Deus é um Deus que prova as nossas emoções. O que a palavra “prova” significa neste contexto? Significa colocar à prova até ser purificado. Há pouco tempo, eu estava orando e Deus me disse: Adália vou colocar sua emoções à prova”. Nunca tinha ouvido nada assim. Seis meses depois, de repente eu parecia um bagaço emocional. Chorava sem motivo. Tudo afetava os meus sentimentos. Eu me perguntei, Qual é o problema? O que está acontecendo?
Foi então que o Senhor me lembrou do que havia me dito antes: “Vou colocar suas emoções à prova”. Ele me guiou ao Salmo 7:9 e Apocalipse 2:23 e me ajudou a entender o que estava fazendo para o meu próprio bem. Não importa quem você seja, haverá períodos na vida nos quais vai se sentir mais emotivo do que de costume. Talvez você acorde uma manhã e se sinta arrasado e com vontade de chorar sem nenhum motivo. Nesses períodos você precisa ter cuidado porque seus sentimentos serão feridos com muita facilidade.
Houve momentos em minha vida em que fui para a cama orando, sentindo-me maravilhosamente bem, e acordei no dia seguinte como se tivesse passado a noite comendo pregos! O que devemos fazer quando começamos a nos sentir assim? Em primeiro lugar, deveríamos não cair em condenação. Em segundo lugar, não deveríamos sequer tentar entender o que está acontecendo. Deveríamos apenas dizer a nós mesmos: “Este é um daqueles períodos em que as minhas emoções estão sendo postas à prova. Vou confiar em Deus e aprender a controlá-las”.
Como você vai aprender a se controlar emocionalmente a não ser que Deus lhe permita passar por alguns períodos de prova? Se o Senhor não permitir que tais coisas nos sucedam, nunca iremos aprender a lidar com Satanás quando ele nos atacar com elas – coisa que ele fará mais cedo ou mais tarde. Períodos de provação são períodos de aprendizado.