30 de outubro de 2020

Lição 05: A Ética Cristã no namoro: Conectar+ Jovens

Textos de Referência.
Gênesis 2.18, 20-23
18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Versículo do dia
A casa e a fazenda são herança dos pais; mais do Senhor vem a mulher prudente. Provérbios 19.14

Bíblia online
Bíblia sagrada online




Verdade aplicada
O namoro cristão prima pelo conhecimento mútuo não pela intimidade sexual.



Objetivos da Lição
- Mostrar que Deus se interessa pela nossa realização emocional;
- Conscientizar sobre a seriedade do namoro;
- Estabelecer parâmetros para um namoro sadio.



Introdução
Um dos momentos mais encantadores em nosso ciclo de vida consiste em compartilhar sentimentos e emoções com alguém do sexo oposto, visando o grande projeto de Deus, que é a constituição de uma família. O namoro é uma decisão que mudará a nossa vida.



Ponto chave
Que o namoro tenha Deus como mentor e a Sua vontade prevalecendo nos corações.



1. DEFININDO O NAMORO
A palavra namoro vem da expressão espanhola "estar en amor" de onde derivou a palavra "enamorar", dando a ideia de pessoas comprometidas por um um sentimento. Podemos dizer que namorar é um compromisso entre pessoas do sexo oposto, visando o crescimento e conhecimento em todos os âmbitos da vida.



1.1. O namoro na História bíblica

Em Gênesis 24, encontramos Abraão pedindo a seu mordomo para arrumar uma noiva para seu filho Isaque. Uma das maiores preocupações do pai era com a parentela da mulher de seu filho. Parentela aqui, se refere a vários aspectos, mormente questões religiosas, pois Abraão sabia da promessa que repousava em sua descendência. É fundamental que, em nossas escolhas para a vida a dois, venhamos levar em consideração as promessas de Deus em nossa vida.



1.2. O namoro na tradição judaico-cristã
Em Mateus 1.18,19, quando a Bíblia diz que Maria estava desposada com José, podemos extrair algo sobre o namoro. Era muito comum nos tempos de Jesus o "ketubah", que era um contrato celebrado entre os pais acerca do relacionamento de seus filhos. O que queremos focar aqui é a anuência dos pais em relação ao namoro de seus filhos. Ter a bênção paterna é fundamental para que tenhamos um relacionamento próspero. Infelizmente, a noção de pseudo independência tem levado pessoas a se decepcionarem em seus relacionamentos e até mesmo contribuído para muitos desgastes familiares.




Refletindo
O que vale a pena ter, vale a pena esperar. Desconhecido



2. O NAMORO E A VONTADE DE DEUS
Sabendo que a nossa vida é regida pelos propósitos de Deus, necessitamos buscar a vontade de Deus no direcionamento de nossos sentimentos e emoções. A vontade de Deus vai trazer paz e segurança aos nossos relacionamentos amorosos.



2.1. Uma atitude de oração
Todos queremos ser bem-aventurados em nossos caminhos, mas esquecemos de que para isso, precisamos buscar o direcionamento de Deus. Uma das maneiras é buscando resposta em Deus através da oração e do jejum. O homem mais forte que já existiu, Sansão, tomou decisões baseadas na visão carnal, conforme Juízes 14.3, "ela agrada aos meus olhos", e seu fim foi trágico. Que Deus ilumine o nosso coração e confiemos a Ele o nosso futuro.

É necessário que estejamos abertos para receber aconselhamento por parte de nossos pais, líderes espirituais e pastores.




2.2. Aconselhem-se com pessoas idôneas
Quando estamos envolvidos num relacionamento, a proximidade nos tira a possibilidade de críticas, por isso, pessoas que estão nos observando conseguem ter uma visão mais sensata. A Bíblia diz que onde existem conselhos, os projetos são prósperos.
É necessário que estejamos abertos para receber aconselhamento por parte de nossos pais, líderes espirituais e pastores.




3. LIMITES DO NAMORO CRISTÃO
Nossa sociedade é dominada pela concupiscência dos olhos e da carne e soberba da vida, conforme registrado em 1 João 2.18, por isso, existe necessidade de que o namoro tenha limites delineado pelos princípios bíblicos. Os limites devem ser colocados com franqueza e clareza, pois eles objetivam a proteção e não simplesmente a proibição.



3.1. Evite ficar a sós com a pessoa amada
Um dos parâmetros básicos que precisa ser respeitado é não ficar sozinho com seu namorado(a). Por mais que sejamos maduros ou espirituais, a Bíblia nos recomenda a fugir dos desejos da mocidade.
Quando se fala em fugir, a ideia transmitida é de anular qualquer oportunidade que nos faça pecar contra Deus.




3.2. Cuidado com os beijos e carícias
Um dos momentos mágicos do relacionamento é o primeiro beijo, mas este traz consigo um perigo ao relacionamento.
Todos sabemos do poder arrebatador do beijo e com ele a famosa "mão boba", buscando áreas suscetíveis ao toque, conhecidas como zonas erógenas. A Bíblia adverte para fugir dos desejos da mocidade e buscar a santidade, pois esta é a vontade de Deus.



Conclusão
O namoro cristão precisa ser pautado nas ordenanças bíblicas e não no relativismo promiscuo que impõe a sociedade.



Eu aprendi que:
O namoro cristão é regido por normas e precisamos buscar a vontade de Deus e estabelecer limites em nosso relacionamento.



Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeo:

 



Subsidio
Dez Mandamentos do Namoro Cristão
Namoro é uma fase muito bonita. É a época de conhecer, galantear, cortejar e procurar inspirar amor em alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para um possível compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática.

Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus:

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (2Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que frequentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado, e nele, intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais. Mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.


4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.


5.
Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial. Estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.


6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.


7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.


8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.
Fonte: megafone.
Fonte: Revista Betel Conectar

Nenhum comentário:

Postar um comentário