22 de outubro de 2020

Lição 1- O Amigo que Anunciou Jesus: Pré - aula e subsidio - Jardim de Infância de 5 e 6 anos









Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:
  
  
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição. 
 Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.




Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!



Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Momento do louvor 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
   
Cante: 

Amigo De Deus | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono 



DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2




É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil com legenda)


Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração
  

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
  
Dica de música para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Memorizando:
É hora do versículo:




História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
   
Mateus 3. 1-17

1 E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3 Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.

4 E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

5 Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

6 E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;

9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

10 E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


Leve 2 vasilhas (se possível dessas de plástico - com tampa) e coloque melzinho em gomos em uma, e na outra coloque aqueles salgadinhos bem fininhos em forma de palitinhos secos.

Eles serão como gafanhotos.
Deixe escondido.
Faça um suspense. No meio da história, qd for mencionar o quão esquisito é o nosso herói e como ele se alimentava de mel - abra a vasilha e ofereça: "- Quem quer um melzinho?"
Em seguida, mostre a figura do GAFONHOTO e conte que João Batista comia esse inseto.
Levante levemente a tampa da vasilha e pergunte: "- Quem quer um gafanhoto?"
A resposta automática será um grande NÃOOOO espantado!
Mas aí eles verão os salgadinhos e cada um provavelmente vai querer experimentar desse 'gafanhoto'...

Aqui está uma sugestão bem legal para trabalhar a história de João Batista, eu gostei muito da ideia e vou providenciar o mel e os biscoitinhos para levar para a minha turma no domingo, já estou até imaginando a carinha deles: _espantados?...curiosos?... tenho certeza que eles vão amar.
Experimente vc também, e faça com os seus pequeninos...


Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)




















Atividades:
   




USANDO A MÃO COMO UM VISUAL , COMUNIQUE A MENSAGEM DA SALVAÇÃO.
Material que você irá precisar:
Uma luva de cor única.
2 olhinhos artesanais de bonecas.
Linhas de lã. Nas cores: Vermelho, branco, amarelo, preto e verde.
Canetinha permanente: Preta e vermelha.

MODELO DA LUVINHA:



Veja o que significa cada dedo:

Explique para as crianças.


Outro Modelo:



Plano de Salvação – Infantil – Livro sem palavras

O livro sem palavras traz uma linguagem universal que é a linguagem das cores, e através delas podemos apresentar de maneira mais lúdica o plano de Salvação para as crianças, numa linguagem que elas entendem e compreendem.
Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o Livro Sem Palavras

Introdução
Professor: Oi, como vai?
Criança:Bem, obrigado.
Professor: Como você se chama?
Criança:?
Professor: Prazer em conhecê-lo, Meu nome é .... Tenho um livro que gostaria de mostrar-lhe. Este livro não tem palavras. Só tem cores, mas as cores contam a história verdadeira mais linda que você já ouviu. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele.
Você gostaria de ouvir a história?
Criança:Claro! Parece boa.
Professor: A página dourada conta a parte mais interessante da história.

Página Dourada
Professor: Do que esta cor dourada faz você se lembrar?
Criança:De anéis e correntes de ouro.
Professor: Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como vidro. Deus nos diz muitas outras coisas sobre a Sua casa. Ali ninguém fica doente e ninguém morre. Não há noite ali. Todas as pessoas no Céu serão perfeitamente felizes — sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá. Você sabe quem é Deus?
Criança: Ele é quem fez todas as coisas.
Professor: É isso mesmo. Deus fez o céu e também as estrelas, as flores, o mar — tudo que existe no universo. Ele também fez você e o ama muito. (Leia Jo. 3.16 para a criança.) A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira…” Isto significa que Deus ama cada pessoa, incluindo você e eu. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no céu, algum dia. Que lugar especial vai ser! É perfeito. Deus também é perfeito ou santo. Ele nunca pensou, disse ou fez qualquer coisa errada. É por isso que Sua casa, o Céu , é também perfeita.

Frase de ligação: Mas há uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado.

Página Escura
Professor: Você sabe o que é pecado?
Criança: As coisas ruins que fazemos?
Professor: Isso mesmo. Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado?
Criança: Roubar, mentir, desobedecer à mamãe, dizer palavras feias ou grosseiras.
Professor: Sim, essas coisas são pecado. A Bíblia diz: “Pois todos pecaram…” (Romanos 3.23). Todos significa cada um de nós, eu e você também. Nós pecados porque nascemos com o “desejo” de fazer coisas erradas. Deus disse que o pecado deve ser castigado. O castigo do pecado é a morte — ficar separado de Deus para sempre. Deus sabia que você não podia fazer nada para livrar-se do seu pecado.
Ele sabia que você não podia ser bom o bastante para agradar-Lhe. Então, Ele arranjou um meio de perdoar o seu pecado.

Frase de Ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha
Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebê, cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado — Ele é perfeito. Mas, certo dia, Jesus de boa vontade entregou-se a si mesmo para morrer por nós. Assim colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, o que saiu de Suas mãos e Seus pés? (Sangue). A Bíblia diz que Jesus recebeu o castigo que você e eu merecíamos pelos nossos pecados. A Bíblia diz que enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus colocou sobre Ele os pecados de todos nós. Todas as nossas mentiras, maldades, mau comportamento; todos os nossos pecados foram colocados sobre o Filho de Deus, que não tinha pecado. Ele sofreu muito. O Senhor Jesus morreu e foi sepultado (I Coríntios 15:3,4). A Bíblia diz que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia segundo, segundo as Escrituras”. Ele foi o trabalho que o Senhor Jesus veio fazer para nos salvar do pecado. Mas, ao terceiro dia, a coisa mais maravilhosa aconteceu. Deus deu novamente vida a Ele. Ressuscitou Jesus dos mortos! O Senhor Jesus voltou a viver! Ele andou pela terra e muitas pessoas O viram. Muitos até falaram com Ele. Depois, o Senhor Jesus voltou para o céu e está lá agora, com Deus, o Seu Pai.

Ligação:Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.

Página Limpa
Apelo

Professor: Deus quer perdoar os seus pecados, levá-los embora e fazer de você Seu filho. Você gostaria de ler o que Ele diz? (João 1.12)
Professor: Vamos examinar uma parte de cada vez. “… o receberam… aos que crêem no seu nome”. Receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos seus pecados e depois ressuscitou. Você precisa estar disposto a abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em você e Deus o tornará Seu filho – filho de Deus. Este é o significado do restante do versículo quando diz: “deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome”. Você pode dizer neste momento ao Senhor Jesus que pecou e que crê que Ele morreu por você. Quer recebê-lO agora?

Criança: Quero!
Professor: Por que você precisa receber o Senhor Jesus?
Criança: Porque fiz coisas erradas.
Professor: O que Jesus fez por você?
Criança: Ele morreu na cruz e recebeu o castigo por mim. E Ele ressuscitou.
Professor: O que você quer dizer a Deus neste momento?
Criança: Que eu pequei e quero receber o Senhor Jesus como meu Salvador.
Professor: Vamos abaixar a cabeça e você pode dizer isto ao Senhor Jesus em suas próprias palavras.
Criança:“Senhor Jesus, sei que sou pecador e que fiz coisas erradas. Creio que o Senhor morreu por mim. Eu O recebo, então, neste momento, como meu Salvador e peço que perdoe os meus pecados. Obrigado. Amém.”

O Senhor Jesus Cristo nunca vai te abandonar. Você pode conversar com Ele sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo.

Página Verde

Professor: A cor verde me lembra coisas que estão crescendo, como folhas, grama, flores e árvores. Esta página me lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre Ele. Quando você aprende mais sobre o Senhor Jesus, aprende também como agradar a Ele. Você tem o poder e a força que Ele lhe dá para fazer o que é certo. Mas, quando você faz uma coisa errada, comete um pecado, o que pode, então, fazer? I João 1.9
Criança: Lê o versículo
Professor: Deus sabe quando você peca, mas Ele quer que confesse o seu pecado. Confessar significa contar a Deus o que fez ou reconhecer o erro que cometeu. No momento em que perceber que agiu mal, conte imediatamente ao Senhor. Ele vai purificá-lo desse pecado, porque prometeu fazer isso. Peça-Lhe que o ajude a não errar outra vez. Lembre-se, agora que você é filho de Deus. Peça que Ele lhe dê o poder e a força para obedecer-Lhe e fazer o que é certo. Ele não é realmente um maravilhoso Salvador e amigo?

(Ensine a cç o que ela pode fazer a partir de agora, já que ela é uma nova criatura)E agora que você é um filho de Deus, você também pode fazer quatro coisas para aprender mais e mais de Deus.

1- Ore ou fale com Deus diariamente. Você pode falar com Ele a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele é seu Pai Celestial e quer que você lhe conte tudo.

2 - Leia e obedeça a Bíblia, o Livro que Ele nos deu. Esta é uma outra forma de conhecê-lO melhor. Você pode começar pelo Livro de Marcos e ler uns cinco versículos por dia. (Professor: Localize o Livro de Marcos ou dê a Cç um Evangelho de Marcos se possível)

3 - Testemunhe, conte às outras pessoas o que o Senhor Jesus fez por você. Elas também precisam ter os seu pecados perdoados. (Encoraje a cç a compartilhar seu testemunho primeiro com uma pessoa que compreenda a sua decisão-por exemplo,seu companheiro de evangelismo, outro professor, ou uma criança salva)

  
BRINCADEIRAS:
1- Escolha algumas crianças para fazerem mímica representando algumas partes da história.
2- Divida as crianças em dois ou mais grupos, de acordo com o número, leve para a classe peças de roupa que têm referência com a história, Cada grupo terá um menino para representar João Batista, o grupo que caracterizar melhor e mais rápido O João, será o vencedor, para dificultar as roupas poderão estar misturadas a outras coisas e distantes de João para que o grupo possa correr para buscar e escolher o que melhor caracteriza o personagem.
É importante pedir ajuda a todos os monitores na decisão da melhor caracterização. Pode trocar o João e brincar enquanto houver interesse.


Criança de jesus tem energia pra gastar - Aline Barros
  


Lembrancinhas:



Lembrancinha:
Se quiser como lembrança dê mel, para que as crianças se lembrem do modo como João vivia.

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.




*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


 Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.

Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad
Jardim de infância.
Verônica Araujo
Tia Kati: Plano de Salvação
escoladominical.net
Evangelismo Infantil
https://blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Pequeninosdejesusblogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com
Editora vida.
cantinho das histórias bíblicas
Ebi blogspot.com
professoresnaebd.blogspot.com
Adaliahelenablogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável CPAD
Ovelhinhas de Cristo
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3,23

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Vamos lá!!! 
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário