15 de outubro de 2013

Bom, sonhar não custa nada. Que nosso sonho seja sempre um ardente desejo de intimidade com Deus.

O jardim da Intimidade


O jardim da Intimidade

O jardim sempre constituiu uma parte importante na cultura do oriente, assim como um lugar agradável e de repouso em todas as gerações. A Palavra de Deus descreve frequentemente o jardim como um lugar fechado ou murado com vegetação e água, sombra e silêncio, beleza e utilidade. Um local aprazível para o encontro de amigos (João 18:1-2), fonte de provisão de alimentos (Amós 9:14).
O Senhor escolheu o jardim para ser o primeiro lar de Adão e Eva (Gênesis 2:4-17).
Em Gn 3:8 diz que o Senhor se encontrava com o homem na viração do dia, talvez para saber como tinha sido seu dia ali no paraíso, um encontro de amigos. Deus sem dúvida era o melhor amigo de Adão, ali eles conversavam e creio que davam boas gargalhadas, trocavam elogios, trocavam informações e muito carinho.
Isso é intimidade, isso seria ter vida com Deus, andar com Deus. Ele criou o ambiente, Adão com sua inocência deu oportunidade para Ele se aproximar, sem sentimentos de troca, sem interesse no que Ele poderia oferecer, não pensou nas bênçãos mas no abençoador.
Hoje temos de certa forma aprendido que ter intimidade com Deus é tão somente ter as benção de Deus, temos aprendido a exigir de Deus o que pensamos nos pertencer, de fato somos co-herdeiros de Deus, mas o que Deus quer nos dar é maior do que alguns carros, mansões, bons empregos, não se resume a isso Ele tem muito mais para nos oferecer a começar por sua presença. Maior do que qualquer casa é o esconderijo de sua presença (Sl 91:1) ali encontramos descanso, melhor do que muitos carros são as asas que nos acolhem (Sl 91:4) Ele nos dá real segurança.
Naquele jardim maravilhoso o homem passou momentos de grande intimidade com Deus, mas graças a uma condição que ele viveu por um determinado tempo que foi a pureza, ou santidade uma condição que nos aproxima de Deus na verdade a única condição que nos permite ter intimidade com Deus (Hb 12:14). O homem que busca intimidade com Deus deve se afastar do pecado, das coisas do mundo, em outras palavras para ser amigo de Deus tem que ser inimigo do mundo (de seus incentivos carnais) (Tg 4:4).
O homem por si não pode produzir santidade por isso o sábio pregador João Wesley disse em um de seus sermões:
__ “Creio que a santidade é a vida de Deus no homem...”
Mas em meio tanta intimidade o pecado achou lugar e afastou o Criador de sua mais amada criação (Gn 3:23) isso quer dizer que nada nos impede de sermos tentados, a tentação prova nossa fidelidade a Deus (Dt 8:2). Sabe o que chama a atenção nessa linda história de amor? Deus não destruiu o homem e nem o jardim (lugar da intimidade) mas entregou o seu único Filho por nós (João 3:16) dando a maior prova de amor que a humanidade já viu. Quanto ao jardim ele guardou muito bem guardado (Gn 3:24).
Creio ardentemente que retornaremos ao jardim e participaremos do fruto da vida eterna (Ap 2:7). Em breve ouviremos o som das trombetas e em um piscar de olhos estaremos na glória com o Senhor e talvez em meio a tanta comunhão um anjo venha e diga:
__ “Senhor a mesa para a ceia está posta.”
Talvez o Senhor diga:
__ “Ótimo mas só depois que voltarmos a um lugar que tenho esperado a muito tempo para voltar com meus amigos, um lugar que plantei e sonhei em viver eternamente com meus amados. Vamos ao jardim.”
Bom, sonhar não custa nada. Que nosso sonho seja sempre um ardente desejo de intimidade com Deus.
Quando terminar de ler esse pequeno artigo feche os olhos, peça perdão a Deus por seus erros e depois diga a Ele como sente falta dos momentos de conversa nas madrugadas, das risadas no meio da rua sem explicação e das lágrimas rolando em seu rosto ao ler a Palavra que liberta . Ou apenas diga em alto e bom som:
__ Senhor vamos voltar ao jardim da intimidade!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário