1 de janeiro de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 01: Conhecendo o autor da cartas pastorais

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 01: Conhecendo o autor da cartas pastorais
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA
Professor(a), o início de um novo trimestre é uma ótima e indispensável oportunidade para reavaliar sua atuação em sala de aula. Não tenha medo de se perguntar em que você e sua aula podem melhorar para se tornarem mais atraentes e relevantes. Fuja da mediocridade em todos os sentidos. Você não foi chamado para ser superficial, a superficialidade é inimiga de um professor que busca aprofundamento. Seus alunos esperam muito de você. £m relação aos estudos: leia mais, pesquise mais; seja um rio de águas correntes e cristalinas, não aceite ser um brejo. E no que diz respeito a sua intimidade com Deus em relação à oração e meditação da Palavra: não perca tempo. Mergulhe sem medo de se afogar em Deus. Seja um exemplo de espiritualidade sincera e contagiante.

Neste trimestre teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do apóstolo. Paulo, mais tarde conhecido como o "apóstolo dos gentios”, pois levou a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo às pessoas que não eram de origem judaica. Sua história é intrigante; suas epístolas, edificantes; sua conversão, desconcertante; e seu ministério, contagiante. Vamos caminhar pelos corredores das Escrituras Sagradas em busca de informações a respeito de Paulo e de seus ensinamentos?
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Conhecendo Paulo
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre o Apóstolo Paulo.
Material:
Papel ofício
Palavras digitadas(ver no procedimento)
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:
- Antes da aula:
Coloquem debaixo de cada cadeira, uma tira de papel ofício com as seguintes características do apóstolo Paulo:
Apóstolo
Teólogo
Missionário
Escreveu 13 livros do Novo Testamento
Fundou várias igrejas
Poliglota
Fazia tendas
Judeu
Cidadão romano
Perseguidor antes da conversão
Fariseu
Passou a ser perseguido após a conversão

Durante a aula:

- Escrevam no quadro: Quem sou eu?
- Falem: 
Vamos estudar sobre um personagem muito importante para a história da igreja.
- Falem: 
Nós conhecemos uma pessoa por suas características. As características desse personagem estão fixadas debaixo de cada cadeira. Que tal retirá-las e descobrir a quem se refere?
- Aguardem e peçam para que cada aluno leia a característica; ao final perguntem: Quem sou eu?
Espera-se que os alunos falem que o personagem é o apóstolo Paulo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

  
Momento do louvor
  
Saulo - Linda musica da historia do apostolo Paulo em canção | Genaiene (Voz e Letra)

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
 Atos 9.1-9
1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.


VERSÍCULO DO DIA
   Atos 9.15-16
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, por que este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome.


Bíblia online
Bíblia sagrada online


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Perceber o propósito de Deus na vida de Paulo;
*   Entender o valor de Paulo na História cristã;
Conhecer os pormenores da vida deste herói da fé.


VERDADE APLICADA
Paulo teve a sua vida devotada inteiramente a Deus.


MOMENTO DE ORACÃO
Oremos para que Deus levante homens que amem ensinar e evangelizar assim como o Apóstolo Paulo.


LEITURA SEMANAL
Seg At 9.29 
O perseguidor se tornou perseguido.

Ter At 26.19 
Não foi desobediente a visão celestial.

Qua 2Co 11.24-25
 Sofreu por amor a Cristo.

Qui Ef 1.1 
Apóstolo pela vontade de Deus.

Sex Gl 6.17 
Trazia em seu corpo as marcas de Cristo.

Sab 2Tm 4.6-8 
Um homem de convicções.


INTRODUÇÃO
As Epístolas pastorais foram escritas pelo Apóstolo Paulo, um dos homens escolhidos por Deus para levar o Evangelho aos gentios. Aos olhos humanos, talvez Paulo fosse o último da lista, mas Deus se revelou a ele de forma sobrenatural.


🔑 PONTO-CHAVE:
Deus mostra a Sua glória ao transformar o perseguidor em perseguido.


1 - QUEM ERA PAULO
Sabemos pelas Escrituras que o seu nome era Saulo e também era um fariseu, e que tinha ódio dos cristãos. Em Atos dos Apóstolos, está escrito que Saulo era natural de Tarso da Cilícia e que fora criado
aos pés de Gamaliel; O texto ainda diz que era um homem zeloso da Lei (At 22.3).


1.1. Um perseguidor ferrenho
Saulo era um perseguidor do cristianismo. Enraizado no judaísmo e convicto da Lei, este homem afligia a igreja, entrando nas casas, arrastando homens e mulheres e os encerrava em prisões (At 8.3). Há um dos eventos do NT em que vemos Saulo consentindo na morte de um cristão, este fato é encontrado em Atos 7.56-58, que narra o martírio de Estevão enquanto pregava a poderosa Palavra de Deus. O intuito de Saulo era exterminar os cristãos; para legitimar suas ações, ele possuía cartas que lhe davam autoridade para prender qualquer um que fizesse parte do cristianismo, que, em sua opinião, era uma seita (At 9.2). Em Atos 26.10-11, percebemos o quanto Saulo era cruel na perseguição aos cristãos.


1.2. A conversão de Saulo
A conversão de Saulo é narrada por Lucas em Atos 9. O plano de Saulo era prender o maior número de cristãos e assim colocar fim na mensagem cristã; porém os planos de Deus eram outros. A conversão de
Saulo foi marcada por uma manifestação sobrenatural e convincente do Cristo ressurreto. Através do diálogo entre Saulo e o próprio Jesus, todos os argumentos que Saulo tinha foram substituídos pelas verdades de Jesus Cristo. Após ficar três dias sem enxergar, comer e beber, Deus envia Ananias para orar por Saulo. O relato bíblico de Atos 9.18, diz que Saulo recuperou a visão e foi batizado.


🤓 REFLETINDO
Quando nos convertemos a Cristo, nos tornamos úteis para o Seu Reino. Bispo Abner Ferreira.


2 - PAULO COMO UM VASO ESCOLHIDO
Quando Ananias diz para Deus que Saulo era um perseguidor da Igreja, Deus revela para Ananias que, daquele momento em diante, Paulo padeceria pelo Evangelho, pois nos desígnios de Deus, Paulo era um vaso escolhido para uma grande obra.


2.1. Um Missionário por excelência
Paulo, após seu encontro com Cristo a caminho de Damasco, decide usar a sua vida com total entrega e disposição. Ele está determinado a cumprir o IDE de Jesus integralmente. Em Atos 13, vemos o Espírito Santo escolhendo Paulo para a obra de Missões. No decorrer de todo o livro de Atos, o que se vê é este Apóstolo sofrendo naufrágios, sendo açoitado, preso e, mesmo assim, não deixa de pregar as verdades do Cristianismo. Através de três viagens missionárias, Paulo estabeleceu diversos trabalhos em muitos lugares. Ele mesmo disse que em nada tinha sua vida por preciosa, pois seu objetivo era ver o ministério que Deus havia confiado a ele ser completado (At 20.24). Paulo nos ensina que a nossa vida precisa cumprir um propósito bem maior que os nossos sonhos e conquistas; precisamos cumprir os propósitos de Deus.


2.2. O teólogo da igreja primitiva
Indubitavelmente, a contribuição de Paulo para a edificação da igreja primitiva bem como para os escritos que comporiam o cânon sagrado é de grande relevância. Além de escrever as Epístolas Pastorais endereçadas a Timóteo e Tito existem também outras cartas endereçadas a diversas localidades com o intuito de fortalecer, encorajar, ensinar e abalizar os irmãos para a defesa da fé cristã. Vale salientar que algumas cartas foram escritas de dentro da prisão, pois Paulo sabia da importância do ensinamento para os irmãos. A formação acadêmica de Paulo foi usada no exercício da vocação. Que, a
exemplo de Paulo, nossos dons e talentos sejam usados para desempenhar o propósito de Deus em nossa vida.


3 - APOSTOLADO DE PAULO
Paulo é categórico ao dizer que era Apóstolo pela vontade de Deus (Ef 1.1). Sabemos que a conversão e a vida de Paulo passam pelo plano divino, pois diante das leis estabelecidas pelos homens seria impossível Paulo ser Apóstolo e alcançar tamanho êxito no exercício de sua vocação.


3.1. Paulo, Apóstolo segundo Cristo
A palavra Apóstolo é a junção de apostello, que significa "enviado da parte de". No sentido etimológico, era alguém enviado por Cristo para uma missão. No período do cristianismo primitivo, a exigência básica para ser um apóstolo era, conforme Paulo, ter visto o Cristo ressurreto e ser comissionado por Ele (1Co 9.1; 1Co 15.5-9). Diante de sua conversão, quando ele viu o próprio Cristo e a profecia de Ananias comissionando-o para a obra, observamos o agir de Deus em seu apostolado. Olhando os relatos da História Neotestamentária, Paulo realmente foi um vaso escolhido por Deus.


3.2. Um mártir do Evangelho
No momento do chamado de Paulo, Jesus diz que lhe mostrará o quanto deverá padecer pelo Seu nome (At 9.16). Paulo chega a relatar que trazia em seu corpo as marcas de Cristo (Gl 6.17); e que estava crucificado com Cristo (Gl 2.20). No relato em defesa de seu apostolado, ele enumera que três vezes foi açoitado com varas e apedrejado; viveu sob iminente perigo e foi traído por falsos irmãos. E, para completar, recebeu dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um (2Co 11.24-27). Aquele que um dia ajudou a apedrejar Estevão, agora estava numa masmorra esperando o momento em que seu corpo seria oferecido como libação a Deus (2Tm 4.6). Segundo a tradição cristã, Paulo foi decapitado no ano 65 d.C. Que nós, do presente século, venhamos a ter convicção e ardor paulinos na propagação do Evangelho.


CONCLUSÃO
A vida do Apóstolo Paulo nos mostra o poder de Deus em transformar pessoas que não simpatizam com o Evangelho, ao ponto de fazê-las mártires desta nobre causa.
👉  Contemplamos, nestes últimos dias, a morte de diversos cristãos pelo Taleban no Afeganistão. É necessário compreender que, muitas vezes, pregar a Cristo, implica em perder a própria vida.
👉  A vida de um cristão precisa ser vivida de maneira a cumprir os propósitos de Deus, mesmo que para isto precisemos morrer.


  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Paulo foi um homem que Deus usou tremendamente na propagação do Evangelho. Paulo tinha visão missionária, ele não apenas falava de missões, mas as vivenciava profundamente. Paulo, como ele mesmo se expressa em Rm 15.20: "me esforcei por anunciar o Evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio". Paulo anunciava o Evangelho nas regiões mais remotas da terra e sempre visava os lugares de densas trevas espirituais. Neste intento, empreendeu e realizou três viagens missionárias passando por Antioquia da Psidia, Listra, Trôade, Filipos e Tessalônica, que foram colônias romanas ligadas entre si por estradas romanas; também passou por Pafos, que era capital de Chipre, Atenas, Corinto. Evangelizou Atica e Acaia que, por conseguinte, eram centros da administração romana; passou também por cidades como Salamina, Atália, Pérgamo, Neápolis, Éfeso e Censaréia, que eram cidades portuárias.
Fonte: Revista Betel Conectar.



Refletindo
1. Qual era a profissão de Paulo?
Construtor de Tendas.


2. Como podemos classificar Paulo antes de sua conversão, no que diz respeito aos primeiros seguidores de Jesus?

Um intolerante extremista religioso.


3. Quantas cartas são de autoria do apóstolo Paulo?
Treze cartas, também chamadas de epístolas.


Paulo foi um herói da fé; um homem que combateu o bom combate, encerrou a carreira e guardou fé.

   
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Um comentário: