28 de outubro de 2020

Lição 05: A Paganização do Cristianismo: Dinâmica, Vídeo aula: Adolescentes - 13 a 14 anos

Videos aulas:
Endereço na descrição dos videos:



Bíblia online
Bíblia sagrada online
Introdução:
O que é o PAGANISMO? 
O significado do referido termo remete a um “sistema religioso que desconhece a supremacia de Deus, aceitando como real a existência e interferência de outros deuses nos negócios humanos” conforme define o Pr. Claudionor de Andrade em seu Dicionário Teológicoeditado pela CPAD. 



TEXTO BÍBLICO 
2 Timóteo 3. 1-5
1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.



ENFOQUE BÍBLICO
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2Tm 2.4.



OBJETIVOS
Destacar as conquistas do cristianismo após o fim da perseguição e os males decorrentes da mistura entre Igreja e Estado que ocorreu em seguida, ainda durante o Império Romano.
Ressaltar que a Igreja Católica Romana foi criada com a oficialização do cristianismo como religião do Império Romano.
Enfatizar que a Igreja deve influenciar o mundo e não o contrario



CONSTANTINO E O CRISTIANISMO
Perseguições e mortes não intimidaram os cristãos, Satanás não satisfeito com o resultado, pois quanto mais se perseguia os cristãos, quanto mais matavam mais a igreja crescia. Foi então que o adversário da igreja propôs aos que não levavam a coisa a sério à conturbação da doutrina. Muitos se desviaram e perdeu os céus, a pergunta fundamental que Jesus havia feito aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o filho do homem?”, que já nos dias de Cristo havia discrepâncias. Com o decorrer dos anos os ensinos deturpados quanto à pessoa de Cristo provocaram diversos concílios.

As reações eram das mais diversas como ainda é nos dias hodiernos, Satanás se dispôs de uma arma secreta e terrível que se não fosse à misericórdia de Deus para com a igreja ela teria se destruído logo nos primeiros séculos. Assim como Deus falou a Elias que havia sete mil que não se dobrava a Baal (1Rs 19.18), também na igreja, assim que começaram a surgir as heresias em torno da pessoa de Jesus, de onde não se esperavam ouviu-se “Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Deus levantou homens com veemente saber para o enfrentamento e com poder e unção do Espírito Santo souberam responder e aclarar a igreja a verdadeira Doutrina a seguir. E prepará-la para enfrentar tais heresias com firmeza e fé (1Pe 3.15).
Com muito amor e dedicação o cristianismo conseguiu conquistar o Império Romano. Nesta época Constantino I, também conhecido como Constantino Magno ou Constantino, o Grande, estava no poder. Seu verdadeiro nome era; Flavio Valério Aurélio Constantino. Nascido em Naissus, na Mésia, onde hoje é a Servia, viveu no Oriente Grego, filho de uma mulher de língua grega, que o tornou bilíngüe, o que lhe facilitou o acesso a elite romana.

Constantino sempre precisou ser um político circunstancial, por ser um imperador de legitimidade duvidosa. Em uma de suas guerras mandou pintar uma cruz nos escudos dos soldados e conseguiu uma vitoria esmagadora sobre o inimigo.



[1] Até então o Império é: um só povo, uma só bandeira, uma só moeda e porque não uma só religião? 
Quanto aos imperadores embora eles gostassem de serem adorados, mantinha o estado laico.

Constantino resolveu ser cristão. Não podemos ao certo dizer que ele tenha se convertido, há muitas controvérsias quanto a isso. Sem duvida a igreja sob sua proteção cresceu com rapidez.
Agora, não há duvida que Satanás esta por trás de toda esta armação enigmática. Constantino transforma o cristianismo em religião oficial do Império e se constitui Patrono do cristianismo. Os historiadores registraram o fato como algo que estava no deserto ou em prisões que sai para ganhar o mundo, assim aconteceu com o cristianismo na época deste imperador, a religião cristã tomou posse do mundo.

Era possível ver sinais do cristianismo nas moedas, nos mosaicos, o culto em nome de Jesus demonstrando total exaltação aos deuses do paganismo, a cruz estava espalhada por toda a parte. Com o imperador como o principal da igreja, não havia barreiras humanas que poderia detê-la. Aos poucos sem nenhuma resistência a administração do estado e dos negócios civis do governo se aliava as autoridades administrativas da igreja. Parecia bonito, esplendoroso um imperador romano dirigindo a uma reunião da igreja, podendo até participar dos debates.

Qual era o sinal de que Satanás era o armador de tudo isto? A resposta é simples e está nos anais da história. A igreja sofre degradação, efeito da união igreja-estado, com a religião pagã sufocada, é importante dizer que para não ficar mal visto pelo estado, então qualquer pagão dizia: “Sou cristão”. O estado se tornou semi-cristão, era muito comum um servidor do estado, mesmo sem entendimento qualquer das doutrinas do cristianismo, pois, não sabiam ao certo se sua conversão teria sido verdadeira ou circunstancial, tornar se bispo de uma determinada igreja.

Dizem que pelos idos do ano 400 dC, o culto pagão havia sido banido, muitos templos pagãos com seus ídolos haviam sido destruídos. Porem a igreja cristã está com um grande problema em seu seio, uma boa parte de seus membros nada sabiam de Cristo e da doutrina, não sabiam o que era nascer de novo. Milhares de pessoas sem conversão estavam na igreja, levando-a a uma violenta queda moral.

Não demorou muito para que a disciplina por pequenos pecados passasse a ser: confissões em publico, jejus e orações. E para as faltas mais graves podiam até chegar à excomunhão. É lamentável dizer, mas a igreja do estado romano não era mais a igreja de Jesus Cristo e dos Apóstolos. Ela se tornara pagã.

Com a morte de Constantino e a entrada na Idade Média, as forças políticas se intensificavam e um papa é nomeado para ser o maioral na igreja. A igreja tornara-se negócios dos homens. O bispado passou a ser propriedade particular, era abertamente vendido a quem oferecesse mais.

Quanto ao sacerdócio, este era dado a homens muitas vezes sem caráter como a escravos foragidos, criminosos, ímpios sem qualificação teológica e o que era pior sem conversão, homens adúlteros e dado a embriaguez, esses eram considerados pecados menores. Até mesmo os papas eram acusados de crimes vergonhosos.
Não demorou muito e a Palavra de Deus, tornou-se uma coisa diferente dando lugar aos sacramentos



[2]: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitencia, Extrema-unção, Ordem e Matrimônio. O simples cumprimento de um desses era o suficiente para a Salvação. No entanto a missa era maior que qualquer dos mandamentos, era o elemento central do culto. O culto passa a ser um movimento de coisas altamente luxuosas ia das vestes aos belíssimos templos. Coisas apenas para ser vistas e ouvidas procurava impressionar o espírito através dos sentidos.

O culto aos santos foi uma questão de tempo, os templos pagãos eram abarrotados de imagens dos deuses do paganismo. Com a forte influencia pagã ao cristianismo, está forma de adoração aos poucos foi adentrando ás igrejas. 
O próprio Constantino havia erigido um templo em honra a Pedro, aqueles que haviam sido mortos pela fé que professavam em Cristo Jesus, de heróis passaram a intercessores junto a Deus. Rapidamente a idolatria se expande entre o povo, era normal ver caravanas em peregrinação rumo ao tumulo de alguém considerado santo, surgindo assim à canonização de falecidos, que segundo pessoas eram responsáveis por alguns milagres recebidos.



Reflexão:
Após o período de perseguição , a igreja experimentou momentos de bonança. Porém, nesse período , a Igreja foi minada pelo pecado que sorrateiramente foi entrando dentro dela. Muitos cristãos esfriaram na fé ou começaram a adotar princípios pagãos que nada tinham a ver com a genuína fé bíblica. Esse é começo de um período sombrio da história da Igreja, e que nos ensina que não somos tentados apenas nos momentos de dificuldade mas também nos de bonança.



CONSTANTINO E A IGREJA

1. A conversão de Constantino:
No decorrer de duas guerras contra os rivais para se firmar no trono e dominar todo o Ocidente, Constantino se achava um pouco ao norte de Roma. Entre seus inimigos e a cidade estava a ponte Múlvia, sobre o rio Tibre. Nesse lugar, durante um sonho, na noite anterior à batalha, pareceu-lhe ver uma cruz, com a inscrição: " Por este sinal vencerás
Ao amanhecer, Constantino mandou pintar este sinal, às pressas, sobre o seu elmo nos escudos de seus soldados. Em certo sentido combateu na qualidade de cristão e ganhou a batalha. Com esta vitória obtida no dia 28 de outubro de 313 d.C., ele passou a crer que o Deus dos cristãos lhe havia dado a vitória.
No mesmo ano, Constantino e Licínio concederam liberdade religiosa a todos os povos do Império, e mormente aos cristãos, através do Edito de Milão, que afirmava: " Aos cristãos e a todos os outros, plena liberdade de seguir a religião que a cada um aprouver". Depois de quase três séculos de perseguição pelos romanos, agora pelo Edito de Milão os crentes podiam respirar, pela primeira vez na história, o ar da liberdade religiosa.
De muitas maneiras o imperador favoreceu os cristãos, dando-lhes os principais cargos, isentando os ministros cristãos de impostos e do serviço militar, ajudando na construção de igrejas, e encomendando 50 bíblias para as igrejas de Constantinopla, sob a direção de Eusébio.
Embora Constantino simpatizasse muito com os cristãos, o cristianismo só tornou-se religião oficial no reinado de Teodósio.



2. A PAGANIZAÇÃO COMEÇOU COM A FALSA CONVERSÃO DE PAGÃOS AO CRISTIANISMO:
Como a instituída Igreja Católica passou a ser muito poderosa, como religião oficial de Roma, todos que não eram cristãos quiseram tornar-se membros dela, e fato é que todos começaram a ser aceitos sem que fossem observados os verdadeiros sinais de conversão neles. O resultado disso foi terrível.
Começou ai a idolatria dentro da igreja, com a introdução de "santos" nos templos e também a divulgação de falsas doutrinas, como o purgatório, o Dia de Finados, o celibato entre tantas outras heresias.
Devemos ter nossa fé firme em Cristo, para ainda hoje combatermos a paganização dentro dos templos do Senhor.







Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Metodologia:
– Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o mundo.
– Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
– Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
– Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
– Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
– Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
– Questionem:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
– Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da terra.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/
Fonte: Revista Época.
Crédito: Cpad
Editora da Revista Adolescentes Vencedores



Adolescentes 13 a 14 anos, Cpad: 4° Trimestre 2020: Tema: História da igreja para Adolescente



Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo

Um comentário: