Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição: Noé e o dilúvio
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Ao estabelecer seu plano de aula
Dê especial atenção aos seguintes itens:
Título da aula;
Passagem bíblica;
Introdução do tema;
O andamento do conteúdo;
Conclusão da aula;
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Um Homem Legal | DVD A Arca de Noé | Crianças Diante do Trono
Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono.
A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças.
Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio.
As crianças precisam entender isso no contexto de um Deus amoroso: renovar a face da Terra, retirando dela a maldade e salvando Aqueles que quisessem fazer sua vontade amável. Não é só mais uma história bonitinha, é uma verdade que prepara para a salvação. Na verdade essa história remete para uma outra verdade bíblica: A segunda volta de Jesus a este mundo. Se entenderem bem a história de Noé, as crianças facilmente entenderão porquê Jesus em breve virá nos buscar.
Missão de amor (Cântico Cristão Infantil)
MISSIONARIOZINHO - 3PALAVRINHAS
Obedecer - Diante do Trono Crianças
Sandrinha - A Arca
Toc-toc martelinho
Aline Barros & Cia 3 - Arca de noé
O Diluvio Cristina Mel
el
Cristina Mel - Canção da bicharada
A arca
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Dedoche para a História
Delinear os dias que antecederam ao Dilúvio e o exemplo de fé apresentado por Noé.
É hora do versículo:
Memorizando
"E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado"(Gênesis 6.22).
Brincadeira
Seu Noé posso ir?
Material:
Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras.
Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.
Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:Gênesis Capitulo 6
Gênesis Capitulo 7
Gênesis Capitulo 8
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Arca de Noé:
TRABALHO MANUAL - ANIMAIS DIVERSOS COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO
Que tal preparar esses bichinhos com Rolinhos de Papel Higiênico para te auxiliar na Lição Bíblica.
Encontrei os moldes pequenos, mas você pode ampliá-los e ajustar ao tamanho proporcional ao rolinho sem grandes problemas.
Recursos visuais
Clicar nas imagens para ampliar e salvar
Recursos visuais:
Mais Recursos visuais:
Recursos de Noé
Recursos visuais:
– Arca de papelão
Ideias para o ensino:
– Arca de papelão
Esta ideia é tão genial que dá tempo de você praticar...
A arca foi feita com uma caixa de papelão grande com uma pequena em cima telhado com papel micro ondulado, a arca foi feita em papel cartão, onde foi cortada a porta e círculos para fazer as janelas, por dentro foram feitas divisões de papelão para colocar os animais.
Para os animais foram usados rolinhos de papel higiênico cortados ao meio e colados o papel cartão e para a frente e costas dos animais foram feitos em EVA, molde retirados da net.
Para os personagens Noé e sua esposa foram usados garrafinhas, bolinhas de isopor, tecidos e pelúcia para os cabelos o mesmo pode ser feito para os filhos de Noé e suas esposas ou usar os personagens que já tiver.
A arca foi feita com uma caixa de papelão grande com uma pequena em cima telhado com papel micro ondulado, a arca foi feita em papel cartão, onde foi cortada a porta e círculos para fazer as janelas, por dentro foram feitas divisões de papelão para colocar os animais.
Para os animais foram usados rolinhos de papel higiênico cortados ao meio e colados o papel cartão e para a frente e costas dos animais foram feitos em EVA, molde retirados da net.
Para os personagens Noé e sua esposa foram usados garrafinhas, bolinhas de isopor, tecidos e pelúcia para os cabelos o mesmo pode ser feito para os filhos de Noé e suas esposas ou usar os personagens que já tiver.
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
APLICAÇÃO:
Mostrar a importância da obediência a Deus.Conversando sobre como Noé, no meio desse mundo mau, era amigo de Deus, gostava de fazer o bem e cuidava com amor de sua família. Por isso Deus os escolheu para uma grande missão: construir um grande barco, a arca, e chamar todas as pessoas para entrarem lá. As pessoas não ouviam Noé porque nunca tinham visto chuva em suas vidas, e achavam que Noé estava louco. Elas riam dele, e continuaram fazendo maldades, sem ouvir a voz de Deus. Noé teve um trabalhão, mesmo assim não desistiu.
Cada dia ele fazia sua parte e pregava:
"Arrependam-se de suas maldades! Sejam bons como Deus quer e entrem na arca para se salvar da grande chuva".
Pegamos ferramentas e fomos todos ajudar Noé a construir a arca.
As ferramentas podem ser encontradas em lojas de brinquedos importados, martelinhos e serrotes de plástico.
As ferramentas podem ser encontradas em lojas de brinquedos importados, martelinhos e serrotes de plástico.
Há também uns conjuntos vendidos em lojas de artigos para festas infantis, para ser colocado em sacolinhas como lembrança, mais baratos ainda.
Oração:
Lembre as crianças que Noé era obediente.
Ore para que Deus as ajude a obedecer a Ele sempre. Peça que elas repitam a oração.
O arco-íris foi "provavelmente um fenômeno novo, devido às mudanças nas formações de nuvens e nas condições atmosféricos em geral depois do dilúvio. O arco-íris serve como um sinal da aliança feito por Deus com Noé, um compromisso de nunca mais enviar contra a humanidade um dilúvio universalmente destrutivo
Brincadeira para chamar a atenção sobre a arca de Noé.
Pegue gravuras com nomes de bichinhos e cada momento chame uma criança, ela pega uma gravura qualquer dentro da bolsinha e imitar o bichinho para as outras crianças descobrirem o que ela estava imitando. Para tornar o jogo interessante só vai afrente quem acerta, e para dar chance as outras criança só pode ir uma vez e depois a criança que acerta o bichinho pode escolher alguém que ainda não tenha ido a frente para brincar. Dinâmica do Coração Sujo:
Utilize um exemplo prático: Pegue uma metade de uma garrafa pet transparente e coloque água dentro dela e fala que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. Então pegue um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloque algumas gotas na água enquanto fala do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e pergunte para as crianças o que mais era o pecado? Então a água fica preta. Faça isto quando fala que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.
Utilize um exemplo prático: Pegue uma metade de uma garrafa pet transparente e coloque água dentro dela e fala que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. Então pegue um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloque algumas gotas na água enquanto fala do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e pergunte para as crianças o que mais era o pecado? Então a água fica preta. Faça isto quando fala que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.
No final fala que Noé agradeceu a Deus e que a arca havia sido o seu lugar de salvação, fale que Jesus é o nosso lugar de salvação. Neste momento pegue um vidrinho que tenha desenhado um coração nele com papel color set vermelho, e com água sanitária dentro, e fale que Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. E enquanto fala de Jesus derrame a água sanitária na água suja de iodo, e fale do amor de Deus por nós, que Jesus morreu por nos amar, e somente Ele, pois nunca pecou, poderia nos tornar de novo a semelhança de Deus. A água então ficou limpa e fale que quando aceitamos Jesus podemos ter comunhão com Deus. Mas às vezes iremos pecar, mas temos que pedir sempre a Jesus o seu perdão, porque Deus quer que vençamos o pecado, para isto temos que orar sempre, ir a igreja, e ler a Bíblia todos os dias. Neste momento podemos então perguntar: Você gostaria de aceitar Jesus na sua vida? Você reconhece que precisa dEle? Então repita comigo esta oração: Senhor Jesus eu sei que sou pecador, e sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. Perdoa os meus pecados, me limpa e me purifica de todo mal, pois quero o Senhor como o meu Senhor e salvador, eu te recebo e entrego a ti a minha vida. Em teu nome Jesus, amém!
Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!
Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!
Lembrancinha:
Fazer uma Arca pequena de Eva ou cartolina e colar o versículo do dia, ou fazer dedoches para a garotada...
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Atividades ei
https://blogtiale.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://2.bp.blogspot.com
http://4.bp.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
missionariatiaso.blogspot.com
ebiblicadominical.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário