24 de outubro de 2020

Lição 04: Jacó, o homem que teve um encontro com Deus: Pré - aula, subsidio - Juniores de 9 e 10 anos





  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!


Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

O coração do menino e da menina



MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas





 Dona Mentirinha - Aline Barros & Cia 2
   



O sabão - 3palavrinhas



É muito bom - 3palavrinhas
É uma ótima oportunidade para trazer a história para o contexto das crianças e ensinar a respeitar os colegas e irmãos, e fazer notar a diferença entre brincadeiras que fazem o outro feliz e brincadeiras que machucam, inclusive as que machucam o coração. 
A canção abaixo, prova que o tema bullying é tão antigo quanto as Escrituras...




Alessandra Samadello 

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Quebra-Gelo
Material: 1 bambolê
Escolha uma criança para participar da brincadeira. O bambolê estará no chão e, dentro deverá estar escrito a palavra de Deus. prof. falará algumas palavras e as crianças comandarão a criança que está participando para pular para dentro ou para fora do bambolê. Exemplo: ENGANAR (fora)/ VERDADE (dentro)/MENTIRA ( fora)/ VERDADE ( dentro).
Moral: no final, falar que Deus sempre nos transforma de fora para dentro e que, quando estamos na Sua presença, somos transformados.



Ou 

  

Quebra-Gelo: Você já mentiu ou enganou alguma pessoa? Como foi? Ela descobriu depois?

Jacó, o homem que teve um encontro com Deus

Na história bíblica de hoje vamos ver alguém que também não sabia quem estava tocando nele.
-Perguntar: Se pudesse trocar de nome, como gostaria de se chamar? 
Dar tempo para as respostas e depois dizer:
Jacó recebeu um novo nome. 
Fiquem atentos para descobrir qual foi.
 


Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreender que quando nos achegamos verdadeiramente a Deus somos transformados em pessoas à imagem de Deus. Nossas atitudes e palavras mostrarão que vivemos em Cristo e para Cristo.


É hora do versículo:
Memorizando:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Gênesis 25. 24-34; 27; 28. 10-19



Recursos visuais:

  
  





A trapaça. Jacó engana seu pai, com a ajuda de sua mãe.
Jacó segue caminho para outro lugar, temendo a retalhação de seu irmão.
O sonho de Jacó.
Quem Planta Colhe!

Jacó vai morar com Labão, seu tio,e conhece a Raquel.
Jacó decide casar-se,mas é enganado nas núpcias.
Mais longos anos de trabalho,para Jacó conseguir seu ideal.
Jacó finalmente casa-se com Raquel!

Raquel então pede um filho a Deus.E Ele lhe concede a José.
Faça o Bem Sem Olhar a Quem!

Após muitos anos de trabalho e a prosperidade alcançada,
Jacó anseia em voltar para sua terra natal.
Jacó separa seus rebanhos e toda a sua riqueza.
Vamos fazer as Pazes!
Deus dá ordem a Jacó que volte para sua família.
Raquel toma para si imagens de escultura, as escondidas!
Labão resolve atacar a Jacó, mas à noite...Deus ordena a ele que não o faça!
Labão procura por seus pertences em vão.
Labão e Jacó estabelecem um acordo de paz e perdão.
Então, como marco, edificam um monumento de pedras!
Um Encontro emocionante!

Jacó segue ao encontro de Esaú!
Após orar Jacó envia presentes a Esaú.
A caminho, em Jaboque, Jacó luta com um anjo.
O encontro dos irmãos foi cercado de forte emoção.
Ambos liberaram o perdão. E choraram.
Agradecendo a Deus!

Certo dia Jacó ouve a voz de Deus que o ordena a habitar em Betel, e que lá edifique um altar de adoração. Ele reúne sua família e estabelece um concerto, então Raquel confessa a fatalidade e entrega as imagens que são enterradas.
Jacó estabelece um altar e a adoração a Deus!
Hoje o nosso altar é a nossa vida,
ou o nosso coração em adoração e louvor a Deus!




Recursos visuais:
Mostrar o coração sujo e dizer:
Nosso coração é cheio de pecado. Cada vez que mentimos, brigamos, respondemos mal, nosso coração fica sujo e o castigo para o pecado é a morte. Jesus se ofereceu para morrer um nosso lugar e limpar o nosso coração do pecado. Mas, precisamos receber a Jesus como nosso salvador e pedir perdão a Deus por tudo que fizemos.
Satanás sabe disso e, para nos atrapalhar, ele fica dizendo pra nós que não adianta pedir perdão a Deus, que é melhor desistir disso, porque Deus não vai nos abençoar com seu perdão. Jacó sabia que seu coração estava sujo e que merecia morrer. Mas ele sabia também que sua única esperança era receber o perdão de Deus. Ele sabia que deveria se apegar a Deus e por isso ele não desistiu. 
Ele sabia que Deus o amava e por isso não desistiu. Ele não sossegou enquanto não teve certeza de que seu coração estava limpo do pecado.


Mostrar o coração limpo.
Nós também precisamos nos apegar a Deus. Não podemos desistir de pedir perdão até que sejamos abençoados. Vamos memorizar esse verso para sempre lembrarmos que não podemos desistir de pedir o perdão de Deus.

Ensinar o verso com os gestos:
Se não me abençoar - fazer sinal de não e colocar as mãos na cabeça; Não O deixo ir - fazer sinal de não, mostrar um caminho; Gênesis 32:26 - desabrochar uma flor e formar um livro.



    Atividades

























Atividade
Recurso Visual:

“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!





BRINCADEIRA
Brincadeira
Conquistando atenção:
-Vendar os olhos de uma criança e pedir que outra criança pegue em sua mão.
-A criança com o olho vendado deve acertar quem está tocando-a. Se não acertar, deve trocar com outra criança e o processo deve se repetir.
-Depois de brincar assim por alguns minutos, perguntar: Foi fácil ou difícil conseguir acertar quem estava tocando vocês?

Criança de jesus tem energia pra gastar


 


Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Você também vai precisar de moedas de cinco e de dez centavos (uma para cada criança; podem ser moedas de qualquer valor, desde que diferentes) e um brinde, como por exemplo, um chaveiro, um pequeno ímã, uma canetinha ou lápis diferente, etc.
Separe as moedas de acordo com os valores e os brindes em três saquinhos de papel, respectivamente. Nesta história bíblica sobre a ocasião em que Esaú negociou seu direito de primogenitura com Jacó, as crianças vão decidir se querem trocar de brindes ou, estando satisfeitas, ficam com o que já têm. Para iniciar a lição, entregue a moeda de menor valor para cada criança. Durante a história, quando Esaú decide negociar a benção do pai e seu direito de primogenitura por um prato de cozido, as crianças decidirão se querem manter suas moedas ou se vão trocar por outra mais valiosa. Muitos vão querer trocar, porém acabarão descobrindo que as moedas menores são mais valiosas! A lição, retirada da história bíblica fará com que as crianças percebam que os tesouros que Deus nos dá não devem ser trocados nem desperdiçados, pois as consequências serão bem ruins.


Peça que as crianças mostrem suas moedas, e pergunte:

Alguém decidiu fazer a troca? Por quê?
O que faz uma coisa parecer mais valiosa que outra?
Nós sempre enxergamos o valor de uma benção de Deus no momento em que a recebemos? 
Explique.


Diga: Esaú não percebeu o valor de sua benção e do direito de primogênito na hora da fome. Estava obcecado pelo que queria naquele momento. Mas nós queremos aprender a valorizar o que Deus nos dá, ou providencia para nós. Queremos considerá-las um tesouro. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre valorizar o que Deus nos dá.Leia em voz alta Provérbios 15.6a e Mateus 7.6. Depois diga: A Palavra de Deus nos ensina que o Senhor tem muitos tesouros em estoque para nós quando somos fiéis a Ele e o amamos. Quando recebemos Seus tesouros e somos abençoados, não devemos desperdiçar essas bênçãos. Do contrário, teremos grandes problemas no futuro! Devemos segurar com firmeza o que Deus nos oferece, agradecer-lhe o que nos tem dado! Quem ficou com as moedas do início? Elas eram mesmo o maior tesouro!

Dê um brinde para cada criança que não quis trocar sua moeda de menor valor. Diga: Vocês enxergaram um tesouro nas moedas de pequeno valor, mesmo que os outros não as vissem assim - exatamente como Jacó enxergou o direito de primogenitura de Esaú, mesmo que este não enxergasse. Mas agora, como todos vocês sabem que temos um tesouro nas bençãos de Deus, todos nós somo vencedores! Dê brindes para todas as crianças.
Orem juntos agradecendo a Deus por suas ricas bençãos e peçam sua ajuda para que todos consigam de apropriar do que Deus nos dá para servi-lO e amá-lO mais. Se houver tempo, cantem "Grandioso és Tu".


PARA REFLETIR
" A Semente da Verdade"
VÍDEO
História: " A Semente da Verdade" 
O imperador estava ficando velho e precisava arrumar um sucessor, já que não tinha herdeiros. Ele chamou todos os meninos do reino, deu-lhes sementes e disse que eles deveriam cultivá-las. Quem trouxesse a planta mais bem cuidada, seria seu sucessor. Thai, um menino muito dedicado, plantou as sementes, cuidou delas e fez seu melhor, porém elas não brotavam. Foi pedir conselhos para seu avô, pois o dia de apresentar a planta ao imperador estava se aproximando. O avô disse que Thai deveria ser honesto e explicar ao imperador o que havia acontecido. No dia marcado, todos os meninos compareceram, cada um com uma planta mais linda que a outra. Thai era o único com um vaso vazio. Triste e assustado, ele ficou por último na fila. Porém o imperador não se agradou de nenhuma planta. Quando chegou sua vez, Thai lhe disse que tinha feito seu melhor, mas as sementes não tinham brotado. Inesperadamente, o imperador sorriu e disse que ele era o único honesto, pois as sementes eram estéreis e jamais brotariam. Assim Thai se tornou o sucessor do imperador da China.  


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  



Lembrancinhas:



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
Ensino infantil num clique
professoraiclea.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com/
www.escoladominical.net/forum/
pra-silvanaaraujo.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
tiahelprecursos.blogspot.com
http://blogdaebi.blogspot.com.
blogtiale.blogspot.com
Ganhando crianças para Jesu
apascentarospequeninos.blogspot.com/
tianilma.blogspot.comRead more:
Escola Biblica Dominical Infantil
Tia Lu
Pequeninosdejesusblogspot
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
ebd.blogspot.com.br
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário