INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição: Deus fala com José em sonho
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Ao estabelecer seu plano de aula
Dê especial atenção aos seguintes itens:
Título da aula;
Passagem bíblica;
Introdução do tema;
O andamento do conteúdo;
Conclusão da aula;
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Vídeos aulas:
Fonte e crédito na descrição do vídeo:· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Alessandra Samadello - José no Egito
O sonho de José - Alessandra Samadello
SONHO - ANIMA GOSPEL (Clipe José do Egito )
O MENINO SONHADOR
DEUS É FIEL - YouTube Vídeo para Deus e fiel infantil▶ 3:11 https://www.youtube.com/watch?v=Bd_ORQ9OT7c
De Escravo a Governador - musica infantil
Sonhador Fiel - Léa Mendonça
Clip: Sonho de José
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
- HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.
OBJETIVO
Que o aluno saiba que não podemos perder a fé nas promessas de Deus, pois Ele sempre cumpre a sua Palavra.PONTO CENTRAL
Deus sempre cumpre a sua Palavra no tempo certo.
MEMÓRIA EM AÇÃO:
"(...) Podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas."(Hebreus 10.23b).
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 37-50.
(É bom fazer uma leitura dos capítulos expostos).Gênesis 37-50.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Gênesis 37. 5 - 11
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive:
7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
Você pode usar ramos de trigo seco para ilustrar sua história. Colar num pedaço de EVA ou qualquer papel, e um ficar reto e os outros 11 encurvados assim como foi o sonho. Você encontra em loja de armarinho.
Recursos visuais:
Recursos Visuais:
O palácio pode ser uma caixa de sapatos, encapada com papel pedra ou dourado.
Prisão:
Usar uma caixa de sapatos com a tampa presa à caixa. Encapar a caixa com papel pedra. Cortar um retângulo na tampa da caixa, formando uma abertura. Por dentro da abertura, colar canudinhos de refrigerante formando a grade da prisão. Cortar dois quadradinhos no fundo da caixa e colar canudinhos neles também para formar as janelas da “prisão”. Os personagens devem ser feitos, de preferência, em E.V.A. em tamanho proporcional à “prisão”. Nas fotos abaixo é possível ter uma idéia de como ela deve ser (imagens extraídas do blog da Diva Caldas).
Prisão:
Se usar os cartazes no suporte de isopor, colar varetas (palitos de madeira) para formar uma grade, como na figura ao lado.
Atividades
Recursos visuais:
Recursos visuais:
Recursos Visuais:
O palácio pode ser uma caixa de sapatos, encapada com papel pedra ou dourado.
Prisão:
Usar uma caixa de sapatos com a tampa presa à caixa. Encapar a caixa com papel pedra. Cortar um retângulo na tampa da caixa, formando uma abertura. Por dentro da abertura, colar canudinhos de refrigerante formando a grade da prisão. Cortar dois quadradinhos no fundo da caixa e colar canudinhos neles também para formar as janelas da “prisão”. Os personagens devem ser feitos, de preferência, em E.V.A. em tamanho proporcional à “prisão”. Nas fotos abaixo é possível ter uma idéia de como ela deve ser (imagens extraídas do blog da Diva Caldas).
Prisão:
Se usar os cartazes no suporte de isopor, colar varetas (palitos de madeira) para formar uma grade, como na figura ao lado.
Atividades
Criança de jesus tem energia pra gastar
ATIVIDADE:
PASSA- RESPONDE
Material:
Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música. Preparo: Selecionar perguntas sobre a lição, escreva-as e coloque dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento: Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O último da fila corre, coloca-se na frente, (para a música) tira uma pergunta, lê e responde. O líder espera a criança da outra fila também fazer o mesmo. Depois as duas crianças entregam a caixa ao que está atrás dela na fila, que continuará passando. Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.
Aprendemos com a história de José que apesar de tudo quanto passou viveu, não se deixou contaminar pela raiva ou pela vingança contra seus irmãos. Em vez disso, foi nobre em perdoá-los e reconheceu que tudo que Deus permitiu que acontecesse foi preciso para que chegasse ao Egito e se tornasse governador a fim de livrar o seu próprio povo no tempo oportuno. Por isso, José sempre foi abençoado e próspero, pois temia a Deus desde muito jovem e confiava em seus desígnios acima de qualquer coisa. Seja você também, um “José” desse tempo moderno!
Primários, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Professores. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉Fontes Consultadas:
Créditos: Verônica Araújo
- Editora Responsável pela Revista Primários da Cpad
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Escola Dominical Infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal. aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Amo esse blog, sempre nos ajudando a preparar nossas aulas da EBD, obrigada
ResponderExcluirAmém!
Excluir