31 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Primários – Lição 06: Deus se encontra com Moisés

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição: Deus se encontra com Moisés
     
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Ao estabelecer seu plano de aula
Dê especial atenção aos seguintes itens:
Título da aula;
Passagem bíblica;
Introdução do tema;
O andamento do conteúdo;
Conclusão da aula;
   
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Fonte e crédito na descrição do vídeo:

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
    

No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 


FARAÓ, FARAÓ


Letra - No Egito Escravo Fui



Minha Oração - Cristina Mel


O telefone do céu é a oração 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

- HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças. 
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores




· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.



OBJETIVO
Que o aluno compreenda que, quem ama e quer agradar a Deus, precisa se importar e ajudar os necessitado.


PONTO CENTRAL
Apesar das nossas limitações Deus quer nos usar para ajudar o próximo.


MEMÓRIA EM AÇÃO:
"Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados."(Provérbios 31.8)



CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Acender uma vela e pedir que as crianças observem o que vai queimar mais rápido: O palito de fósforo (que é feito de madeira) ou a vela (que não é de madeira). Mostrar o que sobrou do fósforo queimado e perguntar o que acontece com uma árvore que pega fogo. Dizer:] Toda árvore que pega fogo vira carvão. Mas hoje vamos falar de uma planta que pegava fogo, mas não virava carvão.


OU

Quebra-Gelo: 
Você tem vergonha de algo? (ex: de falar de Jesus pra alguém, do seu tamanho, que você ainda não sabe ler direto, etc). Líder depois que as crianças falarem, leia o versículo junto com elas, e mostre a elas que Deus pode ajudá-las em tudo: dar coragem para evangelizar; aceitar como ela foi criada, não importa como seja o seu físico, não importa o que os outros falem ela é especial, porque Deus a criou! Se há coisas que ela ainda não sabe fazer, como: ler, fazer contas, pintar bem, etc, Deus vai ajudá-las e elas vão conseguir! Prof. depois ore pelas necessidades delas, profetize sobre a vida das suas crianças, a força, a coragem e a capacitação de Deus!



HISTÓRIA BÍBLICA:
 Êxodo 3. 1 -22
1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.
3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?
4 Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;
8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.
9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.
10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.
11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?
12 Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.
15 Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.
16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.
17 Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.
18 E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.
20 Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.
21 Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.
22 Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Maquete: 
Sobre um suporte de areia ou isopor. O ídolo egípcio pode ser uma miniatura de gatinho ou de boi. Escolher uma das sugestões para fazer os personagens: Moisés, Faraó, Jetro, Zípora.
Fazer algumas ovelhas de bolas de algodão. Para o monte Sinai, ampliar o desenho abaixo e usá-lo como molde para cortar o monte em papel marrom e em cartolina. Colar palito de dente atrás da figura para espetá-la no isopor. Copiar e recortar as figuras da sarça e de Moisés (abaixo) e colori-las.
Figuras: 

Flanelógrafo: 
Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário. Colar pedacinhos de velcro atrás das figuras e no cenário para fixá-las. 


Cenário grande: 
Decorar um canto da sala como um palácio (pode ser uma cadeira coberta com tecido dourado). Do outro, fazer o monte Sinai, cobrindo cadeiras de diferentes tamanhos com TNT marrom. Ter turbantes, ou faixas para colocar nas crianças e também um cabo de vassoura para ser o bordão de Moisés.



Recursos visuais:









Recursos visuais:







Recursos visuais:






Recursos visuais:















CARTAZ



  Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.





























Sugestões de perguntas:
Em qual livro da Bíblia conta a historia de Moisés? 
Gênesis.

Para onde Moisés fugiu depois de matar o egípcio? 
Para Midiã.

Que trabalho Moisés fazia para seu sogro, Jetro? 
Cuidar das ovelhas.

O que Moisés estava fazendo quando o arbusto pegou fogo? Cuidado das ovelhas.

Por que havia fogo no arbusto, mas ele não se tornava em carvão? 
Porque Deus estava nele.

Por que Moisés teve que tirar as sandálias dos pés? 
Para mostrar reverência.

Aonde Deus enviou Moisés? 
Ao Egito.




Criança de jesus tem energia pra gastar
    



Sugestão de atividade:
Exercício de fixação: 
Confeccione uma “sarça” com as crianças, pegue gravetos, ou pequenos galhos, coloque-os num balde com terra ou areia, e coloque pedaços de papel celofane, vermelho e amarelo, ( que lembra cor do fogo). Faça uma encenação com as crianças, depois de pronto. Peça-as para mexerem no celofane, o barulho vai ser semelhante ao fogo queimando. Podem fazer uma encenação. Cada vez que mexerem no celofane, fazendo barulho, podem dizer uma fala de Deus a Moisés (pegar na Bíblia).



Aplicação: 
Moisés estava com medo, achava que não iria conseguir, mas o Senhor prometeu estar com ele. Saiba que o Senhor também está com você, hoje! Não tenha medo, não tenha vergonha de nada. Você não é um “coitadinho”, você é filho de Deus! O Senhor te dá coragem, te dá força, te ajuda em tudo o que você precisa!



Lembrancinhas:
Atividades
Recortar o solado das sandalinhas usando o molde abaixo. Cortar as tiras conforme o modelo que escolher.
Cortar uma tira de papel branco e fazer uma sanfona.
sandália com o versículo para memorizar.
"Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados."(Provérbios 31.8)
CONTANDO AOS OUTROS:
Entregar as sandalinhas e as tiras de papel dobrado em forma de sanfona. Ajudá-las a colar a tira na sandália.
Obs: Incentivar as crianças a usarem a atividade para contar aos outros o que aprendeu na lição.

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Professores. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. O que é fazer a vontade de Deus? É seguir suas ordens, ter confiança e obediência. Sem reclamações e murmurações.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!


Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 



* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉Fontes Consultadas:
Créditos: Verônica Araújo
- Editora Responsável pela Revista Primários da Cpad
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
EBI LEÃO DE JUDÁ
Ebi blogspot.com
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
ministerioinfantil
Ebd animada
professoresnaebd.blogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino Infantil Num Clique
Adaliahelenablogspot.com.br
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal. aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.

 
  
PROF.)
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

PORTUGUESE

2 comentários:

  1. Paz do senhor gosto muito das suas inspiração só estou sentindo falta da foto da lição dos pequeninos das crianças

    ResponderExcluir
  2. É somente material de apoio da "EBD".A paz do Senhor, vou procurar melhorar, mais ta muito corrido comecei a trabalhar. Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir