Samaria e aos confins da terra. Esta promessa se cumpriu cabalmente no primeiro século e continua se cumprindo em nossos dias, pois em várias partes deste planeta pessoas têm sido impactadas pelo poder do Espírito Santo através daqueles que aceitaram a Jesus e tiveram suas vidas transformadas. As perseguições, as barreiras geográficas, culturais e religiosas não têm como estancar a obra que Deus tem realizado por intermédio de sua igreja.


CONCLUSÃO
Através do Espírito Santo somos transformados, evidenciando Cristo em nossa maneira de viver a fim de impactarmos vidas para o Reino.

* Somente revestido pelo Espírito Santo de Deus é que seremos capazes de Influenciar e ganhar esta geração para Cristo.
Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.

Um comentário:

  1. Parabéns por esse lindo conteúdo e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir