22 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 04: Cuidando da doutrina

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 04:  Cuidando da doutrina
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise. 
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
Em relação a Bíblia, a Palavra de Deus, cremos na sua inerência, infalibilidade e suficiência para toda a regra de fé e prática. Para nós, zelar pela sã doutrina que se encontra nas Escrituras Sagradas é inegociável. Em tempos de ventos de doutrinas, torna-se urgente, a partir da vida e ministério do apóstolo Paulo, reafirmar o nosso compromisso com a Sã Doutrina na Bíblia, a Palavra de Deus. Busquemos honrar a Bíblia e, ao mesmo tempo, ter a coragem de afirmar e reafirmar as gloriosas e antigas doutrinas das Sagradas Escrituras. Essas doutrinas edificam e sustentam a igreja de Cristo ao longo dos tempos.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Cuidado!
Objetivos:
Enfatizar a importância do verdadeiro pastor e a igreja que zela e guarda a sã doutrina.

Material:
01 venda para os olhos.

Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.

– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam estar atentas se a voz do seu pastor, representa por comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus, onde encontramos a sã doutrina.

– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.

E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

- E, ainda: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Tm 4.16).
Ideia original desconhecida: Uso de uma venda nos olhos
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

Um dos maiores desafios para os cristãos do presente século é que sejamos de fato crentes e obreiros convertidos a despeito de viver numa sociedade dominada pelo consumo; orientada pelo relativismo e pela imposição da inversão dos valores e dos princípios éticos e bíblicos doutrinários. As religiões mundo a fora, assim como as igrejas evangélicas, vivem uma grande crise ética e moral pelos escândalos gerados por seus lideres, e, principalmente, expostos pela mídia. Urge para nós, servos e obreiros fiéis, pregar a verdade. Precisamos proclamar que há valores absolutos, pois, neste mundo onde o relativismo impera, temos que apresentar a linha divisória entre o certo e o errado. A nossa bússola é a Palavra de Deus, e nela que encontramos o remédio para curar a esterilidade existente nas muitas igrejas e suas respectivas lideranças. Devemos observar com diligência para as recomendações bíblicas acerca dos obreiros.
Obreiros são homens de carne e osso, mas homens vocacionados, dos quais deve-se exigir um padrão elevado em toda a sua maneira de viver. É necessário resgatar as doutrinas de cunho bíblico que forjam homens com o caráter de Deus.


👇
O que é doutrina? 
1) Definição: À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo, terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e prática de vida, para a igreja, para seus membros. As doutrinas da Palavra de Deus são santas, divinas, universais e imutáveis. ...

 1Timóteo 4.16
16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

  
Momento do louvor
  
Bom Estarmos Aqui Louvando a Deus - Renascer Praise (HD)




A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM



Harpa Cristã: 306


Harpa Cristã: 322


Harpa Cristã: 505

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
LIÇÃO

TEXTO DE REFERÊNCIA:
1Timóteo 4.13-16
13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.



VERSÍCULO DO DIA
1Timóteo 6.3-4
3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,


OBJETIVOS DA LIÇÃO
-   Entender o que é doutrina nos escritos bíblicos;
-   Mostrar que uma igreja sadia se faz com uma doutrina sadia;
-   Evidenciar uma vida alicerçada na doutrina.


VERDADE APLICADA
É dever de todo cristão zelar pela doutrina bíblica e cristocêntrica.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que possamos viver e defender os ensinamentos de Jesus Cristo, revelados em Sua Palavra.


   LEITURA SEMANAL
Seg Pv 13.14
A doutrina dos sábios é uma fonte de vida.

Ter At 2.42
Perseverando na doutrina dos Apóstolos.

Qua Gl 1.9
Quem anuncia outro evangelho é anátema.

Qui Ap 2.14
A doutrina de Balaão habitava na Igreja de Pérgamo.

Sex Ap 2.15
A Igreja de Pérgamo e a doutrina dos nicolaítas.

Sab 3Jo 10
Como receber os que se desviaram da sã doutrina.


🔑 PONTO-CHAVE:
Uma Igreja forte é uma Igreja embasada nas doutrinas essenciais da fé cristã.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



INTRODUÇÃO
A doutrina é como a coluna vertebral de um corpo; é ela que o sustenta e o mantém firme. 
É justamente na coluna por onde passam os nervos e, se estes se romperem, o corpo perderá as funções essenciais de locomoção; podendo gerar paralisia. Baseando-nos nisto, percebemos o quanto a doutrina é vital na vida da igreja.


1 - QUE É DOUTRINA?
Segundo o dicionário, doutrina pode ser definido como conjunto de princípios que serve de base para um sistema religioso. No âmbito teológico, doutrina são as principais crenças a respeito do cristianismo, tendo como respaldo as Escrituras.


1.1. A Bíblia como fonte de doutrina
As doutrinas cristãs possuem respaldo nas Escrituras e por isto são retiradas da Bíblia Sagrada. Por doutrina, entendemos também que são assuntos que encontramos em dois, três ou mais lugares nas Escrituras. Infelizmente, vivemos dias de muitas inovações e falsos ensinamentos, por isso é necessário reiterar que a doutrina verdadeira tem como fonte as Escrituras. Assim como a igreja primitiva, a igreja hodierna necessita viver na doutrina dos Apóstolos (At 2.42), que consistia principalmente nos ensinos e na vida de Jesus (Lc 24.47) sua liturgia. Um dos segredos do triunfo da igreja primitiva, em meio às perseguições, era viver uma vida baseada nos ensinos apostólicos.


1.2. Vivendo a sã doutrina
O Apóstolo Paulo, em sua missiva, salienta sobre a necessidade de cuidar da sã doutrina e perseverar nela (1Tm 4.16). A verdade implícita neste versículo é que a vida pessoal dos ministros deve ser tão pura quanto a doutrina deles. Não é coerente pregar a doutrina, e não vivê-la em nosso cotidiano. Uma maneira para distinguir o falso mestre do verdadeiro ensinador é a transformação do caráter, pois a verdadeira doutrina faz com que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2Tm 3.17). Os representantes de Deus na terra precisam viver em conformidade com os princípios estabelecidos por Deus e explicitados nas Sagradas Escrituras, pois Elas são o nosso manual de regras de fé e prática.

REFLETINDO
Uma igreja sem doutrina bíblica torna seus membros presas fáceis do modismo da pós-modernidade.
Pr. João Feitosa (In Memoria).


2 - VALOR PEDAGÓGICO DA DOUTRINA
Os ministros de Deus, segundo a visão paulina aos efésios, foram dados para aperfeiçoamento dos santos para a obra do Ministério. Baseado nisto, Paulo não cessa de clamar para que Tito e Timóteo lutassem e perseverassem tanto na pregação, quanto na defesa das doutrinas cristãs.


2.1.A doutrina no desenvolvimento do obreiro

Paulo deixa explícito que o obreiro deve se apresentar a Deus como obreiro aprovado e que maneja bem a Palavra da Verdade (2Tm 2.15). No desenvolvimento de nosso ministério, a sã doutrina gera um caráter à estatura de Cristo; reconhecendo o domínio e a autoridade de Deus sobre a nossa vida e, consequentemente, a autoridade de homens idôneos sobre o nosso ministério. É lamentável ver que, infelizmente, existem obreiros que não tem a sua vida transformada; a exemplo dos filhos de Eli, estão no oficio, mas não conhecem o Senhor (1Sm 2.12). O obreiro forjado na doutrina bíblica escuta a voz de Deus e a obedece. Não se ilude com anuência humana.


2.2. Arraigados nas Escrituras
Em todos os momentos, percebemos Paulo nas epístolas pastorais, recomendando seus destinatários a fugir das questões loucas e sem instrução (2Tm 2.23), a não dar ouvido às fábulas judaicas nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade (Tt 1.14). Os falsos ensinadores se vangloriavam em ficar discutindo suas inverdades, alicerçados em vãs filosofias e mitos culturais, mas Paulo diz que ao servo do Senhor não convém contender, mas estar apto a ensinar e sofrer (2Tm 2.24). E de vital importância que o homem de Deus esteja enraizado nas Escrituras, alimentando-se da seiva e dos nutrientes necessários para a frutificação.


3 - PERSEVERANDO NA DOUTRINA EM DIAS DIFÍCEIS
Nos tempos primitivos, além das heresias, que solapavam as igrejas, havia o fator perseguição através do imperador, mas também a perseguição por parte daqueles que não aceitavam a autoridade escriturística sobre sua vida, opondo-se àqueles que anunciavam a Verdade.


3.1. Pregando em todo o tempo a Verdade
Paulo foi categórico ao dizer que se deve pregar a Palavra a tempo e fora do tempo; repreendendo e exortando com toda a longanimidade e doutrina (2Tm 4.2). O que Paulo queria dizer é que Timóteo deveria proclamar com urgência sendo o momento favorável ou não. Salomão disse que quem observa o vento nunca semeará, e quem olha para as nuvens nunca segará (Ec 11.4). Existem pessoas que são especialistas em procrastinar a pregação do Evangelho, mas a recomendação bíblica nos conclama para a urgência da Mensagem, pois chegará o tempo em que ninguém mais poderá proclamar as boas-novas de Salvação.


3.2. A Verdade sendo deixada de lado
Assim como nos tempos apostólicos, vivemos dias de densas trevas e corrupção, quando as pessoas se recusam a ouvir a Verdade. Paulo orienta Timóteo sobre a chegada de um tempo em que as pessoas não suportariam ouvir a sã doutrina e por isso correriam atrás de mestres que aprovassem suas condutas (2Tm 4.3). A influência dos ditames deste século precisa ser combatida com a pregação das verdades doutrinárias. Se quisermos uma sociedade curada e imunizada contra a corrupção em todos os níveis e aspectos, devemos anunciar e ensinar as verdades eternas de Deus ao homem. Assim como Timóteo e Tito, que venhamos meditar, ler e perseverar nos ensinamentos do Mestre Jesus.


CONCLUSÃO
As doutrinas foram dadas não apenas como identidade para o povo de Deus, mas
também como meio de desenvolvimento do obreiro para o exercício ministerial.
*   A sociedade tem exigido justiça e retidão em todos os níveis e aspectos, mas, segundo os padrões do mundo. Em sua soberba os homens desconsideram os princípios divinamente inspirados que devem reger a sociedade e o indivíduo.
*   A proclamação e o ensino das Escrituras devem ser difundidos a tempo e fora do tempo, pois é o único antídoto contra a corrupção.
Fonte: Revista Betel Conectar

Aplicação
Uma doutrina verdadeira, legada pelo Senhor Jesus Cristo e seus apóstolos. É a nossa herança de fé. É um legado que não podemos abrir mão. É preciso mergulhar nesse legado.

Há um perigo real de corrupção doutrinária. Muitos, infelizmente, dividiram igrejas por causa de modismos e vãos ensinamentos. É preciso não ignorar o perigo de um falso ensinamento.

Finalmente, como Igreja de Cristo, que é “coluna e firmeza da verdade”, devemos perseverar na Sã Doutrina. Aquela doutrina legada pelo Senhor e seus apóstolos.


VÍDEO AULA, ENDEREÇO NA DESCRIÇÃO E CRÉDITO.



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
 
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário