24 de outubro de 2020

Lição 1 - Noé, um pregador ousado: Pré - aula e subsidIo - Juniores de 9 e 10 anos







Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

MISSÃO DE AMOR (Cântico Cristão Infantil)




Arca de Noé - 3Palavrinhas - Volume 4





MISSIONARIOZINHO - 3PALAVRINHAS




Sandrinha - Arca de Noé 




Um Homem Legal - Crianças Diante do Trono



Cristina Mel - Canção da bicharada





Aline Barros & Cia 3 - Arca de noé




Crianças Diante do Trono Bichos grandes e pequenos



TOC TOC TOC - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2



Diante do Trono Crianças (Arca de Noé) Todo mundo era mau



Diante do Trono Crianças - Obedecer a Deus (DVD Arca de Noé)




O DILUVIO CRISTINA MEL
Um DVD excelente para trabalhar essa história com as crianças é o Arca de Noé das Crianças Diante do Trono. 
A história é bem contada, as músicas são bem feitas, inteligentes, as animações interessantes, sempre com aplicações para a vida das crianças.
 Acho importante, antes de mais nada, explicar o porquê de Deus ter mandado o Dilúvio. 

As crianças precisam entender isso no contexto de um Deus amoroso: renovar a face da Terra, retirando dela a maldade e salvando Aqueles que quisessem fazer sua vontade amável. Não é só mais uma história bonitinha, é uma verdade que prepara para a salvação. Na verdade essa história remete para uma outra verdade bíblica: a segunda volta de Jesus a este mundo. Se entenderem bem a história de Noé, as crianças facilmente entenderão porquê Jesus em breve virá nos buscar.

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

   
É hora do versículo:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
Gênesis 6.5-7. 24; 8. 15-9.17



                                         Arca de Noé


ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES







ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES

Confira a seguir alguns moldes em EVA para você montar.





Recebendo uma difícil missão
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2.11
(Gênesis 6.13-22)

Era Noé um homem justo e reto. Isso, porém, não quer dizer que não errasse, mas que era um homem que prezava pela retidão, integridade e agradar a Deus com seus atos. Noé viveu num tempo em que os homens eram muito maus.
Deus ficou tão desgostoso que se aborreceu muito e por causa de Noé preparou um plano especial de salvação e castigaria os demais. A Bíblia diz que: “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá!” (Salmo 1.6) Então Deus falou com Noé e contou-lhe seu plano de salvação.
Para isso ele deveria construir uma arca com mais ou menos 150 metros de comprimento, 25 metros de largura por 15 metros de altura. E seria dividida em 3 compartimentos. Noé com sua família, então, começou e deu-se o início a construção da arca. Seus vizinhos e outros conhecidos zombavam de sua obediência e idéia. Mas mesmo assim Noé se ocupava em falar-lhes do juízo de Deus e de sua salvação, através da arca. Mas eles ignoravam, e continuavam com suas práticas pecaminosas. Ainda hoje é assim as pessoas vivem nas muitas práticas contrárias a palavra de Deus e muitos ainda que ouvem a ensino Bíblico mas ignoram o amor de Deus e o sacrifício de seu filho Jesus para remissão dos seus pecados. (I João 1.7) E garantia de uma vida melhor, a vida eterna. ( I João 5.13)
Deus castiga a desobediência

“Oh ,quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem!” Salmo 31.19b
(Gênesis 7.17-24)

Finalmente Noé conclui a construção da arca. E a abasteceu de todo tipo de alimento. Então Deus encaminha para lá os animais que deveriam se salvar.
Tudo está pronto. Cessa-se o trabalho e a evangelização. Noé entra na arca, em obediência a ordem divina. E Deus fechou a porta. A chuva não veio imediatamente, isso gerou um grande desconforto para Noé.
A arca cheia de animais o calor, e a zombaria do povo. Mas não demorou muito e a chuva veio e foi a água ocupando a terra. Aos poucos foram sumindo os vales, as casas, os animais; e o povo começou
desesperadamente a clamar por socorro a Noé, mas o que ele poderia fazer – todos tiveram oportunidade. Assim Deus bania da terra aqueles que ignoram seu aviso e preferem permanecer no pecado.

Deus concede livramento aos fiéis

“Faze bem, ó Senhor aos bons e aos que são retos de coração!” Salmo 125.4
(Gênesis 9.1-19)
Quando a terra ficou enxuta Deus permitiu que Noé, sua família e os animais saíssem da arca. Imediatamente ele construiu um altar e sacrificou ao Senhor, um animal limpo e perfeito. Deus ficou satisfeito com a oferta oferecida e fez uma promessa: a de jamais aplicar o mesmo castigo a raça humana, e como sinal de seu pacto estabeleceu uma marca o arco-íris. O concerto estava firmado.
A partir dali começou uma nova geração. E Noé e sua família viviam dos frutos e recursos da terra. Ainda hoje Deus adverte o homem sobre o castigo eterno, por causa do pecado e desobediência contra Ele. Mas o homem continua indiferente, mesmo, centenas de anos depois. Mas o Senhor julgará o mundo. O castigo virá. Vamos nos proteger em Cristo, o nosso salvador! Amém.

Outro Comentário
"Vós sereis meus amigos!" João 15.14
"O Senhor cuida de mim!" Gênesis 40.17
"Faze bem Senhor aos bons!" Salmo 125.4


Noé era um homem bondoso, amigo e sempre obediente a Deus. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cão e Jafé(ler Gênesis 6.10). Entre os homens de seu tempo Noé vivia em comunhão com Deus. Ele era amigo de Deus. (ler Gênesis 6.9) O mundo estava mergulhado na maldade(ler Gênesis 6.5). O Senhor resolve exterminar a maldade. (ler Gênesis 6.7) Deus comunica a Noé sua ação punitiva, o dilúvio(ler Gênesis 6.13—15). Como Deus salvaria a Noé e sua família? A arca. Os homens zombavam e não acreditavam em suas palavras. O projeto de Deus incluía salvar também os animais, sete pares de algumas espécies e de outras um par, casal(ler Gênesis 6.19-22). Deus ordena que Noé entre na arca(ler Gênesis 7.1-16). As chuvas duraram 40 dias e noites(ler Gênesis 7.17). As águas prevaleceram 150 dias. Deus se lembra de Noé e inicia-se o escoamento das águas por outros 150 dias(ler Gênesis 8.1-5). Noé libera um corvo e depois uma pomba, esta por três vezes, para que possa concluir o momento de sair da arca(ler Gênesis 8.6-12). Deus anuncia a saída da arca(ler Gênesis 8.13-19). Noé após sair da arca constrói um altar e adora ao Senhor(ler Gênesis 8.20-22). Deus estabelece um concerto com Noé e firma sua palavra com um sinal. O arco(ler Gênesis 9.1-19).

Obs. Noé era descendente de Sete, terceiro filho de Adão, filho de Lameque, e neto de Matusalém. (ler Gênesis 5.26-27) Noé tinha 500 anos, quando ouviu a voz de Deus, passou uns cem anos construindo a arca, um ano dentro dela e viveu mais uns 350 anos após o dilúvio, aproximadamente!



Recursos visuais:




Recursos visuais:











Recursos de Noé

   
Ah! Noé. Que Maravilha!
E olha quanta coisa bacana!
Quer seja com Cenários, com Palitoches,
Lembrancinhas

  
  
  
Dobraduras de barquinho, faixa de animais,
tudo para que a historinha fique marcada!
Vale a pena se dedica em Recursos Visuais

   


 Recursos visuais:







 Recursos visuais:
Ideias para o ensino:
– Arca de papelão

Esta ideia é tão genial que dá tempo de você praticar...
A arca foi feita com uma caixa de papelão grande com uma pequena em cima telhado com papel micro-ondulado,a arca foi feita em papel cartão,onde foi cortada a porta e círculos para fazer as janelas,por dentro foram feitas divisões de papelão para colocar os animais.

Para os animais foram usados rolinhos de papel higiênico cortados ao meio e colados o papel cartão e para a frente e costas dos animais foram feitos em EVA,molde retirados da net.

Para os personagens Noé e sua esposa foram usados garrafinhas,bolinhas de isopor,tecidos e pelúcia para os cabelos o mesmo pode ser feito para os filhos de Noé e suas esposas ou usar os personagens que já tiver.





Recursos Visuais:













Brincando Eu Aprendo

Brincadeira 
Pegue gravuras com nomes de bichinhos e a cada momento chama uma criança, ela pega uma gravura qualquer dentro da bolsinha ou caixa saco seja como achar melhor, e imita o bichinho para as outras crianças descobrirem o que ela esta imitando. Para tornar o jogo interessante só vai à frente quem acertar, e para dar chance as outras pessoas só pode ir uma vez e depois a pessoa que acertar qual era o bichinho pode escolher alguém que ainda não tenha ido a frente para brincar. Então para animar mais as crianças eu falava: Quem vai ganhar? Os meninos ou as meninas? Isto é para chamar a atenção para a história, é complicado cativar a atenção se não tiver uma brincadeira antes, assim fica mais interessante.

Outra brincadeira escolha o que você achar melhor
Brincadeira


Começou a Chover
Tema: 
 Noé, um pregador ousado
atenção; integração; imaginação.
Duração: 15 minutos.
Público: crianças, mínimo 8 pessoas.
Material: giz para riscar o chão.
Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés).
Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem seguí-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

Num determinado momento diga "Então, começou a chover!"

As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história




Seu Noé, posso ir?
Tema: 
Noé, um pregador ousado
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.


Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala. 

Criança de jesus tem energia pra gastar


 

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?




Atividades:








Atividade
A Arca de Noé


Quer construir a Arca de Noé com seus alunos?
Dois modelos diferentes para você montar com as crianças.




Atividade manual: 
bichinhos de sucata ou papel, colagens, pintura... é bem fofa.
 





 Dinâmica do Coração Sujo:
Utilize um exemplo prático: Pegue uma metade de uma garrafa pet transparente e coloque água dentro dela e fala que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. 
Então pegue um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloque algumas gotas na água enquanto vai falando do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e pergunte para as crianças o que mais é pecado? Então a água fica preta. Faz isto enquanto fala que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.
No final fala que Noé agradeceu a Deus e que a arca havia sido o seu lugar de salvação, fale que Jesus é o nosso lugar de salvação. Neste momento pegue um vidrinho que você  desenhou um coração nele com papel color set vermelho, e estava com água sanitária dentro, e fale que Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. E enquanto fala de Jesus derrama a água sanitária na água suja de iodo, e fala do amor de Deus por nós, que Jesus morreu por nos amar, e somente Ele, pois nunca pecou, poderia nos tornar de novo a semelhança de Deus. A água então fica limpa e fala que quando aceitamos Jesus podemos ter comunhão com Deus. Mas às vezes iremos pecar, mas temos que pedir sempre a Jesus o seu perdão, porque Deus quer que vençamos o pecado, para isto temos que orar sempre, ir a igreja, e ler a Bíblia todos os dias. Neste momento podemos então perguntar: Você gostaria de aceitar Jesus na sua vida? Você reconhece que precisa dEle? Então repita comigo esta oração: Senhor Jesus eu sei que sou pecador, e sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. Perdoa os meus pecados, me limpa e me purifica de todo mal, pois quero o Senhor como o meu Senhor e salvador, eu te recebo e entrego a ti a minha vida. Em teu nome Jesus, amém!
Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!


Garrafa (com água sanitária) representando o sacrifício de Jesus, para limpar o coração sujo (água com iodo) que representa o pecado.




Lembrancinha: 
Fazer uma Arca pequena de Eva ou cartolina e colar o versículo do dia, ou fazer dedoches para a garotada...




Lembrancinhas:


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  



*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Juniores Cpad
ebd.blogspot.com.br
escolinhadominicalonline.blogspot.com.br
Blogdaebi.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
semeandoasalvacao.blogspot.com
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
juniores-ebd.blogspot.com/
Adaliahelena.blogspot.com
tianilma.blogspot.com
Read more: Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
tiasarha.blogspot.com.br
ministerioinfantilalebohrerferreira.blogspot.com.br
ebd.blogspot.com.br
Bíblia infantil
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida
Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

4 comentários:

  1. Ola a paz do senhor. Como faço para ver os materiais de apoio da aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for as pré aulas, o endereço do site esta nos videos acima.

      Excluir
  2. Muito bom aula bem completa. Obrigada por disponibilizar

    ResponderExcluir