lava-pesAs constantes atualizações do texto bíblico são oportunas, porém, em alguns casos, desaparecem com palavras e expressões que já estavam no vocabulário corrente cristão. Tais atualizações obrigam também os autores de dicionários e livros a lançarem edições atualizadas de seus textos. Isso tudo é o de menos. O que particularmente me preocupa é o desaparecimento de palavras que expressam com exatidão o texto original. Simplificando-se em excesso corre-se o risco de algumas ideias serem perdidas no meio do caminho. Mas isso é conversa extensa, que merece bastante espaço.
Hoje, gostaria de destacar o sumiço da expressão teológica “mandamentos recíprocos”, que muito se usou no passado e hoje é pouco compreendida. Ela surgiu a partir da percepção de que muitos versículos bíblicos continham em comum a expressão “uns aos outros”. Pelo fato de que nenhum deles sugere a atitude, mas, ordena, sempre foram interpretados como “mandamentos” e “recíprocos” porque são reflexivos. Infelizmente, a expressão “uns aos outros” tem sido substituída por “mutuamente” e outras formas de dizer. Isso, todavia, não invalida a obrigatoriedade da ação descrita nos versículos.
mandamentos recíprocos que ensinam a melhor forma de agir uns com os outros. Todos devemos: lavar os pés uns dos outros (João 13.14), amar uns aos outros (João 13.34), não falar mal uns dos outros (Tiago 4.11), não queixarmos uns dos outros (Tiago 5.9), orar uns pelos outros (Tiago 5.16), ser hospitaleiro uns com os outros (1 Pedro 4.9), preferir em honra uns aos outros (Romanos 12.10), deixar de julgar uns aos outros (Romanos 14.13), aceitar uns aos outros (Romanos 15.7), admoestar uns aos outros (Romanos 15.14), saudar uns aos outros com beijo santo (Romanos 16.16), cuidar uns dos outros (1 Coríntios 12.25), servir uns aos outros (Gálatas 5.13), não destruir uns aos outros (Gálatas 5.15), não provocarmos e nem ter inveja uns dos outros (Gálatas 5.26), levar as cargas uns dos outros (Gálatas 6.2), suportar uns aos outros (Efésios 4.2), ser benignos uns com os outros (Efésios 4.32), perdoar uns aos outros (Efésios 4.32), sujeitar uns aos outros (Efésios 5.21), não mentir uns aos outros (Colossenses 3.9,10), instruir e aconselhar uns aos outros (Colossenses 3.16), edificar uns aos outros (1 Tessalonicenses 5.11) e encorajar uns aos outros (Hebreus 3.13).
O cristão que realmente deseja colocar a sua vida social em dia terá que exercitar todos esses mandamentos. Viver e atuar no mundo ao nosso redor apenas “socialmente”, como se diz por aí, não tem valor algum, é atitude inútil e passageira.
Para colocar a casa em ordem de fato não basta colocar as visitas em dia, mas, a partir de hoje (já, imediatamente, agora), praticar esses mandamentos todos os dias da sua vida. Faça uma lista com eles e coloque à vista na sua casa para nunca mais se esquecer. Faça uma cópia e coloque dentro da sua Bíblia para, de vez em quando, dar uma lida.
Coloque a sua CASA em dia e você receberá muitas bênçãos de Deus por causa disso. “Meu filho, não te esqueças da minha instrução, e guarda os meus mandamentos no teu coração; porque eles te darão longevidade e anos de vida e paz” (Provérbios 3.1,2).