14 de outubro de 2020

Lição 03: O Código da Ética de Cristo: Conectar+ Jovens

Textos de Referência.
Mateus 5. 1-12
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;

2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



Versículo do dia
Mateus 7.12
Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. 




Verdade aplicada
A Ética de Cristo tem como pilar básico e amor a Deus e ao nosso próximo.



Objetivos da Lição
- Esclarecer que Jesus é a fonte da Ética do Reino;
- Conscientizar que a Ética do Reino é um estilo de vida;
- Mostrar que a Ética do Reino caminha na contramão do mundo.



Introdução
O padrão de conduta Ética no Novo Testamento tem seu início com o "Sermão do Monte", onde Jesus discursa sobre diversos assuntos, mostrando que, bem mais que meros conceitos, a Ética Cristã deve fazer parte do estilo de vida de seus seguidores.



Ponto chave
O Sermão do Monte reúne valores morais baseados na ética do amor a Deus e ao próximo" pelos apóstolos e deve ser esperado pela Igreja.



1. CONHECENDO O SERMÃO DO MONTE
O Sermão do Monte é o mais famoso ensinamento de Cristo registrado nos Evangelhos. Este discurso versa sobre diversos assuntos, tais como: os sentimentos humanos, as atitudes humanas frente aos tesouros do mundo, bem como o proceder cristão diante da ira, adultério, perdão, esmolas, oração e o dever com o próximo.



1.1. Entendendo as bem-aventuranças
A expressão "Bem-aventurado" (makarios) sugere uma pessoa feliz; uma satisfação concedida àqueles que experimentam a salvação. Podendo falar também das bênçãos já desfrutadas nesta vida e que irão gozar de maneira plena na vida futura.
Jesus, em Seu Sermão do Monte, mostra oito motivos pelos quais as pessoas serão bem-aventuradas. Todas as oito qualidades listadas formam o caráter daqueles que serão aceitos pelo Rei como Seus súditos e gozarão das promessas elencadas.




1.2. Valores Morais no código do Reino
Jesus, em seu discurso, fala sobre questões que atingem, em cheio, o ego e as volições humanas. Jesus estabelece que o perdão é fundamental no convívio cristão, que as nossas atitudes falem mais alto que a nossa prédica e que operações miraculosas não garantem salvação de ninguém. Adverte ainda, contra a avareza e a ansiedade, contrastando a natureza temporal e incerta do tesouro terreno com o tesouro celeste, que é permanente.



Refletindo
No Sermão do Monte são reveladas a ética e a moral do Reino de Deus em questões diárias. Douglas Baptista



2. A ÉTICA DO REINO NA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Uma das orações mundialmente conhecida é a "Oração do Pai Nosso"; em seu conteúdo, Jesus estabelece algumas verdades espirituais e teológicas que devem permear a oração de Seus discípulos.



2.1. Reconhecendo o Deus do "Pai Nosso"
A oração do Pai Nosso nos mostra um Deus mais próximo; Isto é evidenciado quando Jesus principia a oração, dizendo: "Aba Pai", que é traduzido por "papai ou paizinho"; na cultura judaica este termo era usado apenas em círculos familiares. Através deste relacionamento com este Deus pessoal, somos atraídos a Sua santidade, bem como a submissão da Sua vontade. É nesta intimidade que compreendemos que as leis divinas não são penosas, mas, mas vitais para o nosso bem e para uma vida próspera.



2.2. A oração e o perdão

Um dos pontos chaves da oração do "Pai Nosso", está registrado em Mateus 6.12 que diz: "E perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores". O que está em questão aqui é que precisamos tratar os nossos devedores da mesma maneira que somos tratados por Deus. A Ética do Reino estabelece que precisamos ter espírito de servo e que estejamos sempre prestes a demonstrar sentimentos que evidenciem que temos o caráter de Cristo em nossa vida.
O perdão engrandece o ser humano, pois perdoar é abrir mão de nosso ego e desejo de vingança, para permitir que a graça sobrepuje toda culpa e erro.




3. A ÉTICA NA SOLICITUDE DA VIDA

Vivemos dias de muitas preocupações, estresse e pressão em todas as esferas da vida mas, no Sermão do monte, Jesus estabeleceu um código de conduta que ajudará a usufruir a vida de maneira plena e próspera.



3.1. Buscando a primazia no Reino de Deus
É sabido que vivemos numa sociedade escrava do consumismo e do materialismo. As pessoas trabalham para consumir, e consomem para satisfazer a vontade do Ser. Jesus, há mais de dois mil anos, já estava ensinando o antídoto para as pessoas viverem de maneira plena, sem perder a própria vida em uma saga louca pelas conquistas; o segredo é colocar Deus como prioridade em nossa vida. O problema hodierno é que muitas pessoas querem coisas não para satisfação de suas necessidades básicas, mas sim, para ostentação e deleite próprio.



3.2. Livrando da Ansiedade

Em seu discurso, ao estabelecer a ética do Reino, Jesus recomenda a não andar de maneira ansiosa quanto ao comer e vestir; nos exortando a não nos preocuparmos com o dia de amanhã. O termo grego utilizado é "merimnão", dando a ideia de "mente dividida", sugerindo uma distração ou preocupação com algo. Para a Psicologia, ansiedade é uma reação natural do nosso corpo gerando uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Infelizmente, muitas pessoas têm sofrido com doenças de natureza psíquica por não atentar para os preceitos do Reino.



Conclusão
Jesus estabeleceu diretrizes não apenas para uma época e sim para todas as gerações.




Eu aprendi que:
A Ética de Cristo embasa os ensinamentos de Deus em toda a Sua Palavra.
Fonte: Créditos-Revista Betel Conectar





Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário