✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
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✍️ Apresentem o título da lição 03: O Contexto das Cartas PastoraisEsses materiais vão te auxiliar.
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA

Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo: Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Material:
Material:
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.


Procedimento:
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte se já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte se já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre
O Contexto das Cartas Pastorais, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”
(Mateus 7. 15 a 17).
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”
(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
OU ASSIM!
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos mestres.
Material:
Uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos mestres.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros mestres e pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo:

2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Fonte: Das dinâmicas//Por Sulamita Macêdo//Blogatitudedeaprendiz.blogspot.com

Momento do louvor

Falso Profeta - Marcos Antônio
Harpa Cristã: 88
BUSCAI PRIMEIRO - Vencedores por Cristo - Letra
Quero Que Valorize/O Mover Do Espírito - Ludmila Ferber

1Timóteo 4.1-3
1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
Tito 1.10
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão.
- Conhecer os desafios vividos pelos pastores do século I d.C.
- Mostrar que em Cristo e em Sua Palavra vencemos.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
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Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:

1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
VERSÍCULO DO DIA

Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Detectar as sutilezas dos falsos mestres.- Conhecer os desafios vividos pelos pastores do século I d.C.
- Mostrar que em Cristo e em Sua Palavra vencemos.
VERDADE APLICADA
O contexto das cartas pastorais revela que cada época tem seus desafios, e precisamos vencê-los pela Palavra de Deus.🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus levante não somente pregadores, mas também apologetas da Verdade.
LEITURA SEMANALSeg 1Tm 6.10
O cuidado com a ganância.
Ter 1Tm 4.1
A apostasia e a doutrina de demônios.
Qua Tt 3.10
Como lidar com o herege.
Qui Tt 1.11 O problema dos falsos ensinos.
Sex 1Tm 6.1-2
Os deveres dos servos.
Sab 2Tm 2.17-18
Viver sem se desviar da Verdade.

O cuidado com a ganância.
Ter 1Tm 4.1
A apostasia e a doutrina de demônios.
Qua Tt 3.10
Como lidar com o herege.
Qui Tt 1.11 O problema dos falsos ensinos.
Sex 1Tm 6.1-2
Os deveres dos servos.
Sab 2Tm 2.17-18
Viver sem se desviar da Verdade.
🔑 PONTO-CHAVE:
Os desafios sempre existirão, mas em Cristo triunfaremos.




INTRODUÇÃO
As cartas pastorais tem como pano de fundo um momento em que existiam muitas perseguições, falsos mestres ensinando heresias e pessoas que não se sujeitavam ao pastorado de Timóteo e Tito. Aliado a isto, vemos Paulo encorajando seus filhos a perseverarem na sã doutrina.1 - PROBLEMA DO FALSO EVANGELHO
Uma das estratégias de Satanás é lançar dúvida no coração das pessoas, assim como fez no jardim do Éden com Adão e Eva.No período apostólico, não foi diferente, através do pseudo evangelho, eram disseminadas inverdades causando danos espirituais a muitos.
1.1.O cuidado com os falsos mestres.
Paulo chega a dizer que alguns querem ser doutores da lei, mas não entendem nem o que dizem e nem mesmo o que afırmam (1Tm 1.7). Já para Tito, Paulo salienta que alguns, por torpe ganância, ensinam o que não convém, (Tt 1.11). Infelizmente, alguns dos dias de hoje, a exemplo da época primitiva, utilizam-se do saber, diploma e notoriedade para ensinarem distorções da Palavra, visando principalmente vantagens financeiras. É imprescindível que tomemos cuidado com tais pessoas, pois, na maioria das vezes, têm uma oratória boa, são apresentáveis, mas no fundo são oportunistas sem compromisso com a Bíblia nem tampouco coma Verdade.
1.2. A sutileza do falso evangelho
Uma das maiores armadilhas de Satanás é distorcer a verdade da Palavra de Deus. No contexto das cartas pastorais, é perceptível um considerável número de pessoas que naufragaram na fé por enveredar pelo caminho das inverdades. Um dos conselhos paulino aos seus filhos e pastores é tomar cuidado com as fábulas e genealogias (1Tm 1.4); e as falácias (Tt 1.10). Infelizmente, esta tendência ocorre em nossos dias e vem camuflada em núcleos educandários de Teologia pela famigerada Teologia da prosperidade e pela Teologia liberal. Esta última tem levado muitos crentes a questionarem doutrinas essenciais tais como a inspiração bíblica.
Pr. José Cândido
1.1.O cuidado com os falsos mestres.
Paulo chega a dizer que alguns querem ser doutores da lei, mas não entendem nem o que dizem e nem mesmo o que afırmam (1Tm 1.7). Já para Tito, Paulo salienta que alguns, por torpe ganância, ensinam o que não convém, (Tt 1.11). Infelizmente, alguns dos dias de hoje, a exemplo da época primitiva, utilizam-se do saber, diploma e notoriedade para ensinarem distorções da Palavra, visando principalmente vantagens financeiras. É imprescindível que tomemos cuidado com tais pessoas, pois, na maioria das vezes, têm uma oratória boa, são apresentáveis, mas no fundo são oportunistas sem compromisso com a Bíblia nem tampouco coma Verdade.
1.2. A sutileza do falso evangelho
Uma das maiores armadilhas de Satanás é distorcer a verdade da Palavra de Deus. No contexto das cartas pastorais, é perceptível um considerável número de pessoas que naufragaram na fé por enveredar pelo caminho das inverdades. Um dos conselhos paulino aos seus filhos e pastores é tomar cuidado com as fábulas e genealogias (1Tm 1.4); e as falácias (Tt 1.10). Infelizmente, esta tendência ocorre em nossos dias e vem camuflada em núcleos educandários de Teologia pela famigerada Teologia da prosperidade e pela Teologia liberal. Esta última tem levado muitos crentes a questionarem doutrinas essenciais tais como a inspiração bíblica.
REFLETINDO
Se o inimigo entrar, muitas vezes, você não vê porque ele usa sapatinho de algodão. Pr. José Cândido
2 - AS HERESIAS E SEUS PERIGOS
A expressão heresia é derivada do termo grego hairesis, de acordo com o Dicionário Strong significa: Dissensões originadas da diversidade de opiniões e objetivos; portanto, uma heresia é algo que apresenta desvios e se opõe frontalmente aos dogmas estabelecidos pela igreja. A heresia é uma semente que Satanás tenta lançar no seio da Igreja para atrapalhar o seu avanço.2.1.O gnosticismo e seus males
No primeiro século da era cristã, o gnosticismo foi desenvolvido à margem do cristianismo e se caracterizava pelo sincretismo; combinando misticismo com especulação filosófica. Por diversas vezes, Paulo adverte Timóteo e Tito a tomarem cuidado com as fábulas e discussões, cujo objetivo não era trazer entendimento e sim dúvidas e discórdias. O intuído é sempre semear a dúvida. Que venhamos combater tais ensinamentos com a Palavra de Deus. O remédio mais poderoso que temos é a Palavra; Paulo chega a dizer que esta Palavra é fiel e digna de toda a aceitação (1Tm 4.9). Na visão do profeta Jeremias, o Senhor lhe diz que a Sua Palavra é como o fogo e como um martelo que esmiúça a penha (Jr 23.29).
2.2. A teologia dos judaizantes
E perceptível a atuação dos judaizantes querendo implantar suas práticas no seio da igreja. A grosso modo, judaizantes eram pessoas que queriam colocar no Evangelho algumas exigências judaicas; muitas vezes, são citados como "os da circuncisão". Além de defenderem a circuncisão, falavam também sobre a abstinência de certos tipos de alimentos (1Tm 4.3). Em nossos dias, vemos vários elementos e simbolismos distorcidos do judaísmo tomando conta de nossa liturgia, e até mesmo sendo disseminados através das pregações. E necessário ficar atento, pois, na parábola do trigo e do joio, o inimigo semeou o joio na hora que os homens dormiram (Mt 13.25). Assim como Paulo combateu tenazmente tais práticas, urge extirpá-las de nosso meio.
3 - PRIMANDO PELO TESTEMUNHO
Jesus já havia dito que pelos frutos é que se conhece a árvore. No cristianismo, os cristãos precisam mostrar suas boas obras para que o Pai seja glorificado (Mt 5.16). Paulo conclama a Timóteo e Tito a adotarem uma conduta digna de cristão diante de um ambiente hostil.
3.1. Exemplo dos fiéis
Para Timóteo, Paulo pontua a necessidade de ser exemplo dos fiéis na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza (1Tm 4.12). Como líder espiritual, a conduta de Timóteo devia inspirar sua membresia, obtendo assim, o respeito dos santos e da comunidade como autêntico homem de Deus. Sabemos que o testemunho fala mais alto do que qualquer palavra, mormente no ambiente hostil em que vivemos. Que a exemplo de Daniel, as pessoas não encontrem argumentos de acusação que possam macular o nosso testemunho. A maneira como vivemos mostra para as pessoas a veracidade daquilo que cremos, pregamos e defendemos.
3.2. Tito deve ser exemplo em tudo
Paulo, ao aconselhar Tito sobre sua conduta, ressalta como é importante que sejamos exemplo nas boas obras e que, na doutrina, mostremos incorrupção e sinceridade. Além disso, pediu a ele que sua linguagem fosse sã e irrepreensível, para que o adversário não tivesse nada contra a sua vida (Tt 2.7-8). A todo o tempo, nossa vida está sendo monitorada pelo mundo e pelos insubmissos. Os cretenses eram conhecidos por serem mentirosos, por isso, a fala do líder Tito deveria ser ilibada. Que Deus nos dê graça para que sejamos luz em densas trevas e façamos a diferença num mundo sem valores, o qual ama mais a criatura do que o Criador.
CONCLUSÃO
Os desafios enfrentados por Timóteo e Tito mostram o quanto precisamos estar alicerçados na Palavra e sensíveis à voz do Espírito Santo para vencermos.* Muitos desafios estão diante de nós.
Vivemos uma crise politica, econômica, financeira entre os poderes legislativo, executivo e judiciário. Em tempos de crise, a Igreja precisa ter serenidade nas tomadas de decisões.
* Apesar dos embates enfrentados pela igreja, ela seguirá vitoriosa, pois sobre ela repousa a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Subsidio Religioso e Filosófico
O gnosticismo foi uma heresia que influenciou muitas pessoas no primeiro século. Sabemos que a estratégia de Satanás sempre foi colocar em dúvida a Palavra de Deus e a pessoa de Cristo. Invalidando uma destas duas doutrinas, a existência do Cristianismo é comprometida. O gnosticismo ataca principalmente a pessoa de Cristo, bem como a ressurreição que, na opinião dos gnósticos foi espiritual e não
física. Outra doutrina bastante difundida por eles é o dualismo cósmico entre espirito (bem) e matéria (mal); por este motivo colocavam em dúvida a natureza humana em Jesus, pois identificava a matéria como maligna.
Também acreditam num redentor que não é humano e que não morreu na cruz. Em seu ponto de vista, este redentor trouxe salvação através do conhecimento após a ressurreição de Cristo. Outro ponto a considerar é que, para eles, a salvação não vem nem pelas obras nem pela fé, mas sim através da gnosis, conhecimento especial. Em nossos dias encontramos várias ramificações dessa corrente tais como, a confissão positiva, meditação e força da mente.
Fonte: Revista Betel Conectar
* Apesar dos embates enfrentados pela igreja, ela seguirá vitoriosa, pois sobre ela repousa a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

O gnosticismo foi uma heresia que influenciou muitas pessoas no primeiro século. Sabemos que a estratégia de Satanás sempre foi colocar em dúvida a Palavra de Deus e a pessoa de Cristo. Invalidando uma destas duas doutrinas, a existência do Cristianismo é comprometida. O gnosticismo ataca principalmente a pessoa de Cristo, bem como a ressurreição que, na opinião dos gnósticos foi espiritual e não
física. Outra doutrina bastante difundida por eles é o dualismo cósmico entre espirito (bem) e matéria (mal); por este motivo colocavam em dúvida a natureza humana em Jesus, pois identificava a matéria como maligna.
Também acreditam num redentor que não é humano e que não morreu na cruz. Em seu ponto de vista, este redentor trouxe salvação através do conhecimento após a ressurreição de Cristo. Outro ponto a considerar é que, para eles, a salvação não vem nem pelas obras nem pela fé, mas sim através da gnosis, conhecimento especial. Em nossos dias encontramos várias ramificações dessa corrente tais como, a confissão positiva, meditação e força da mente.
Fonte: Revista Betel Conectar

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Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

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