14 de outubro de 2020

Lição 03: Jó, Drama Poético de Sofrimento e Fé - Central Gospel

Vídeo aula:
Endereço na descrição do vídeo

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Jó 1.1,3,15-21
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.


3 E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.


15 E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16 Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.

17 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

18 Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19 Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.

20 Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.



TEXTO ÁUREO
Jó 1.22.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.



OBJETIVOS
CONHECER o contexto histórico do Livro de Jó;
CONHECER o estilo e as características estruturais desta obra incomum;
SABER que nossa fé em Deus pode ser fortalecida em meio ao intenso sofrimento.



INTRODUÇÃO
De modo geral, os seres humanos exibem dois tipos diferentes de reação diante do sofrimento: ou eles aproximam-se do Senhor, fortalecendo a sua fé, ou afastam-se Dele, vindo, muitas vezes, a perder a esperança. Nesta lição, discorreremos a respeito de Jó, o personagem bíblico que enfrentou condições incomparavelmente adversas, mas saiu do outro lado do vale de aflições grandemente fortificado.



Leitura do Subsídio 
Tiago 5.7-11
7 Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

8 Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.




Jó 28.23-28
23 Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.

24 Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.

25 Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;

26 Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;

27 Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.

28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.



Ezequiel 14.14-23
14. ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, livrariam apenas a sua alma, diz o Senhor Jeová.

15. Se eu fizer passar pela terra nocivas alimárias, e elas a assolarem, que fique assolada, e ninguém possa passar por ela por causa das feras; 

16. ainda que esses três homens estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nem a filhos nem a filhas livrariam; só eles ficariam livres, e a terra seria assolada. 17. Ou, se eu trouxer a espada sobre a tal terra, e disser: Espada, passa pela terra: e eu arrancar dela homens e ani-mais; 

18. ainda que aqueles três homens estivessem nela, vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nem filhos nem filhas livrariam, mas eles só ficariam livres. 

19. Ou se eu enviar a peste sobre a tal terra e derramar o meu furor sobre ela com sangue, para arrancar dela homens e animais; 

20. ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua pró-pria alma pela sua justiça. 

21. Porque assim diz o Senhor Jeová: Quanto mais, se eu enviar os meus quatro maus juízos, a espada, e a fome, e as nocivas alimárias, e a peste, contra Jerusalém para arrancar dela homens e animais? 

22. Mas eis que alguns restarão nela, que serão levados para fora, assim filhos como filhas; eis que eles virão a vós, e vereis o seu ca-minho e os seus feitos; e ficareis consolados do mal que eu trouxe sobre Jerusalém e de tudo o que trouxe sobre ela. 

23. E sereis consolados, quando virdes o seu caminho e os seus feitos; e sabereis que não fiz sem razão tudo quanto tenho feito nela, diz o Senhor Jeová.




Jó 6.24-30
24. Ensinai-me, e eu me calarei; e dai-me a entender em que errei. 

25. Oh! Quão fortes são as palavras da boa razão! Mas que é o que censura a vos-sa arguição? 

26. Porventura, buscareis palavras para me repreenderdes, visto que as razões do desesperado são como vento? 

27. Mas, antes, lan-çais sortes sobre o órfão e especulais com o vosso amigo. 

28. Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim; e vede se minto em vossa presença. 

29. Voltai, pois, não haja iniquidade; voltai, sim, que a minha causa é justa. 

30. Há, porventura, iniquidade na minha língua? Ou não poderia o meu pala-dar dar a entender as minhas misérias?



Propósito
Possivelmente o objetivo principal do Livro de Jó seja retratar a experiência do sofrimento humano e como essa realidade pode ser utilizada para fortalecer a nossa fé em Deus.

O livro de Jó é um dos maiores esforços que a bíblia faz pra minimizar a distância entre a criatura e o criador.

 (Jó 1:11);

 (Jó 1:18,19);

 (Jó 2:4-10).

Tema Principal do Livro de Jó: FÉ

 (Jó 1:20-22,Tg 5:11).

 Atitudes e declarações do patriarca

 (Jó 1.20,21)




RESUMO BIOGRÁFICO DE JÓ
1. Um homem espiritualmente maduro (1:1,8; 2:3).

2. Pai de muitos filhos (1:2; 42:13).

3. Proprietário de muitos rebanhos (1:3; 42:12).

4. Um homem rico e influente (1:3b).

5. Um sacerdote para a sua família (1:5).

6. Um marido amável e sábio (2:9).

7. Um homem de proeminência nas questões da comunidade (29:7-11).

8. Um homem benevolente (29:12-17; 31:32).

9. Um líder sábio (29:21-24).

10. Produtor agrícola (31:38-40).




CENÁRIO E CONTEXTO
O livro começa com uma cena no céu que deixa tudo claro ao leitor (1:6— 2:10). Jó estava sofrendo por causa de uma disputa entre Deus e Satanás. Jó nunca soube disso, nem seus amigos; por isso todos se esforçaram para explicar o sofrimento a partir da perspectiva da ignorância, até que, no fim, Jó apoiou-se unicamente em sua fé na bondade de Deus e na esperança da redenção. O fato de Deus ter defendido a confiança de seu servo é a mensagem dominante do livro. Quando não há nenhuma explicação racional, nem mesmo teológica, para a dor e o sofrimento, confie em Deus.




PRINCIPAIS PERSONAGENS
Jó — paciente durante o sofrimento; sua fé foi provada por Deus, mas ele não pecou colocando a culpa nele (1:1—42:16).

Elifaz, de Temã — amigo de Jó; acreditava que Jó estava sofrendo por causa de seu pecado (2:11; 4:1—5:27; 15:1-35; 22:1-30; 42:7-9).

Bildade, de Suá — outro amigo de Jó; acreditava que Jó não havia se arrependido de seu pecado, daí seu sofrimento (2:11; 8:1-22; 18:1-21; 25:1-6; 42:9).

Zofar, de Naamate — um terceiro amigo de Jó; acreditava que Jó merecia sofrer mais por causa de seu pecado (2:11; 11:1-20; 20:1-29; 42:9).

Eliú, de Buz — indignou-se contra os três amigos de Jó; acreditava que Deus estava usando o sofrimento para moldar o caráter de Jó (32:1—37:24).


  
Harpa Cristã: 212




Harpa Cristã: 224




Harpa Cristã: 225


CONCLUSÃO
As declarações e atitudes do patriarca são profundas e pungentes, demonstrando como a sua esperança estava sendo aperfeiçoada por meio do sofrimento.

A partir da história deste livro é possível perceber que:
(1)  Quando nos parece impossível ter fé, é precisamente nesse momento que mais necessitamos dela;

(2) A fidelidade ao Senhor faz toda a diferença, quando o intenso sofrimento, aparentemente despropositado, bate à nossa porta.
Deus abençoe sua vida!
Fonte:
Créditos-Revista: Central Gospel - nº 45
Comentarista: Pastor Joá Caetano


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Bíblia online
Bíblia sagrada online



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 45 - 4º Trimestre de 2020 - Livros, Poéticos - Sabedoria, temor de Deus e as grandes questões da vida: Central Gospel


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 63 - 3º Trimestre de 2020 - Mensageiros de Deus em tempos de crise e de restauração - Profetas menores: Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário