25 de outubro de 2020

Lição 1 - A História da Sementinha - Pré - aula e subsidio: Primários - de 7 e 8 anos









Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

  
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:


· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.



Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Sementinha e eu vou crescer - Música gospel infantil



Geração de Samuel com Fernandinho




Aline Barros - A Sementinha -


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

Quebra-Gelo: 
Você já plantou uma semente? Qual foi? Ou Você conhece alguns tipos de árvores? Que frutas que ela dá?



Sugestão de vídeo.
Parábolas de Jesus - A parábola do Grão de Mostarda

Objetivo: 
Que o aluno compreenda que o Reino de Deus cresce à medida que anunciamos a sua Palavra.
Ponto central: 
O Reino de Deus deve ser anunciado a todas as pessoas.
Memória em ação: 


“De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus que dá o crescimento” (1 Co 3.7)

História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Marcos 4. 30-34
30 E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?

31 É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;

32 Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.

33 E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.

34 E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI
    
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia. 
Como este ano está passando rápido, não é mesmo?! Em meio a uma rotina corrida e com tantos compromissos, por vezes negligenciamos a importância de parar e refletir. Sobre nós, sobre nossas vidas, sonhos, MISSÃO! Que possamos juntos orar como o salmista: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12). Você, professor (a), é um instrumento de Deus para transmitir esta sabedoria a seus primários, a fim de que cresçam instruídos nos valores eternos, sem se perderem do que realmente importa. Por isso, renove-se no Senhor, comece esta nova etapa refletindo, como nesta oração de Moisés, registrada como o mais antigo salmo da bíblia.

Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para “contar seus dias” e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje? (Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 797)

E falando em focar em valores eternos, o tema desta nova revista são justamente histórias que nos instruem acerca deles: As Parábolas de Jesus. A cada aula seus alunos terão a gloriosa oportunidade de ouvir uma lição ensinada pelo Mestre dos mestres.

Nesta primeira aula, vamos ensinar os Primários sobre a parábola do grão de mostarda, narrada em Marcos 4.30-34.

Aproveitando o tema da lição sobre sementinha logo no início do trimestre, que tal confeccionar com os primários uma sementeira? Além de clarificar e reforçar os aprendizados desta história contada por Jesus é também uma rica experiência para os pequeninos estar em contato com a terra, ver o desabrochar e desenvolvimento de uma semente, o cuidado e paciência que requer, etc. Ao longo dos próximos meses as crianças poderão vivenciar tudo isso e acompanhar na prática o que foi mencionado na história que Jesus contou. Lembrando que a sementeira ficará sob a sua supervisão (talvez seja necessário levar a sementeira para outro ambiente, arejado e com luz, trazendo-a de volta para a observação da turma, somente para o momento da aula).

Seguem três idéias compartilhadas pelo blog “Tempo Junto” que você pode colocar em prática com sua turma com bastante facilidade. E, claro, sempre ir frisando que isto é criação de Deus, assim como a lição aprendida em Marcos 4.30-34, sobre a paciência, perseverança e carinho necessários com a “semente”, assim como devemos ter pregando a Palavra de Deus para todos.

1- Replantando Aipo

Sabia que plantando dentro da raiz/talo do Aipo ele cresce novamente? Veja como fazer.

Corte a base no pé de aipo, deixando alguns centímetros. Coloque esse pedaço em um prato com água, em um local ensolarado. Só isso! Esse meiozinho amarelo é de onde as folhas sairão. Há algumas dicas: deixar o aipo em lugar bem úmido e remover apenas alguns pedaços do aipo por vez. Comece por fora e depois os pedaços de dentro. As mudanças acontecem bem rápido, em apenas alguns dias. Então, a experiência vai ser bem legal para as crianças!

2- Sr. Ovo cabeludo

Essa ideia incrível e super criativa do Nurture Store de usar cascas de ovo para fazer crescer plantinhas que mais se parecem com o cabelo do Sr. Ovo.

Você vai precisar de caixa de ovos vazia, canetas coloridas, algodão, sementes simples pra graminha (podem ser milhos ou feijões) e cascas de ovos vazias.

Primeiro, lave as cascas já vazias e as ponha na caixa de ovos. Depois, coloque um pouco de algodão molhado com as sementes dentro. Ponha bastante mesmo, pra poder crescer bastante “cabelo.” O legal dessa atividade é desenhar na casca com muito cuidado, fazendo olhinhos, criando rostinhos de acordo com a criatividade de cada criança.

Deixe essa caixa de ovos perto de uma janela e espere a grama crescer. Garanto a vocês que o resultado, mesmo que um pouco demorado, vai ser incrível. Não se esqueça de manter o algodão sempre molhado. Depois de alguns dias o Sr. Ovo vai deixar de ser careca.

3 - A experiência clássica: Feijões “mágicos”

É claro que não poderia faltar a sugestão da experiência com sementes mais clássica de todas: a plantação de feijão! Tudo que você precisa é algodão molhado, feijão, um pote ou copo de preferência transparente e um lugar perto da janela. Essa provavelmente você já fez na época da sua escola. É muito legal ver o crescimento das plantas, principalmente do feijão que faz parte do almoço de quase todo brasileiro e as crianças estão bem familiarizadas.

Forre o fundo do recipiente com algodão umedecido, coloque a semente de feijão e deixe em um local iluminado. Os segredos simples para o sucesso dessa experiência são manter o algodão sempre úmido, molhando, aos poucos no decorrer do crescimento; não deixar o feijão tomar muito sol; e nem permitir que insetos entrem no recipiente. Apenas isso. Após os três primeiros dias o algodão mudará de cor, em seguida, o feijão enrrugará, até que “tcharãm”, brotará uma raiz e a primeira folhinha.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Paula Renata Santos
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD


Recursos Visuais: Parábola do Grão de Mostarda







  
 
 
 
 
 
  


Cenário para contar a história:

Para fazer a árvore utilize o seguinte material:
01 rolo de papel toalha;
E.V.A nas cores marron e verde;01 Pistola de cola quente;
01 Cola quente.
Para fazer o personagem utilize o seguinte material:
01 rolo de papel higiênico;
E.V.A nas cores marron, cor de pele e preto;
Caneta permanete para desenhar o rosto;
01 Pistola de cola quente;
01 Cola quente.


Hora da Lembrancinha:
Material utilizado:
E.V.A nas cores verde e marron;
Papel seda verde;
Pistola de cola quente;
Cola quente;
Amendoim com Chocolate.


Parábola: Grão de Mostarda
Base Bíblica: Mateus 13.31,32 e Marcos 4.20,31,32.
Memorizar: "Pois em verdade vos digo que, se tivererdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível". Mateus 17.20b

Jesus Cristo falou que o reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda (é uma semente muito pequena), que um homem tomou e plantou no seu campo. Após algum tempo, aquela semente se tornou uma grande árvore. Ele queria dizer que não podemos prever a grandeza daquilo que Deus tem para nós. Quando Cremos em Deus, essa fé faz com que grandes coisas aconteçam.
E sabe de um segredo amiguinho? Quando oramos sobre algum problema ou necessidade, Deus trabalha não somente naquilo, mas também em nossa própria vida. E vamos experimentando Sua presença e Seu poder em nós, e os seus milagres vão acontecendo. Daqui a pouco aquela fé vai ficando bem grandona, o projeto de Deus em nossa vida vai ficando grandão também: Deus começa a nos usar para pregar, para curar, para orar por pessoas, entre tantas outras ações dEle.




Recursos visuais











Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Atividade: 
Essa atividade ajuda as crianças a praticá-la e também dá a elas a oportunidade de analisar tipos diferentes de sementes. Encha copos ou pratos de papel, com sementes variadas: de girassol, de abóbora, de melancia, de mostarda, de laranja, etc. Mostre uma de cada tipo, convide -as para examiná-las e peça a elas para observar as diferenças de tamanho, cor e forma. Quando elas estiverem familiarizadas com essas diferenças, incentive-as a classificar as sementes e colocá-las num prato correspondente a cada tipo. 2- Deixe as crianças explorarem as sementes por meio de um projeto de arte. Forneça-lhes papel, cola e pincéis. Incentive as crianças a usar os pincéis e a cola para fazer um desenho no papel, (ou entregue já um desenho pronto) e, em seguida, peça que elas colem tipos diferentes de sementes sobre a imagem. As crianças podem também produzir suas próprias criações, formando desenhos com as sementes.



Atividades:






Atividades
Desenho para Colorir:



Atividades





Brincadeira
Cubo dos Sentimentos
Brinca com as emoções e os sentimentos…



Feliz

Triste


Assustado


Amado


Medo

Raiva
Ao brincar e expressar sentimentos e emoções percebemos como nos sentimos e como se sente o outro.

Este recurso foi feito com a finalidade de trabalhar a percepção facial/corporal e identificar o sentimento correspondente. Também pretende ajudar a criança a relatar situações vivenciais e organizar o pensamento em relação às suas emoções e sentimentos.

Aqui ficam algumas sugestões:
A mais básica é a criança lançar o cubo e a expressão que sair ela terá que identificar o sentimento correspondente, poderá também tentar reproduzir o sentimento usando a expressão facial ou corporal;
Poderá fazer as expressões ao espelho para melhor visualizar as mudanças que ocorrem no seu rosto quando tenta reproduzir diferentes emoções;
Usar o material como forma de identificar os sentimentos do personagem ao longo da história…




Criança de jesus tem energia pra gastar


Lembrancinhas:


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 


Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



Ovelhinhas de Cristo.
  




CRIANÇAS ATENÇÃO!

 Escola Bíblica Infantil





Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
Fonte: Revista da Turminha:
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
fran-jesuscristomudoumeuviver.blogspot.com.br
caroldurand.blogspot.com
Minha Herança
www.pequeninospracristo.com
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.sementinhakids.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!





Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Provérbios 22:6
"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário