Deus fala conosco de diversas maneiras. Muitas pessoas acham que não ouvem a Deus porque estão buscando uma manifestação sobrenatural que simplesmente não acontece. A maior parte do tempo, Deus fala através de uma voz mansa e delicada no nosso íntimo que nos parece bem natural. Deus diz que somos as Suas ovelhas e que Ele é o nosso Pastor, e que as Suas ovelhas conhecem a Sua voz (ver João 10:1-5).
Ele talvez fale conosco através da natureza, como fez comigo poucos dias depois de eu ter recebido o batismo do Espírito Santo. Passei por um campo cheio de ervas daninhas, e no meio de tudo aquilo havia uns dois ou três pontos cheios de lindas flores. Recebi uma mensagem de Deus sobre por que as flores podem crescer no meio das ervas daninhas, e como as coisas acontecem em nossas vidas quando estamos no meio de dificuldades e provações.
Durante todos os anos que tenho ouvido a voz de Deus, tive apenas uma visão, e talvez quatro ou cinco sonhos proféticos. Não estou menosprezando o fato de que Deus fala com algumas pessoas através de vários sonhos e visões; mas a maior parte das vezes, Ele simplesmente enche os meus pensamentos e os confirma com a Sua Palavra escrita. Ele me dá paz, e eu tento seguir a Sua sabedoria.
Precisamos discernir a voz de Deus cuidadosamente, mas não temos que espiritualizar o fato de ouvirmos a Deus. Não é tão difícil como algumas pessoas pensam. Se Deus tiver algo a dizer, Ele sabe como se comunicar. É nossa responsabilidade simplesmente ouvir com a expectativa e colocar o que ouvimos à prova para ver se sentimos paz sobre isso em nosso interior.