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Provérbios 8.1-14
1 Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
3 Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade.
7 Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
8 São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
CONHECER os propósitos da poesia hebraica: expressar emoção; facilitar a adoração e instruir em sabedoria;
CONHECER algumas características singulares da poesia hebraica: a linguagem figurada e o paralelismo.
Hindson e Yates, em seu livro intitulado “A essência do Antigo Testamento”, dizem que a poesia tem como objetivo instigar emoções, evocar sentimentos em vez de pensamentos proposicionais e estimular uma resposta por parte do leitor. E acrescentam que, apesar de o texto poético nos desafiar a pensar, ele o faz extraindo uma resposta emocional.
Lições da Palavra de Deus 45 - Central Gospel
O idioma hebraico foi usado para a escrita da maior parte das Escrituras inspiradas — 39 livros ao todo constituindo cerca de três quartos do conteúdo total da Bíblia. (Pequenos trechos destes livros, porém, foram escritos em aramaico)
A história secular não revela a origem do idioma hebraico. Isto se dá porque esse idioma apareceu já plenamente desenvolvido nos mais antigos registros escritos encontrados pelos homens. O alfabeto hebraico compunha-se de 22 consoantes; Sua leitura é contrário a leitura do português, é lido da direita para a esquerda, (Não existe vogais) Os sons vocálicos eram supridos pelo leitor, que se guiava pelo contexto, similar a quando alguém supre as vogais em abreviaturas tais como “btl.” (batalhão), “Drs.” (doutores) ou “Sr.” (senhor).
O hebraico é uma língua muito expressiva, prestando-se à descrição vívida de acontecimentos. O hebraico é rico em metáforas. “Beira do mar”, em Gênesis 22:17, no hebraico, é literalmente “lábio do mar”. Outras expressões são “face da terra”, “cabeça” dum monte, “boca da caverna”, e expressões metafóricas similares. — Veja Is 44:14-17; Jr 10:3-8; Hb 2:19.
A POESIA HEBRAICA
O Poeta é um pintor e compositor, cuja arte reflete raciocínio e sensibilidade. Não é para menos que poemas bem escritos inspiram, fazem pensar, rir e chorar. A poesia é como “a arte da composição rítmica, escrita ou falada, capaz de nos emocionar pela beleza, criatividade ou nobreza de sua mensagem”. Para criar os efeitos desejados, os poetas escolhem as palavras da mesma forma que um joalheiro escolhe as melhores pedras.
O Rei Salomão, de Israel, que compôs provérbios e cânticos, ‘ponderou e fez uma investigação cabal, a fim de achar palavras deleitosas e corretas de verdade’. — Eclesiastes 12:9, 10; 1 Reis 4:32.
A poesia hebraica teve grande popularidade em todo o antigo Oriente. Numerosos exemplos desse gênero literário chegaram até nós de Canaã (cujos músicos e cantores tinham fama internacional) bem como do Egito e da Mesopotâmia. É evidente a contribuição que, nesse sentido, Israel deu ao mundo cultural do seu tempo . Na poesia hebraica não existe a rima, e é exato falar em ritmo do que em métrica na poesia hebraica. Sua característica mais importante é a repetição de idéias, denominada de Paralelismo. Uma ideia é afirmada e, logo em seguida, é novamente expressa com palavras diferentes, sendo que os conceitos das duas linhas se equivalem de forma aproximada. Foi Robert Lowth, professor de poesia em Oxford, Inglaterra, quem primeiro chamou a atenção para o princípio fundamental da poesia hebraica. Em seu tratado, De Sacra Poesi Hebraeorum: Praelectiones Academicae de 1753, Os tipos de Paralelismo foram classificados por Lowth em três categorias:
(1) Sinomínico: consiste em expressar duas vezes a mesma ideia com palavras diferentes, como em Sl 113:7. "Ele levanta do pó o necessitado E ergue do lixo o pobre". (NVI).
(2) Antitético: é formado pela oposição ou pelo contraste entre duas idéias ou imagens poéticas, como em Sl 37:21: "Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, Mas os justos dão com generosidade". (NVI).
(3) Sintético: aqui as duas linhas do verso não dizem a mesma coisa, mas antes, a declaração da primeira linha serve como base sobre a qual a segunda declaração se fundamenta. A relação é a de causa e efeito, como em Sl 19:7-8. "A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, E tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos". (NVI).
Outra característica da poesia hebraica para a qual devemos chamar a atenção é o emprego do arranjo acróstico ou alfabético. Existem nove salmos acrósticos no saltério.
1 Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz?
2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas se posta.
3 Do lado das portas da cidade, à entrada da cidade, e à entrada das portas está gritando:
4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Entendei, ó simples, a prudência; e vós, insensatos, entendei de coração.
6 Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade.
7 Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade.
8 São justas todas as palavras da minha boca: não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem pervertida.
9 Todas elas são retas para aquele que as entende bem, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
TEXTO ÁUREO
Provérbios 8.19,2019 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
20 Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
OBJETIVOS
COMPREENDER que, apesar de a poesia não ser adotada pelos modernos ocidentais como meio eficaz de comunicação, no antigo Oriente, esse recurso estilístico era amplamente utilizado;CONHECER os propósitos da poesia hebraica: expressar emoção; facilitar a adoração e instruir em sabedoria;
CONHECER algumas características singulares da poesia hebraica: a linguagem figurada e o paralelismo.
INTRODUÇÃO
Os escritos poéticos do Antigo Testamento foram compostos em diferentes épocas: Jó, provavelmente, viveu na era patriarcal; alguns salmos, possivelmente, foram compostos durante (e após) o exílio babilônico (Sl 126; 137); neste tempo intermédio, Salomão, Davi e outros poetas sagrados redigiram seus poemas. Hindson e Yates, em seu livro intitulado “A essência do Antigo Testamento”, dizem que a poesia tem como objetivo instigar emoções, evocar sentimentos em vez de pensamentos proposicionais e estimular uma resposta por parte do leitor. E acrescentam que, apesar de o texto poético nos desafiar a pensar, ele o faz extraindo uma resposta emocional.
Lições da Palavra de Deus 45 - Central Gospel
O IDIOMA HEBRAICO
O idioma hebraico foi usado para a escrita da maior parte das Escrituras inspiradas — 39 livros ao todo constituindo cerca de três quartos do conteúdo total da Bíblia. (Pequenos trechos destes livros, porém, foram escritos em aramaico)
A história secular não revela a origem do idioma hebraico. Isto se dá porque esse idioma apareceu já plenamente desenvolvido nos mais antigos registros escritos encontrados pelos homens. O alfabeto hebraico compunha-se de 22 consoantes; Sua leitura é contrário a leitura do português, é lido da direita para a esquerda, (Não existe vogais) Os sons vocálicos eram supridos pelo leitor, que se guiava pelo contexto, similar a quando alguém supre as vogais em abreviaturas tais como “btl.” (batalhão), “Drs.” (doutores) ou “Sr.” (senhor).
O hebraico é uma língua muito expressiva, prestando-se à descrição vívida de acontecimentos. O hebraico é rico em metáforas. “Beira do mar”, em Gênesis 22:17, no hebraico, é literalmente “lábio do mar”. Outras expressões são “face da terra”, “cabeça” dum monte, “boca da caverna”, e expressões metafóricas similares. — Veja Is 44:14-17; Jr 10:3-8; Hb 2:19.
A POESIA HEBRAICA
O Poeta é um pintor e compositor, cuja arte reflete raciocínio e sensibilidade. Não é para menos que poemas bem escritos inspiram, fazem pensar, rir e chorar. A poesia é como “a arte da composição rítmica, escrita ou falada, capaz de nos emocionar pela beleza, criatividade ou nobreza de sua mensagem”. Para criar os efeitos desejados, os poetas escolhem as palavras da mesma forma que um joalheiro escolhe as melhores pedras.
O Rei Salomão, de Israel, que compôs provérbios e cânticos, ‘ponderou e fez uma investigação cabal, a fim de achar palavras deleitosas e corretas de verdade’. — Eclesiastes 12:9, 10; 1 Reis 4:32.
A poesia hebraica teve grande popularidade em todo o antigo Oriente. Numerosos exemplos desse gênero literário chegaram até nós de Canaã (cujos músicos e cantores tinham fama internacional) bem como do Egito e da Mesopotâmia. É evidente a contribuição que, nesse sentido, Israel deu ao mundo cultural do seu tempo . Na poesia hebraica não existe a rima, e é exato falar em ritmo do que em métrica na poesia hebraica. Sua característica mais importante é a repetição de idéias, denominada de Paralelismo. Uma ideia é afirmada e, logo em seguida, é novamente expressa com palavras diferentes, sendo que os conceitos das duas linhas se equivalem de forma aproximada. Foi Robert Lowth, professor de poesia em Oxford, Inglaterra, quem primeiro chamou a atenção para o princípio fundamental da poesia hebraica. Em seu tratado, De Sacra Poesi Hebraeorum: Praelectiones Academicae de 1753, Os tipos de Paralelismo foram classificados por Lowth em três categorias:
(1) Sinomínico: consiste em expressar duas vezes a mesma ideia com palavras diferentes, como em Sl 113:7. "Ele levanta do pó o necessitado E ergue do lixo o pobre". (NVI).
(2) Antitético: é formado pela oposição ou pelo contraste entre duas idéias ou imagens poéticas, como em Sl 37:21: "Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, Mas os justos dão com generosidade". (NVI).
(3) Sintético: aqui as duas linhas do verso não dizem a mesma coisa, mas antes, a declaração da primeira linha serve como base sobre a qual a segunda declaração se fundamenta. A relação é a de causa e efeito, como em Sl 19:7-8. "A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, E tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos". (NVI).
Outra característica da poesia hebraica para a qual devemos chamar a atenção é o emprego do arranjo acróstico ou alfabético. Existem nove salmos acrósticos no saltério.
São eles: 9-10, 25, 34, 37, 111-112, 119 e 145. Neste tipo de composição, as linhas ou estrofes iniciam cada uma, com letras em ordem alfabética. Essa técnica, a exemplo do paralelismo, auxiliaria na memorização e no ensino. Isto também pode sugerir-se que o assunto foi tratado de forma completa.
A POESIA É UM VEÍCULO DE EMOÇÕES
Da mesma forma que a música, a poesia transmite uma ampla gama de emoções. Note nas palavras de Adão quando Deus lhe apresentou Eva no jardim do Éden:
"Esta, por fim, é osso dos meus ossos
E carne da minha carne.
Esta será chamada Mulher,
Porque do homem foi esta tomada".— Gênesis 2:23.
Igualmente, os livros poéticos de Jó, Salmos, Provérbios e Lamentações transmitem um amplo espectro de emoções, além de ensinar verdades espirituais fundamentais.
Os escritores bíblicos encontraram, muitas dificuldades ao traduzir a poesia hebraica para o seu próprio idioma, ela é muito rica, e quando se traduz, se perde muito da beleza original da qual ela foi escrita.
Ex: Martinho Lutero ao traduzir o livro de Jó para o alemão, ele encontrou dificuldades, em encontrar palavras para descrever o sentimento expresso, na poesia hebraica. ele chegou a dizer "Jó sofreu mais com minha tradução, do que com os conselhos dos seus "amigos".
No hebraico original, o primeiro salmo começa com a palavra “feliz”, ou “bem-aventurado” o homem que lê a palavra de Deus.
Como você descreveria os sentimentos do escritor das seguintes palavras do Salmo 63:1? Observe a riqueza das figuras de linguagem, uma característica notável na poesia hebraica.
"Ó Deus, tu és o meu Deus, continuo à tua procura.
Minha alma está sedenta de ti.
Minha carne enfraqueceu de anseio por tiNuma terra árida e esgotada, onde não há água".
Devido às suas características inerentes, a poesia muitas vezes é de fácil memorização. As mais antigas poesias gregas existentes, a Ilíada e a Odisséia, eram recitadas de cor em festividades gregas — um feito e tanto, considerando-se a extensão homérica dessas obras. Pelo visto, muitos salmos bíblicos também eram decorados.
Regras para interpretação dos Salmos:
1. Se houver uma circunstância histórica que determinou a composição de um Salmo, ela deve ser cuidadosamente estudada. Salmo 3, 32, 51, 63.
2. Elemento psicológico. Estudar o caráter do poeta e o estado de mente que compôs o cântico.
3. Os Salmos são de vários tipos diferentes.
4. Cada um dos Salmos é caracterizado pela sua forma.
5. Cada um dos Salmos também visa uma determinada função na vida de Israel.
6. Temos que reconhecer os vários padrões dentro dos Salmos.
7. Cada Salmo deve ser lido como uma unidade literária. Referências Bibliográficas: CALVINO, João. O livro dos salmos. Trad. Valter Graciano. Martins. São Paulo: Paraclétos.
FONTES DE PESQUISA
http://www.monergismo.com/textos/comentarios/exegese_%20da_poesia_hebraica.pdf
http://luizvalter1.blogspot.com.br/2014/08/a-beleza-da-poesia-hebraica.html > Acessados em 01/01/2015
(Revista: Central Gospel - nº 45)
Comentarista: Pastor Joá Caetano
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A POESIA É UM VEÍCULO DE EMOÇÕES
Da mesma forma que a música, a poesia transmite uma ampla gama de emoções. Note nas palavras de Adão quando Deus lhe apresentou Eva no jardim do Éden:
"Esta, por fim, é osso dos meus ossos
E carne da minha carne.
Esta será chamada Mulher,
Porque do homem foi esta tomada".— Gênesis 2:23.
Igualmente, os livros poéticos de Jó, Salmos, Provérbios e Lamentações transmitem um amplo espectro de emoções, além de ensinar verdades espirituais fundamentais.
Os escritores bíblicos encontraram, muitas dificuldades ao traduzir a poesia hebraica para o seu próprio idioma, ela é muito rica, e quando se traduz, se perde muito da beleza original da qual ela foi escrita.
Ex: Martinho Lutero ao traduzir o livro de Jó para o alemão, ele encontrou dificuldades, em encontrar palavras para descrever o sentimento expresso, na poesia hebraica. ele chegou a dizer "Jó sofreu mais com minha tradução, do que com os conselhos dos seus "amigos".
No hebraico original, o primeiro salmo começa com a palavra “feliz”, ou “bem-aventurado” o homem que lê a palavra de Deus.
Como você descreveria os sentimentos do escritor das seguintes palavras do Salmo 63:1? Observe a riqueza das figuras de linguagem, uma característica notável na poesia hebraica.
"Ó Deus, tu és o meu Deus, continuo à tua procura.
Minha alma está sedenta de ti.
Minha carne enfraqueceu de anseio por tiNuma terra árida e esgotada, onde não há água".
Devido às suas características inerentes, a poesia muitas vezes é de fácil memorização. As mais antigas poesias gregas existentes, a Ilíada e a Odisséia, eram recitadas de cor em festividades gregas — um feito e tanto, considerando-se a extensão homérica dessas obras. Pelo visto, muitos salmos bíblicos também eram decorados.
Regras para interpretação dos Salmos:
1. Se houver uma circunstância histórica que determinou a composição de um Salmo, ela deve ser cuidadosamente estudada. Salmo 3, 32, 51, 63.
2. Elemento psicológico. Estudar o caráter do poeta e o estado de mente que compôs o cântico.
3. Os Salmos são de vários tipos diferentes.
4. Cada um dos Salmos é caracterizado pela sua forma.
5. Cada um dos Salmos também visa uma determinada função na vida de Israel.
6. Temos que reconhecer os vários padrões dentro dos Salmos.
7. Cada Salmo deve ser lido como uma unidade literária. Referências Bibliográficas: CALVINO, João. O livro dos salmos. Trad. Valter Graciano. Martins. São Paulo: Paraclétos.
FONTES DE PESQUISA
http://www.monergismo.com/textos/comentarios/exegese_%20da_poesia_hebraica.pdf
http://luizvalter1.blogspot.com.br/2014/08/a-beleza-da-poesia-hebraica.html > Acessados em 01/01/2015
(Revista: Central Gospel - nº 45)
Comentarista: Pastor Joá Caetano
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