5 de outubro de 2020

Lição 01: Introdução aos Livros Poéticos - Central Gospel

  
Vídeo aula:
Endereço na descrição do vídeo




 TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Salmo 147.1-11
1 Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.

2 O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.

3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.

4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.

5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.

6 O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.

7 Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.

8 Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;

9 O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.

10 Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem.

11 O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.




OBJETIVOS
Ao termino do estudo bíblico o aluno deverá ser capaz de:
COMPREENDER que os Livros Poéticos são assim denominados porque possuem um estilo baseado na, literatura poética, que faz uso abundante de metáforas e linguagem figurada;
ENTENDER que o Espírito Santo, providencialmente, usou a poesia para tratar de temas universais da raça humana e falar ao coração de cada pessoa individualmente;
CONSCIENTIZAR-SE de que, por intermédio do estudo desses livros, podemos encontrar a verdadeira sabedoria e o real sentido da vida.




COMENTÁRIO
Palavra introdutória
Os poetas são pessoas de grande criatividade e habilidade no uso da linguagem figurada, cujo objetivo principal é comunicar valores temporais e atemporais imprescindíveis ao ser humano.

Coube à Divina Providência a escolha de homens para revelar às gerações vindouras, por meio desse artifício literário, o caráter de Jeová e Sua perfeita vontade relativa ao povo de Israel, aos salvos e a todo homem indistintamente.



CARACTERÍSTICAS DOS LIVROS POÉTICOS
Os Livros Poéticos, também chamados de Sapienciais, são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão (ou Cântico dos Cânticos). Eles recebem este título por conta do estilo com o qual foram produzidos originalmente. Nesta coletânea, a poesia é utilizada para ensinar valores permanentes e conduzir o leitor à busca da sabedoria, responsável pela formação do caráter pessoal em sintonia com os propósitos de Deus.



SÍNTESE DOS LIVROS POÉTICOS
Nos Livros Poéticos encontram-se ponderações que nascem dos conflitos cotidianos de qualquer pessoa realmente interessada em encontrar o caminho da retidão e da justiça.

Embates humanos diários são mostrados nestes volumes como a oportunidade de Deus manifestar-se e agir, revelando-se e falando por intermédio das experiências do Seu povo.




CONCLUSÃO
Os Livros Poéticos expressam os mais diversos sentimentos da alma humana. Eles falam de alegria e dor, de certezas e dúvidas, de solidariedade e tribulação, de necessidade e provisão, de ódio e amor.

Em todo tempo eles apresentam Deus como um Ser amoroso sábio e supremo, eternamente interessado no bem-estar de Seus filhos.



Subsídios
LIVROS POÉTICOS
Os livros poéticos, também chamados de sapienciais são:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Nesta coletânea, a poesia é utilizada para ensinar valores permanentes e conduzir o leitor (ou ouvinte) à busca da sabedoria. Por meio da fragilidade humana (suas lutas e temores) e do agir de Deus (seu amor e cuidado), estes livros nos apresentam ensinos preciosos que nos ajudam a vencer nossas próprias lutas. Neles aprendemos:
- Quem Deus é
- O que Deus sente por nós
- O cuidado de Deus conosco
- Nossa natureza
- Nossas necessidades (espirituais e materiais)
- Nosso maior desafio
(Revista: Central Gospel - nº 45)

Nenhum comentário:

Postar um comentário