8 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 02: Os obreiros Timóteo e Tito

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 02: Os obreiros Timóteo e Tito
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.


PLANO DE AULA
Timóteo era um obreiro jovem (1Tm 4.12), cuja conduta deve ser imitada por nossa juventude. Através das viagens com o apóstolo Paulo, pôde aprender sobre a conduta de um verdadeiro obreiro. Em alguns momentos, vemos Paulo elogiando a conduta de Timóteo; ele o reconhecia como um servo fiel a Deus e desenvolveu por ele tamanho apreço a ponto de chamá-lo de filho amado (1Co 4.17). Timóteo era filho de um lar heterogêneo pai grego e mãe judia); tinha um problema de saúde (1Tm 523), e era jovem. A despeito destes fatores, Paulo levou Timóteo consigo, e vemos o resultado positivo está registrado nas Escrituras. Apesar da divisão cultural que existia dentro da casa de Timóteo, ele foi educado e teve a oportunidade de desenvolver uma fé em Deus, que foi a base para sua vida cristã. O problema de saúde não foi capaz de paralisá-lo; ao contrário, vemos um homem ativo e presente na vida e no ministério do Paulo, sempre disposto a servir e aprender. Por último, vemos um jovem que teve uma oportunidade e aproveitou cada momento ao lado do apóstolo Paulo para ser instruído na verdade. 
Que os incipientes aos ministérios venham a se inspirar também na vida deste jovem obreiro, chamado Timóteo.


Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Cooperadores de Paulo
Objetivo: 
Refletir sobre a importância da liderança e os cooperadores.

Material:
Muitos objetos de tamanhos e pesos variados

Procedimento:
- Entreguem todos os objetos uma pessoa da sala.
- Peçam para que esta pessoa comece a andar. Observem a dificuldade de conduzir todos eles.
- Agora, chamem 02 alunos, que deverão ajudar o colega que está sobrecarregado. Observem esta nova situação: a divisão de algo com os colegas.
- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância do líder necessitar de outros para poder trabalhar de forma exitosa.
- Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns.
Peçam para que 01 aluno levante os braços e quando estiver cansado, 02 colegas devem ajudá-lo, de acordo com o texto bíblico abaixo:
“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
- Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Tito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com
  
Momento do louvor
  
Harpa Cristã: 210


Harpa Cristã: 515




Amado Timóteo - Versão Completa

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!


TEXTO DE REFERÊNCIA:
1Timóteo 1.2
A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Tito 1.4
Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.



VERSÍCULO DO DIA
1Timóteo 3.1
Esta é uma palavra fiel; se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 


OBJETIVOS DA LIÇÃO
-   Perceber a trajetória de cada um no ministério;
  - Compreender a necessidade de ter uma autoridade espiritual;
-   Atentar para os conselhos de Deus dado pela liderança.


VERDADE APLICADA
Tito e Timóteo exemplificam o quanto Paulo se preocupava com seus obreiros.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Clamemos a Deus para que os obreiros continuem fiéis e leais aos seus líderes.


LEITURA SEMANAL
Seg Tt 1.5
Tito, obreiro em Creta.

Ter Gl 2.3
Tito era um gentio (grego).

Oua At 16.1
A mãe de Timóteo era Judia e seu pai, grego.

Qui 2Tm 1.5
Timóteo fora instruído por sua mãe e sua avó.

Sex At 16.3
Timóteo participou da segunda viagem missionária.

Sab At 16.2
Timóteo era homem de bom testemunho.



Bíblia online
Bíblia sagrada online



INTRODUÇÃO
As cartas pastorais tiveram como destinatários os obreiros Timóteo e Tito que, embora jovens, assumiram uma grande responsabilidade em suas respectivas localidades. Paulo tinha um apreço especial por seus obreiros e por isso os instruía nos ensinos do Mestre.


🔑 PONTO-CHAVE:
O ministério precisa ser desenvolvido perto de pessoas idôneas e com autoridade divina.


1 - UM JOVEM OBREIRO CHAMADO TIMÓTEO
A vida de Timóteo é inserida em Atos dos Apóstolos na segunda viagem missionária. O texto diz que seu pai era grego e sua mãe judia (At 16.1); outro fato interessante é que as pessoas em Listra e lcônio davam bom testemunho a respeito de Timóteo (At 16.2).


1.1. A educação de Timóteo
O nome Timóteo, significa "honrando a Deus". Paulo deixa claro que Timóteo tivera uma educação cristã na atmosfera familiar através de sua mãe Eunice e sua avó Lóide (2Tm 1.5). Mesmo o pai sendo grego, a educação da mãe prevaleceu. Os preceitos e os valores implantados em Timóteo, no devido tempo, foram suficientes para que ele se convertesse a Cristo. Indubitavelmente, a vida de Timóteo nos mostra que vale a pena investir na educação cristã de nossos filhos. Apesar de seus pais serem de culturas diferentes, a Palavra de Deus achou espaço no coração de Timóteo para frutificar conforme diz Salomão: Instrui o menino no caminho que deve andar e, até quando envelhecer, não se desviará dele, Pv 22.6.


1.2. A chamada e o ministério de Timóteo
O texto de Atos dos Apóstolos relata que Paulo levou Timóteo consigo na segunda viagem missionária. Mais tarde, veremos que Timóteo é enviado com uma missão para a igreja de Corinto (1Co 4.17), porém não obteve grande êxito. Depois de um tempo, é mandado para Éfeso onde efetua um excelente trabalho para Deus. Em nossa saga ministerial, às vezes temos alguns revezes, mas não podemos desistir. É necessário aprender com os erros e superar, pois, o exercício pastoral exige determinação. Jesus advertiu que aquele que coloca a mão no arado e olha para trás não é apto ao Reino de Deus (Lc 9.62).


🤓 REFLETINDO
E importante que quem receber o chamado se prepare, principalmente, na Palavra e na Oração, pois estes são elementos essenciais de um vocacionado. Bp. Primaz Manoel Ferreira


2. O QUE SABEMOS SOBRE TITO?
Tito era um jovem pregador e as informações de Paulo sobre este jovem são poucas. Tito desfrutou de plena confiança do apóstolo. Este é outro jovem obreiro que serve de paradigma para a geração atual.


2.1. Um jovem transformado
A Bíblia diz que Tito era grego (Gl 2.3), um pagão de nascença e que, até o momento de sua conversão, não tivera contato com o judaísmo, pois não era circuncidado, sendo assim, não se tornou um prosélito. Tito teve a sua vida transformada pelo poder da Palavra de Deus e passou a entender a missão que tinha no desenvolvimento da vida cristã. Tito nos mostra que não é o lugar onde nascemos ou a nossa nacionalidade que vão impedir os propósitos de Deus em nossa vida, mas o que realmente importa é que tenhamos a vida mudada pelo poder do Evangelho a ponto de entender a responsabilidade que temos com a nossa geração.


2.2.Um obreiro dedicado e obediente
O obreiro para se tornar maduro necessita vivenciar a realidade ministerial no cotidiano, além de praticar uma vida piedosa e de obediência ao seu Mestre. A maneira como Paulo fala de Tito a respeito de sua fé e o carinho, ao chamá-lo de verdadeiro filho (Tt 1.3), evidenciam a vida espiritual desenvolvida por Tito. Embora não haja muitas citações acerca de Tito como existe sobre Timóteo, por exemplo, é perceptível, em alguns relatos, sua vida de serviço a Deus através do ministério do Apóstolo Paulo (Gl 2.1-5; 2Co 7.6-16). Aqueles que querem ter um ministério aprovado precisam entender o valor da uma vida de devoção a Deus e aos seus líderes.


3 - A IMPORTÂNCIA DO MESTRE
Analisando a vida de Timóteo e Tito, vemos a grande transformação de Deus em suas vidas a ponto de se tornarem obreiros ainda jovens, desempenhando trabalhos de extrema responsabilidade ao lado do apóstolo Paulo e, posteriormente, sozinhos.


3.1. Um discipulado eficaz
Paulo não somente pregava o Evangelho e implantava igreja, mas também dedicava tempo para discipular seus membros, pois entendia a necessidade de formar pessoas segundo o caráter de Cristo. Em sua segunda viagem missionária, Paulo encontra-se com Timóteo, e o texto bíblico o referencia como discípulo de bom testemunho (At 16.1-2). Outro ponto a observar é que a fé de Timóteo foi desenvolvida pelo excelente trabalho materno, apesar de seu pai ser grego e sua mãe judia. Mesmo diante de um ambiente conturbado, Timóteo conseguiu amadurecer sua fé, a ponto de ser elogiado pelo apóstolo Paulo (2Tm 1.5).


3.2. Pastoreados à distância
Através das cartas pastorais é perceptível o cuidado do apóstolo Paulo com seus jovens obreiros, Timóteo e Tito. Embora os dois sejam responsáveis por seu ministério e por suas ações, existia uma autoridade espiritual que os respaldava. Através do conteúdo das cartas, percebemos a preocupação do apóstolo Paulo com ambos a ponto de aconselhá-los e encorajá-los acerca dos desafios de suas respectivas localidades. Estes jovens nos ensinam que precisamos manter o vínculo com nossos lideres e estar debaixo de sua bênção. Infelizmente, existem muitas pessoas se "divorciando de seus líderes e mestres, achando que estão prontos e que são melhores. Que Deus guarde os nossos corações do mal (Ec 10.4).


CONCLUSÃO
A vida de Timóteo e Tito evidenciam que o Evangelho e a chamada transpõem barreiras geográficas e culturais.
👉 As empresas e os ambientes corporativos estão cada vez mais buscando pessoas qualificadas e, para seu quadro de funcionários, existe um incentivo em graduações e cursos de desenvolvimento. No âmbito ministerial precisamos de um primor maior no que tange ao preparo e a mentoria espiritual.
👉 No desenvolvimento de nossa vida espiritual e ministerial, é necessário que estejamos debaixo de autoridade espiritual e eclesiástica.
Fonte: Revista Betel Conectar

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

   


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário