1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Corrupção da humanidade.
- Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos, uma escolha”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o Humanismo.
Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
Figuras de homem e mulher
Palavra DEUS
02 envelopes:
Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.
- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para concluir, falem: É sobre a corrupção da humanidade que rejeita Deus e prefere as ideias humanistas, no homem no centro, que vamos estudar hoje nesta lição.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Corrupção da humanidade.
- Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos, uma escolha”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o Humanismo.
Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
Figuras de homem e mulher
Palavra DEUS
02 envelopes:
Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante a aula:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.
- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para concluir, falem: É sobre a corrupção da humanidade que rejeita Deus e prefere as ideias humanistas, no homem no centro, que vamos estudar hoje nesta lição.
Subsidio: Lição 04 - A Corrupção da Humanidade
Pré - aula: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Pré - aula: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha: Lição 04: A Corrupção da Humanidade
Revista Juvenis - de 15 a 17 anos: 3°Trimestre de 2018 - Tema: Queda e Redenção: Cpad
através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Fonte: Atitude de aprendiz.
Fonte: CPAD,
Nenhum comentário:
Postar um comentário