27 de outubro de 2020

Dinâmica: Construindo o meu casamento: Lição 05: A fidelidade no casamento

Objetivo:
Refletir sobre a forma como estamos edificando nosso casamento.
Material didático:
Quadro,
Giz
Duas imagens: casa construída sobre pedra e outra de uma casa construída na areia
Atividade didática:
Antes da aula:
Cole as imagens em um local visível
Durante a aula:
Inicie a dinâmica indagando aos alunos: Quem já viu pelo menos de relance um pedreiro construindo uma casa? Agora pergunte: Por que ele se preocupa tanto em fazer um alicerce tão firme? Ouça as respostas atentamente. Parabenize os alunos que responderam corretamente. Escreva no quadro as palavras: Os construtores, a casa, os alicerces, a chuva, as consequências. Leia com os seus alunos a parábola dos construtores (Mateus 7:24-27), em seguida mostre as duas imagens e pergunte para eles; na construção de nosso casamento, o que representa cada uma das palavras escrita no quadro de giz? Extraia deles o máximo que puder sobre o significado de cada uma das cinco coisas que você escreveu no quadro. Em seguida explique que os construtores representa cada um de nós, todo dia martelamos pregos, ajustamos tabuas e construímos as paredes de nosso casamento. Podemos afirmar que O CASAMENTO É UM PROJETO QUE VOCÊ MESMO CONSTRÓI. Nossas atitudes e escolhas de hoje estão construindo o casamento de amanhã. Por isso, precisamos construir com sabedoria! A casa é o lugar onde nos protegemos do frio, do calor, da chuva, do vento, de intrusos. Nossa casa é nosso abrigo, é o lugar onde guardamos nossos bens, onde colocamos as coisas que gostamos, e ela está sendo representada hoje pelo nosso lar, a nossa família, nosso casamento. Os alicerces representam os casamentos: O primeiro representa o cônjuge fiel que está construindo seu casamento sobre Jesus Cristo e Sua Palavra, o segundo represe o cônjuge infiel, que vive uma vida de promiscuidade e prostituição e de infidelidade. A chuva tempestuosa representa as várias oportunidades que os cônjuges terão durante a vida de casados de viver uma vida de infidelidade e traição, representa as tentações que eles sofrerão para trair um ao outro. Esses ventos, essas enchentes, podem chegar na vida do homem ou da mulher casada - e note, ela chega e se arremete contra as duas casas. A casa do homem insensato e a do homem sábio também. Ambos estão sujeitos às serem infiéis no casamento; ambos estão sujeitos a trair o seu cônjuge. As consequências representa o resultado final de onde e como foi feito a construção do nosso casamento, ou seja, se construirmos o nosso casamento sobre a Palavra de Deus nosso lar, nosso família vai permanecer de pé diante de qualquer tempestade que tente derrubar, mas se construirmos nosso casamento fora da palavra de Deus, vivendo uma vida de mentiras e infidelidades, nossa família estará preste a se ruir a qualquer momento. É importante estarmos consciente de que nossas atitudes no casamento terão consequências; se for de fidelidades as consequências serão boas, mas se agirmos com infidelidade as consequências serão terríveis tanto para o nosso casamento quanto para nossa família.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Fonte: ebdinterativa.com.br 



Discipulando - 4º Ciclo, Cpad: Tema: Portando uma nova identidade

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