SEG. Ex 23.27.28: A corrupção envergonha
TER. Mq 2.10: A corrupção traz destruiçãoQUA. 2 Pe 1.4: Escapando da corrupção
QUI. 2 Pe 2.12: Perecendo na corrupção
SEX. 2 Pe 2.19: Servos da corrupção
SÁB. Tg 1.27: Religião pura e imaculada
REFLEXÃO
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra" (Gn 6.12).
OBJETIVOS
· Compreender que, mesmo conhecendo a verdade, alguns homens optam por despreza-la.
· Explicar o significado do humanismo, identificando sua influência no mundo atual.
· Estimular fazer a diferença, como cristão, em meio a uma sociedade corrupta.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Romanos 1:20,21
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Romanos 1:25-27
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Romanos 1:32
32 Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
SINTETIZANDO
INTRODUÇÃO
A AULA VAI COMEÇAR!
Caro professor, inicie a aula relatando aos alunos (pode usar um vídeo da internet, caso queira) o caso real de um motorista que, em 2011, no Rio de Janeiro, encontrou dentro do ônibus em que trabalhava um pacote com R$ 74 mil. Joilson Chagas, que estava morando “de favor porque sua casa foi destruída nos temporais que assolaram a Região Serrana do Rio naquele ano, e cuja esposa estava grávida, devolveu o dinheiro ao seu dono: um agricultor que havia vendido um veículo para pagar o tratamento de saúde da filha. Professor, ressalte que tanto houve quem criticasse como quem elogiasse a atitude do motorista, e que a mídia deu bastante destaque ao caso. Pergunte o que eles fariam nessa situação? Ouça cada um e depois frise que, apesar de não ser fácil ser honesto no país do famoso “jeitinho", onde a corrupção tornou-se sinônimo de esperteza o cristão precisa fazer a diferença, pois já foi liberto da corrupção do mundo.
1. OS HOMENS SABEM A VERDADE (v.20)
Paulo enfoca que os homens “são indesculpáveis" se diante da glória da revelação divina pela natureza, não se voltarem para Ele (Rm 1.20). Nunca poderão dizer que não tiveram oportunidade de se relacionar com Deus.
2. OS HOMENS DESPREZAM A VERDADE (v.21)
2.2. Discursos "desvanecidos"
2.3. Mentes fechadas
3- O PREÇO DA CORRUPÇÃO ' (vv.24,26,28)
3.2. Consequênicas
4. O HUMANISMO (v.32)
4.1. O perigo
4.2. O Humanismo em nossos dias
SUBSÍDIO
“É certo que a Queda não foi somente um ato isolado de desobediência que poderia ser rapidamente remendado. Cada parte do bom trabalho manual de Deus foi arruinada pela rebelião do ser humano. É por isso que os reformadores descreveram a natureza humana como “totalmente depravada". Eles não queriam dizer que a natureza humana está totalmente corrompida, pois apesar do nosso pecado, ainda temos a imagem de Deus, assim como o rosto doce de uma criança pode ser visto através de manchas de lama e sujeira. Depravação total, de acordo com os reformadores, significa que toda parte do nosso ser - intelecto, vontade, emoções e corpo - mostra os efeitos do pecado. Nenhuma parte permanece intocada pela Queda.
Por exemplo, a sexualidade é boa, criada por Deus; mas é muitas vezes distorcida pela luxúria e infidelidade. De igual modo, o governo foi criado para manter a ordem; mas degenera facilmente em tirania e opressão. A capacidade humana que resulta em criatividade artística é boa; mas pode se degenerar em mensagens de rebeldia e licenciosidade. Na Queda, toda parte da criação mergulhou no caos do pecado, e toda parte implora por redenção. Somente a cosmovisão cristã mantém essas duas verdades em equilíbrio: a destruição radical causada pelo pecado e a esperança da restauração da bondade original” (COLSON. Charles e PEARCEY, Nancy. E agora como viveremos? Rio de Janeiro: CPAD. 2000, pp.240,41)
CARO PROFESSOR, convide os seus alunos a não faltarem à próxima aula, pois será o tema da justiça de Deus. Estimule-os a buscarem compreender, nessa semana, as consequências da degradação da humanidade. Assim, proponha que eles pesquisem casos, no Brasil, de leis ou projeto de leis que afrontam a santidade de Deus. Peça para trazerem na próxima aula. Depois da apresentação da pesquisa o tema da justiça de Deus estará mais bem contextualizado.
PARA CONCLUIR
Daí entrou em processo de corrosão moral, que culminou na mais terrível degradação. Paulo, vendo essa cena, disse que Deus permitiu a devassidão pecaminosa para a própria vergonha do homem. Este é o retrato atual da humanidade - dominada pelo humanismo - que se fez inimiga de Deus (Tg 4.4). Se não houver arrependimento, todos perecerão (Lc 13.3).
HORA DA REVISÃO
Responda as questões de acordo com a lição estudada:
1. Qual estado em que a humanidade vive, depois da Queda?
Corrupção
2. Qual o pensamento filosófico que tenta endeusar o homem e descartar a Deus?
Humanismo.
3. Romanos 1.21 diz que a mente vazia dos homens está coberta de quê?
Escuridão.
4. Por que o pensamento antropocêntrico é antibíblico?
No pensamento antropocêntrico o homem está no centro. Conflitando dessa forma, com o mandamento de amar o Senhor com todo o coração, toda a alma e todo entendimento (Mt 2237).
5. Em Romanos 1.24,26,28 de que tipo de punição, por causa do pecado, Paulo fala?
Autopunição.
Subsidio: Lição 04 - A Corrupção da Humanidade
Pré - aula: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Pré - aula: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 3°Trimestre de 2018 - Tema: Queda e Redenção: Cpad
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Fonte: CPAD,
Fonte: Das imagens acima https://pt.slideshare.net/.../2015-0719-licao-03-3-trimestre-2015-juvenis-a-naturez
Fonte: Sub.ebd.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário