1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus Cristo: o fundador da igreja.
- Depois, utilizem a dinâmica “O ministério de Jesus”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O ministério de Jesus
Objetivo: Estudar sobre o ministério de Jesus.
Material:
Mapa no qual se possa ver algumas cidades nas quais Jesus ensinou.
Nomes digitados das cidades
Durex colorido vermelho e azul
Procedimento:
1 - Antes da aula:
- Observem um mapa do tempo de Jesus e procurem as cidades que vocês escolheram.
2 – Na aula:
- Antes dos alunos chegarem, montem o mapa no piso da sala. Como assim?
Isto mesmo, observem como fazer - coloquem no piso:
O nome do Mar Morto e façam um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul
O nome do Lago de Tiberíades e faça um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul
Depois façam a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e coloquem o nome rio Jordão
Agora, coloquem o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição acerca dos lugares onde Jesus ensinava, utilizando o mapa.
Para cada lugar, apresente um fato ocorrido, cura, libertação
etc.
- Para concluir, “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”(Mt 9.35).
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica/blog,atitudedeaprediz.blogspot.com
Durex colorido vermelho e azul
Procedimento:
1 - Antes da aula:
- Observem um mapa do tempo de Jesus e procurem as cidades que vocês escolheram.
2 – Na aula:
- Antes dos alunos chegarem, montem o mapa no piso da sala. Como assim?
Isto mesmo, observem como fazer - coloquem no piso:
O nome do Mar Morto e façam um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul
O nome do Lago de Tiberíades e faça um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul
Depois façam a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e coloquem o nome rio Jordão
Agora, coloquem o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição acerca dos lugares onde Jesus ensinava, utilizando o mapa.
Para cada lugar, apresente um fato ocorrido, cura, libertação
etc.
- Para concluir, “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”(Mt 9.35).
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica/blog,atitudedeaprediz.blogspot.com
Adolescentes 13 a 14 anos, Cpad: 3° Trimestre 2020 - Tema: História da Igreja
Nenhum comentário:
Postar um comentário