28 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 05: Exercendo o ministério

   ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 05:  Exercendo o ministério
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
É encantador contemplar o amor de Paulo pela Igreja de Cristo. O apóstolo nos ensina que os obreiros devem zelar, cuidar e amar a Igreja. A vida e o ministério de Paulo são um antídoto contra a banalização da Igreja, o Corpo de Cristo. Nesse sentido, somos convidados a amar a Igreja e a demonstrar esse sentimento de maneira concreta. Por isso o apóstolo a defendeu, protegeu e buscou viver na integridade as virtudes do amor, da fé e da esperança nas diversas igrejas por onde passou. 
Amemos a Igreja de Cristo, amemos a igreja local.
Em primeiro lugar, o Apóstolo Paulo estabelece que o obreiro deve apresentar-se a Deus como obreiro aprovado e que maneja bem a palavra da verdade (2Tm 2.15). O principal a considerar é entender que o obreiro precisa ser aprovado perante Deus. Segundo o dicionário de Strong, O vocábulo aprovado' (do grego dokimos) era utilizado para se referir às pessoas integras que não aceitavam moedas falsificadas, eram pessoas honradas que colocavam em circulação apenas moedas autênticas, com o seu real valor. Diante do fogo das provações e das lutas, o obreiro aprovado por Deus. O homem apenas reconhece a anuência de Deus. 
Em segundo lugar, o obreiro precisa manejar bem a palavra da verdade. A verbete grega da ideia daquilo que corta reto, que não faz rodeios. O bom obreiro deve ser preciso e explícito ao ensinar as verdades do Reino. A verdade do Evangelho não pode ser omitida nem negociada; deve cortar reto. O obreiro precisa saber manusear muito bem esta espada de dois gumes que penetra até a divisão da alma e do espírito (Hb 412).
Momento do louvor


DEUS ESTÁ AQUI - CORINHOS #10




Grupo Logos - 1993 - Obreiro Aprovado - 1993.wmv



O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA)



TRABALHAI E ORAI - MISSÃO HARPA

Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivos:
Reconhecer a autoridade da Bíblia e sua inspiração pelo Espírito Santo.
Apontar para a relevância da Palavra de Deus quanto à formação do caráter cristão.
Incentivar a observância da Palavra de Deus.
Material:
01 Bíblia pequena
01 caixa em forma de coração.

Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.

Procedimento:
Antes da aula:
- Coloquem a Bíblia dentro da caixa. Realizem esta ação ainda em casa, para que os alunos não vejam o conteúdo.

Durante a aula:
- Falem: Dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não podem abri-la.

- Se alguém descobrir o conteúdo, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. A palavra de Deus é o tesouro que deve estar bem escondido no nosso coração

- Se não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item anterior.

- Para concluir, falem sobre a importância da leitura e o ensino bíblico para a formação do caráter cristão e também da obediência à Palavra de Deus. Cremos na autoridade da Bíblia, inspirada pelo Espírito Santo.

- Depois, leiam 2 Pedro 1:19-21:

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Exercendo o ministério. "É necessário que ELE cresça e que eu diminua." João 3.30
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO


TEXTO DE REFERÊNCIA:
2Timóteo 1.6-9
6 Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,

9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;


VERSÍCULO DO DIA
  1Timóteo 4.15
Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender a diversidade de ministérios;
- Conscientizar da grande responsabilidade de um ministro;
- Aperfeiçoar o ministério pela Palavra de Deus.


VERDADE APLICADA
O ministério recebido de Deus precisa ser exercido com excelência e responsabilidade.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos, para que venhamos devotar a nossa vida inteiramente ao Deus que nos chamou para uma grande obra.


  LEITURA SEMANAL
Seg Jeremias 48.10
É maldito quem faz a obra relaxadamente.

Ter Lucas 9.62
O ministério implica em renúncia.

Qua Neemias 6.3
Esdras estava comprometido com a obra.

Qui 1Jo 9.4
Precisamos fazer a obra enquanto é dia.

Sex 1Corintios 12.5
Existe diversidade de ministérios.

Sab 1Timóteo 3.7-9
No ministério, não se admite ganancioso.


🔑 PONTO - CHAVE
O exercício ministerial deve refletir o caráter de Cristo na vida dos santos.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



INTRODUÇÃO
Fomos criados e salvos para servir a Deus e ao próximo. Deus confiou a cada um de nós um ministério e nos agraciou com dons que devem ser empregados diligentemente em favor da missão que nos cabe; como amor, zelo e responsabilidade.


1 - O QUE É MINISTÉRIO?
Existiam no grego dois vocábulos distintos para a palavra ministério; a primeira é
diakonia que tinha o significado de serviço. É usado, segundo VINE, para: A) deveres domésticos, B) ministério religioso e espiritual, C) ministério apostólico, D) administração. A segunda é leitourgia a qual é usada para os ministérios sacros. O NT, conceitua o ministério como um ofício, função exercida debaixo da capacitação e orientação de Deus.


1.1. Ministérios específicos
A Bíblia diz que Deus presenteou a Igreja com Seus ministros, a saber: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores objetivando o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério (Ef 4.11-12). Estes ministérios são funções estabelecidas pelo próprio Deus, usando homens vocacionados com ministérios específicos, para que sejam, representantes de Deus e, ao mesmo tempo, ministradores de Deus sobre a vida do Seu povo. Passamos por uma época em que pessoas se autodenominam ministros e homens de Deus mas, pelas Escrituras, o comissionamento para o santo ministério é uma prerrogativa divina.


1.2. Existe diversidade de ministérios
Paulo, ao instruir a igreja de Corinto, assevera que existe diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo (1Co 12.5). Isto implica dizer que Deus capacita os Seus servos para exercer o ministério que Ele nos confiou. E bom salientar que o servo responsável em exercer um trabalho para Deus precisa se preparar diligentemente para, "manejar bem a palavra da verdade, 2Tm 2.15. Conforme diz o sábio Salomão, precisamos fazer conforme a nossa força (Ec 9.10). Biblicamente falando, estamos todos assentados nas regiões espirituais em Cristo e cooperando na seara do Mestre.


REFLETINDO
A Cruz foi o único lugar que fez Jesus ficar acima das pessoas.
Augusto Cury



2. AS RESPONSABILIDADES NO MINISTÉRIO
Todo ofício que desempenhamos envolve grandes responsabilidades.
Se, nas grandes corporações, exige-se o mais alto cabedal para a administração, imagine no âmbito ministerial! Deus exige que nós, Seus ministros, estejamos preparados para toda a boa obra.


2.1. Primando pelo processo ensino-aprendizagem
No conselho paulino dado ao jovem Timóteo a recomendação foi para que ele persistisse em ler, exortar e ensinar (1Tm 4.13). A leitura deve fazer parte da vida de todo aquele que se dedica ao ensino, por isso a Palavra diz que, se o dom é ensinar, haja dedicação no ensino (Rm 12.7). Infelizmente, passamos por uma crise no que tange a leitura e a aprendizagem; pessoas querem estar em pé para ensinar, mas não, assentadas para aprender. No desenvolvimento ministerial, é necessário exortar e ensinar. Admoestar consiste em corrigir, tendo como base o amor; o ensino tem por objetivo criar raízes doutrinárias nos santos. Que a docência venha ser uma prioridade em nossas igrejas.


2.2. Usando o dom de Deus com autoridade
Ao jovem Tito, Paulo é enfático ao solicitar que ele repreendesse com toda a autoridade (Tt 2.15). Não podemos confundir autoridade com autoritarismo. A Bíblia diz que o ensino de Jesus se distinguia do ensino dos fariseus, pois Jesus ensinava como tendo autoridade (Mt 7.29). No exercício do ministério que Deus nos outorgou é imprescindível que o exerçamos com autoridade. Tito vivia numa comunidade de pessoas insubmissas, mentirosas e bestas ruins (Tt 1.12); eram pessoas de má reputação. Diante deste cenário, Tito é exortado a não se intimidar, mas sim a repreender as pessoas com autoridade. A Escritura diz que Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação (2Tm 1.7).


3 - VIVENDO EM CONSTANTE CONSAGRAÇÃO
Tendo em vista que o trabalho que prestamos para Deus é de cunho espiritual com reverberação eterna, é imprescindível o cultivo de uma vida piedosa diante de Deus. É necessário dedicar um tempo para o estudo das Escrituras e buscar intimidade com o Senhor através do hábito de orar.


3.1. Exercendo o ministério com uma vida de oração
Jesus, em todos os momentos de Seu ministério, deixou-nos o exemplo acerca do viver uma vida sob o manto da doce oração. No momento de grande angústia, Ele orou no Jardim do Getsêmani (Mt 26.36-46). Paulo, nos momentos de dor e aflição, orou perto da meia-noite em uma prisão (At 16.25). Assim como os apóstolos tiveram uma vida de oração, também nós, do presente século, tenhamos como prioridade estar em comunhão com o Deus que nos confiou uma grande obra em Sua seara. Precisamos estar capacitados nos aspectos humanos e seculares, mas, principalmente, clamar a Deus por graça e sabedoria.


3.2. A importância do estudo da Palavra
Paulo tinha motivos e autoridade para cobrar de seus liderados o cuidado com o estudo das Escrituras, pois ele era um exímio leitor e estudioso da Palavra de Deus. Mesmo quando estava preso, um de seus pedidos a Timóteo foi que lhe trouxesse os livros, principalmente, os pergaminhos (2Tm 4.13). Ao escrever as epístolas aos seus filhos espirituais e jovens obreiros, Paulo exorta-os a persistir em ler. Infelizmente, muitos jovens ainda não conseguiram ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, outros, nem sequer a tem como livro de cabeceira. Se quisermos desenvolver com excelência o ministério que Deus nos confiou, precisamos estar bem alimentados da Palavra de Deus para manuseá-la com entendimento.


CONCLUSÃO
Deus nos confiou um ministério a desempenhar, mas espera que nos aperfeiçoemos a cada dia para que estejamos sempre preparados para os tempos trabalhosos.
* O Rev. Hernandes Dias Lopes apresenta uma estatística; que afirma que a média de oração dos pastores não passa de 20 minutos por dia, e que muitos do Ministério Eclesiástico não praticam uma vida de devoção diária!
* No exercício do ministério, precisamos estar preparados e nos doar sempre para fazer um trabalho com excelência para Deus.

Fonte: Revista Betel Conectar

VÍDEO AULA, ENDEREÇO NA DESCRIÇÃO E CRÉDITO.


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
 
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário