15 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 03: O Contexto das Cartas Pastorais

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 03: O Contexto das Cartas Pastorais
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
PLANO DE AULA
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo: 
Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Material: 
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.
Procedimento:
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte se já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre
O Contexto das Cartas Pastorais, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons”
(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
OU ASSIM!
Dinâmica: O Guia
Objetivo: 
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos mestres.

Material:
 
Uma venda.

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos mestres.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros mestres e pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo:  
  João 10.1-5.
1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Fonte: Das dinâmicas//Por Sulamita Macêdo//Blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
  
Momento do louvor
  
Falso Profeta - Marcos Antônio



Revela a Nós, Senhor 
Harpa Cristã: 88



BUSCAI PRIMEIRO - Vencedores por Cristo - Letra



Quero Que Valorize/O Mover Do Espírito - Ludmila Ferber

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
1Timóteo 4.1-3
1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;


VERSÍCULO DO DIA
Tito 1.10
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Detectar as sutilezas dos falsos mestres.
- Conhecer os desafios vividos pelos pastores do século I d.C.
- Mostrar que em Cristo e em Sua Palavra vencemos.


VERDADE APLICADA
O contexto das cartas pastorais revela que cada época tem seus desafios, e precisamos vencê-los pela Palavra de Deus.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus levante não somente pregadores, mas também apologetas da Verdade.


  LEITURA SEMANAL
Seg 1Tm 6.10
O cuidado com a ganância.

Ter 1Tm 4.1
A apostasia e a doutrina de demônios.

Qua Tt 3.10
Como lidar com o herege.

Qui Tt 1.11 O problema dos falsos ensinos.

Sex 1Tm 6.1-2
Os deveres dos servos.

Sab 2Tm 2.17-18
Viver sem se desviar da Verdade.


🔑 PONTO-CHAVE:
Os desafios sempre existirão, mas em Cristo triunfaremos.



 Bíblia online
 Bíblia sagrada online



INTRODUÇÃO
As cartas pastorais tem como pano de fundo um momento em que existiam muitas perseguições, falsos mestres ensinando heresias e pessoas que não se sujeitavam ao pastorado de Timóteo e Tito. Aliado a isto, vemos Paulo encorajando seus filhos a perseverarem na sã doutrina.


1 - PROBLEMA DO FALSO EVANGELHO
Uma das estratégias de Satanás é lançar dúvida no coração das pessoas, assim como fez no jardim do Éden com Adão e Eva.
No período apostólico, não foi diferente, através do pseudo evangelho, eram disseminadas inverdades causando danos espirituais a muitos.


1.1.O cuidado com os falsos mestres.
Paulo chega a dizer que alguns querem ser doutores da lei, mas não entendem nem o que dizem e nem mesmo o que afırmam (1Tm 1.7). Já para Tito, Paulo salienta que alguns, por torpe ganância, ensinam o que não convém, (Tt 1.11). Infelizmente, alguns dos dias de hoje, a exemplo da época primitiva, utilizam-se do saber, diploma e notoriedade para ensinarem distorções da Palavra, visando principalmente vantagens financeiras. É imprescindível que tomemos cuidado com tais pessoas, pois, na maioria das vezes, têm uma oratória boa, são apresentáveis, mas no fundo são oportunistas sem compromisso com a Bíblia nem tampouco coma Verdade.


1.2. A sutileza do falso evangelho
Uma das maiores armadilhas de Satanás é distorcer a verdade da Palavra de Deus. No contexto das cartas pastorais, é perceptível um considerável número de pessoas que naufragaram na fé por enveredar pelo caminho das inverdades. Um dos conselhos paulino aos seus filhos e pastores é tomar cuidado com as fábulas e genealogias (1Tm 1.4); e as falácias (Tt 1.10). Infelizmente, esta tendência ocorre em nossos dias e vem camuflada em núcleos educandários de Teologia pela famigerada Teologia da prosperidade e pela Teologia liberal. Esta última tem levado muitos crentes a questionarem doutrinas essenciais tais como a inspiração bíblica.


REFLETINDO
Se o inimigo entrar, muitas vezes, você não vê porque ele usa sapatinho de algodão.
Pr. José Cândido


2 - AS HERESIAS E SEUS PERIGOS
A expressão heresia é derivada do termo grego hairesis, de acordo com o Dicionário Strong significa: 
Dissensões originadas da diversidade de opiniões e objetivos; portanto, uma heresia é algo que apresenta desvios e se opõe frontalmente aos dogmas estabelecidos pela igreja. A heresia é uma semente que Satanás tenta lançar no seio da Igreja para atrapalhar o seu avanço.


2.1.O gnosticismo e seus males
No primeiro século da era cristã, o gnosticismo foi desenvolvido à margem do cristianismo e se caracterizava pelo sincretismo; combinando misticismo com especulação filosófica. Por diversas vezes, Paulo adverte Timóteo e Tito a tomarem cuidado com as fábulas e discussões, cujo objetivo não era trazer entendimento e sim dúvidas e discórdias. O intuído é sempre semear a dúvida. Que venhamos combater tais ensinamentos com a Palavra de Deus. O remédio mais poderoso que temos é a Palavra; Paulo chega a dizer que esta Palavra é fiel e digna de toda a aceitação (1Tm 4.9). Na visão do profeta Jeremias, o Senhor lhe diz que a Sua Palavra é como o fogo e como um martelo que esmiúça a penha (Jr 23.29).


2.2. A teologia dos judaizantes
E perceptível a atuação dos judaizantes querendo implantar suas práticas no seio da igreja. A grosso modo, judaizantes eram pessoas que queriam colocar no Evangelho algumas exigências judaicas; muitas vezes, são citados como "os da circuncisão". Além de defenderem a circuncisão, falavam também sobre a abstinência de certos tipos de alimentos (1Tm 4.3). Em nossos dias, vemos vários elementos e simbolismos distorcidos do judaísmo tomando conta de nossa liturgia, e até mesmo sendo disseminados através das pregações. E necessário ficar atento, pois, na parábola do trigo e do joio, o inimigo semeou o joio na hora que os homens dormiram (Mt 13.25). Assim como Paulo combateu tenazmente tais práticas, urge extirpá-las de nosso meio.


3 - PRIMANDO PELO TESTEMUNHO

Jesus já havia dito que pelos frutos é que se conhece a árvore. No cristianismo, os cristãos precisam mostrar suas boas obras para que o Pai seja glorificado (Mt 5.16). Paulo conclama a Timóteo e Tito a adotarem uma conduta digna de cristão diante de um ambiente hostil.


3.1. Exemplo dos fiéis
Para Timóteo, Paulo pontua a necessidade de ser exemplo dos fiéis na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza (1Tm 4.12). Como líder espiritual, a conduta de Timóteo devia inspirar sua membresia, obtendo assim, o respeito dos santos e da comunidade como autêntico homem de Deus. Sabemos que o testemunho fala mais alto do que qualquer palavra, mormente no ambiente hostil em que vivemos. Que a exemplo de Daniel, as pessoas não encontrem argumentos de acusação que possam macular o nosso testemunho. A maneira como vivemos mostra para as pessoas a veracidade daquilo que cremos, pregamos e defendemos.


3.2. Tito deve ser exemplo em tudo
Paulo, ao aconselhar Tito sobre sua conduta, ressalta como é importante que sejamos exemplo nas boas obras e que, na doutrina, mostremos incorrupção e sinceridade. Além disso, pediu a ele que sua linguagem fosse sã e irrepreensível, para que o adversário não tivesse nada contra a sua vida (Tt 2.7-8). A todo o tempo, nossa vida está sendo monitorada pelo mundo e pelos insubmissos. Os cretenses eram conhecidos por serem mentirosos, por isso, a fala do líder Tito deveria ser ilibada. Que Deus nos dê graça para que sejamos luz em densas trevas e façamos a diferença num mundo sem valores, o qual ama mais a criatura do que o Criador.


CONCLUSÃO
Os desafios enfrentados por Timóteo e Tito mostram o quanto precisamos estar alicerçados na Palavra e sensíveis à voz do Espírito Santo para vencermos.
* Muitos desafios estão diante de nós. 
Vivemos uma crise politica, econômica, financeira entre os poderes legislativo, executivo e judiciário. Em tempos de crise, a Igreja precisa ter serenidade nas tomadas de decisões.

* Apesar dos embates enfrentados pela igreja, ela seguirá vitoriosa, pois sobre ela repousa a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Subsidio Religioso e Filosófico
O gnosticismo foi uma heresia que influenciou muitas pessoas no primeiro século. Sabemos que a estratégia de Satanás sempre foi colocar em dúvida a Palavra de Deus e a pessoa de Cristo. Invalidando uma destas duas doutrinas, a existência do Cristianismo é comprometida. O gnosticismo ataca principalmente a pessoa de Cristo, bem como a ressurreição que, na opinião dos gnósticos foi espiritual e não
física. Outra doutrina bastante difundida por eles é o dualismo cósmico entre espirito (bem) e matéria (mal); por este motivo colocavam em dúvida a natureza humana em Jesus, pois identificava a matéria como maligna.
Também acreditam num redentor que não é humano e que não morreu na cruz. Em seu ponto de vista, este redentor trouxe salvação através do conhecimento após a ressurreição de Cristo. Outro ponto a considerar é que, para eles, a salvação não vem nem pelas obras nem pela fé, mas sim através da gnosis, conhecimento especial. Em nossos dias encontramos várias ramificações dessa corrente tais como, a confissão positiva, meditação e força da mente.
Fonte: Revista Betel Conectar



As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário