23 de outubro de 2020

Lição 04: A ética cristã nos relacionamentos: Conectar+ Jovens

Textos de Referência.
Salmos 133. 1-3


1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.




Versículo do dia
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12.10


Bíblia online
Bíblia sagrada online




Verdade aplicada
Os relacionamentos devem ser regidos pelo amor, respeito e limites com os nossos semelhantes.



Objetivos da Lição
- Explicar que fomos chamados para viver em comunidade;
- Esclarecer que Cristo nos chamou para ter comunhão;
- Conscientizar de que precisamos exercitar o perdão.



Introdução
Deus criou os seres humanos para que eles pudessem se relacionar; e muitas vezes acontecem conflitos, pois cada um de nós constitui-se em um ser único na maneira de viver e pensar. O relacionamento se torna complicado e muitas vezes nos ferimos, por isso é necessário que haja uma Ética.



Ponto chave
Como discípulo de Cristo precisamos ser o exemplo em todos os nossos relacionamentos.



1. RELACIONAMENTO NA SOCIEDADE
Por vivermos em sociedade, temos a necessidade de nos relacionar para viver, crescer e trabalhar. Empresas, igrejas, governos e vários estabelecimentos têm seu regimento interno, no qual estabelecem diretrizes para que o ambiente seja o mais agradável possível. Se as pessoas entendessem os limites de seus direitos e deveres, com certeza, teríamos menos conflitos.



1.1. Chamados para fazer a diferença
Em nossa sociedade, as pessoas estão cada vez mais usando práticas ilícitas para se dar bem; vigora em muitos lugares o "jeitinho brasileiro". Num ambiente onde a injustiça vigora, urge que tenhamos uma prática condizente com as Sagradas Escrituras. A Bíblia estabelece que nosso relacionamento em sociedade precisa glorificar a Deus e que os homens precisam ver nossas boas obras. O Evangelho, muitas vezes, caminha na contramão do mundo. Somos o sal da terra e luz do mundo.



1.2. Exaltando o bom cheiro de Cristo
Vivemos numa época em que as pessoas estão cada vez mais intolerantes com os erros de outras pessoas. O trânsito cada vez mais estressado, o preconceito em seus vários aspectos e pessoas sendo estigmatizadas por seus erros. O Evangelho do Reino não é excludente e sim de inclusão. Como discípulos de Cristo, precisamos alcançar as pessoas com nossas atitudes. Jesus nos ensinou que o amor ao próximo desemboca em ações. Urge que abracemos, perdoemos e resgatemos a essência de Cristo na vida das pessoas.



Refletindo
O que afeta diretamente um pessoa, afeta a todos indiretamente. Martin Luther King Jr




2. RELACIONE MENTO FAMILIAR
A família foi instituída por Deus ainda no jardim do Éden. É no ambiente familiar que aprendemos muitos conceitos e valores que carregamos por todo o nosso viver, por isso, é importante que nossa casa seja um ambiente que crie pessoas saradas, educadas, amorosas e que respeitem o próximo.



2.1. Honrando os nossos pais

No Antigo Testamento, Deus já havia pontuado sobre a necessidade de honrar os pais, estabelecendo-o como o quinto mandamento. Paulo, em sua missiva aos Efésios, ensina aos irmãos sobre o princípio da honra que deve existir no lar. Esta é uma verdade que precisa ser ensinada em nossos dias. É lamentável que existem muitos lares onde os filhos respondem seus pais, ameaçam, desobedecem e têm até vergonha de dizer que são seus pais. Deus estabeleceu padrão de autoridade no lar, e esta premissa precisa ser obedecida.


Como discípulos de Cristo, a Bíblia nos exorta a reconhecer aqueles que estão em eminência, e orar por elas...




2.2. Desenvolvendo a arte do perdão
Infelizmente, muitas vezes ferimos e magoamos as pessoas que mais amamos que são nossos familiares. Embora pertençamos a uma família, é inevitável que aconteçam algumas crises, pois temos temperamentos diferentes, desejos e opiniões divergentes. Nestas crises, temos oportunidade de crescer como pessoas e também como família. Precisamos nos desvencilhar do mito da família perfeita, isto gera pessoas rígidas e inflexíveis. Somos seres passíveis de erro. Uma das maiores virtudes do ser humano é a capacidade de reconhecer o erro e pedir perdão.



3. RELACIONAMENTO COM AS AUTORIDADES
Segundo os escritos paulinos, não existe autoridade que não seja estabelecida por Deus. Portanto, rejeitar a autoridade, é se tornar rebelde contra aquele que a instituiu. Para que possamos ter louvor das autoridades, precisamos honrar, reconhecer a liderança, obedecer e orar por elas.



3.1. Relacionamento com nossos pastores
A Bíblia nos diz que Deus deu pastores segundo o seu coração, e também estabeleceu as lideranças eclesiásticas. Os objetivos são bastante claros, pois eles velam por nossas almas e hão de dar contas diante de Deus. Infelizmente, muitos têm enveredado pelo caminho da rebeldia e desobediência contra as autoridades estabelecidas por Deus. Existe uma hierarquia estabelecida por Deus e precisamos obedecer.



3.2. Relacionamento com os governantes
Vivemos num país democrático, onde os governantes são eleitos pela maioria dos votos computados. Diante do resultado, alguns insatisfeitos tomam uma postura de não reconhecer o eleito como autoridade e, muitas vezes, ficam torcendo pelo insucesso. Como discípulos de Cristo, a Bíblia nos exorta a reconhecer aqueles que estão em eminência, e orar por elas, para que tenhamos uma vida quieta e próspera. O nosso papel é honrar e obedecer; quem institui e destitui é Deus.



Conclusão
A Palavra de Deus deve ser a nossa conduta em todos os nossos relacionamentos.




Eu aprendi que:
Os relacionamentos devem ter como padrão as diretrizes estabelecidas na Palavra de Deus.




Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeo:


Bíblia online
Bíblia sagrada online


Jovens: Betel Conectar, 4º Trimestre de 2020: Ética Cristã: Os desafios do comportamento na atualidade



Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário