16 de outubro de 2013

Estudos Bíblicos: Conhecendo as bases do crescimento

 1ª parte

Conhecendo as bases do crescimento - 1ª parte

















Fomos chamados para crescer, multiplicar e frutificar (Gn 1:26-28). Chegou o tempo do crescimento e Deus quer nos ensinar todas as estratégias, para que possamos crescer de forma organizada e produtiva, porque Deus abomina a desorganização e não abençoa projetos desorganizados. É na organização que vem a excelência e a prosperidade.
Quando não estamos preparados para o crescimento, vem a desordem. Por isso, o Senhor quer que tenhamos nossos planos. Tem gente que deseja o crescimento, que haja uma multiplicação, mas não estão planejados para isso, Você sabe se tem uma liderança frutífera. Deus quer nos ensinar as táticas para um crescimento com ótimos resultados. Para este crescimento acontecer, temos que conhecer as bases.
Para quê fomos chamados? Para gerar discípulos. Todos! Jesus, antes de morrer, ensinou como fazer isso. Após a ressurreição, continua falando e lembrando de tudo quanto havia ensinado (Jo 14:26 e 16:26). A última palavra de Jesus na terra, quando estava sendo elevado aos céus, foi a ordem para fazermos discípulos de todas as nações. Nós já fomos chamados por Deus para fazer discípulos; todos os que crêem foram chamados para isso.
A qualidade dos discípulos - Jesus é o modelo do discipulado permanente, seguro, firme, vivo, eficaz, de resultados. E ele nos ensinou o modelo e a base de se gerar discípulos em João 15 e 17, dizendo que nos daria uma qualidade para gerarmos discípulos no nível que nenhum deles iria se perder. Quando ele orou sobre isso, disse: "Pai, eu oro por cada um deles, porque o Senhor nos entregou. Porém, nenhum deles se perdeu".
Em João 15 Jesus ensina como um líder pode ser frutífero e que nossos discípulos seriam permanentes e não seriam oscilantes, não ficariam andando de um lugar para o outro. Alguns discípulos ficam confusos, porque não sabem se submeter, não têm o caráter tratado, têm um vazio na alma e ficam procurando algo para se preencher. Jesus nos convocou e nos chamou de frutíferos, e os nossos frutos seriam permanentes.
O exemplo de Salomão - Há um homem admirável na Bíblia, enquanto soube trabalhar o seu testemunho: Salomão. Este rei foi um exemplo de liderança, discipulado e diplomacia. Ele conseguiu aproximar os reinos e fez o seu reino conhecido e reconhecido como um reino de prosperidade. A rainha de Sabá levou presentes a Salomão, e voltou com muito mais do que levou, porque voltou com sabedoria e estratégias de como governar um povo.
Observe esta passagem bíblica:
"E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?Então, Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá. Assim, Salomão veio a Jerusalém, do alto que estava em Gibeom, de diante da tenda da congregação; e reinou sobre Israel." (II Cr 1:6-13)
É isso que Deus vai derramar sobre nós: sabedoria, conhecimento e estratégia para liderarmos sobre um povo. Esta é a fórmula para trabalharmos de maneira organizada, conhecendo a base do crescimento, não fazendo crescimento aleatório.
O estigma de Salomão - Salomão, considerado o homem mais sábio do mundo, só tinha referências de imaturidade, inexperiência e incapacidade até que fizesse o pedido por sabedoria. Davi, seu pai, falou para toda a congregação que Salomão era muito moço. Este jovem guardou isso no coração e, depois que o pai morreu, teve que assumir o reinado. Como Salomão iria comandar o povo, uma multidão como o pó da terra? Só tinha um jeito: conhecendo as bases do crescimento.
Bases humanas X bases divinas
Geralmente, queremos construir a nossa própria base. Como vamos ter êxito assim? Por isso, Deus colocou referenciais para que possamos segui-los, para serem modelos em nossas vidas. Duas coisas aparecem aqui:
Conhecer os princípios da casa do pai.
Salomão começou a pesquisar de que forma seu pai agradava a Deus. Infelizmente, muitos de nós não podemos buscar isso de nossos pais. Davi teve muitos momentos ruins, mas, por todos estes momentos, ele pagou, houve arrependimento e o Senhor o restituiu. Salomão resolveu buscar os princípios da casa do seu pai.
Honrar os princípios de um servo de Deus.
Salomão honrou todos os aspectos em que seu pai foi exemplo. Ele deu continuidade ao histórico honroso de Davi. Se há um líder sobre nós, devemos dar continuidade à obra desse líder, honrando-o.
Conhecendo as bases do crescimento - Salomão sabia que precisava de uma unção diferente, que estava retratada nestes dois princípios, para conhecer a base do crescimento. Como? Simples:
1) Sendo homens e mulheres de aliança.
Salomão passou a noite entregando holocaustos ao Senhor, com os sacerdotes. Foram mil oferendas. Depois disso, Deus o visitou e Salomão aproveitou e pediu algo que anulasse toda a referência que testificava contra ele. Este homem fez uma aliança com Deus, oferecendo holocaustos pelo propósito de seu ministério e colocando sua vida no altar de Deus. Ele mesmo estava no altar, presenciando o que estava sendo ofertado ao Senhor. Este é o primeiro passo para um crescimento correto: fazer aliança com Deus. Quem quiser ter sucesso, faça como Salomão, oferte especificamente por isso. Renove sua aliança e peça para Deus falar poderosamente sobre toda a sua vida e tudo o que você possui, como fez com Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário