3 de julho de 2018

Lição 02: Jesus Cristo: o fundador da Igreja: Adolescentes - 13 a 14 anos

Adalia Helena: Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: Trimestre de 2018 - Tema: História da Igreja para Adolescentes: Cpad Historia Da Igreja, Professor, Cartões De Beisebol, Revistas
TEXTO BÍBLICO: Mateus 16.16-18.
OBJETIVOS:
Mostrar que Jesus é o fundador da Igreja;
Relatar o ministério de Jesus;
Demonstrar a simplicidade da Igreja fundado
ra por Jesus.

Prezado(a) professor(a),
Na aula desta semana seus alunos aprenderão que a igreja está fundamentada sobre a pedra mais preciosa que já existiu: Jesus Cristo. É intrigante pensar como essa instituição permaneceu firme por tantos anos e ainda permanece. A resposta está nas palavras ditas por Jesus aos discípulos durante o seu ministério terreno: “[...] sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas dos infernos não prevalecerão contra ela” (cf. Mt 16.18). O fundamento da igreja é Cristo e Ele zela para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, se mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível (cf. Ef 5.27).

Os discípulos que sucederam a Cristo e receberam a responsabilidade de pregar a mensagem do evangelho por todo o mundo, tinham também a incumbência de organizar a igreja do Senhor neste mundo. Vale ressaltar que o propósito essencial de Cristo não era delimitar a igreja a quatros paredes de uma instituição religiosa, embora seja importante o espaço reservado para que os irmãos desenvolvam a comunhão e o aprendizado da Palavra de Deus. Entretanto, a Igreja de Cristo pertence ao Reino de Deus em toda a terra. Um Reino que não pertence a este mundo e não segue as regras e valores impostos por uma sociedade cada dia mais secularizada e distante de Deus.

Apesar de todos os ataques do reino das trevas contra a igreja, ela jamais poderá ser vencida. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal (1995, p. 1421):As portas do inferno não prevalecerão.

‘As portas do inferno’ representam Satanás e a totalidade do mal no mundo, lutando para destruir a igreja de Jesus Cristo.


(1) Este texto não quer dizer que nenhum crente como pessoa e nenhuma igreja local, confederação de igrejas ou denominação, jamais chegará a cair na imoralidade, nos erros de doutrina ou na apostasia. O próprio Jesus predisse que muitos decairão da fé e Ele adverte as igrejas que estão abandonando a fé neotestamentária a voltar-se do pecado ou sofrer a pena da remoção do seu reino (24.10,11; Ap 2.5,12-29; 3.1-6,14-16; ver 1 Tm 4.1 nota). A promessa [de Mt 16.18] não se aplica àqueles que negam a fé, nem às igrejas mornas.

(2) O que Cristo quer dizer é que, a despeito de Satanás fazer o pior que pode, a despeito da apostasia que ocorre entre os crentes, das igrejas que ficam mornas e dos falsos mestres que se infiltram no reino de Deus, a igreja não será destruída. Deus, pela sua graça, sabedoria e poder soberanos, sempre terá um remanescente de crentes e de igrejas que, no decurso de toda a história da redenção, permanecerá fiel ao evangelho original de Cristo e dos apóstolos e que experimentará a comunhão com Ele, o senhorio de Cristo e o poder do Espírito Santo. Com o povo genuíno de Deus, esses crentes demonstrarão o poder do Espírito Santo contra Satanás, o pecado, a doença, o mundo e as forças demoníacas. É essa igreja que Satanás com todas as suas hostes não poderá destruir nem resistir.

Após apresentar aos alunos os tópicos a lição, converse com eles sobre a estabilidade espiritual que a igreja precisa ter para levar a mensagem de salvação aos perdidos. Em outras palavras, significa que só estaremos preparados para transmitir as verdades do Reino celestial se, de fato, acreditarmos que Jesus é a nossa Rocha firme que não nos deixará cair nem desistir em ocasião alguma. Pondere com seus alunos como está a fé deles no Senhor Jesus Cristo. Adolescentes apresentam muitas dúvidas em relação às verdades bíblicas e à eternidade. Mostre-se aberto aos questionamentos de seus alunos.
Tenha uma boa aula!
Thiago Santos
Editor do Setor de Educação Cristã da CPAD





Subsidio:
Se quisermos conhecer o ministério de Jesus, devemos ler os Evangelhos. São os quatro primeiros livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João). Você já os leu? São maravilhosos! Mas quando os lemos, sempre nos perguntamos: Se todos os Evangelhos falam sobre a vida de Jesus, por que são tão diferentes um dos outros?

A preocupação principal dos autores não era simplesmente escrever sobre a vida de Jesus, mas sobre a mensagem de salvação trazida por Ele. Os autores não agiram como jornalistas, que escrevem uma notícia, mas se preocuparam em registrar o principal da mensagem e da vida de Cristo, o sentido da salvação realizada por Deus por intermédio de seu Filho. Cada autor escreveu o seu ponto de vista, aquilo que mais lhe chamou a atenção. Por isso, todos os quatro Evangelhos são verdadeiros e inspirados pelo Espírito Santo, sendo apenas versões diferentes da mesma história.

O MINISTÉRIO DE JESUS

Jesus nasceu na cidade de Belém (Mt 2.4-6), sendo Augusto o Imperador de Roma (Lc 2.1). Pouco se sabe sobre sua infância, pois a Bíblia nos relata poucos acontecimentos: sua apresentação no templo de Jerusalém (Lc 2.22), a adoração que recebeu dos visitantes do Oriente (Mt 2.11), a fuga para o Egito (Mt 2.13) e, com doze anos, conversando com os mestres da Lei, no Templo de Jerusalém (Lc 2.41-52).

O provável é que tenha recebido a educação dada a qualquer menino judeu de sua época, ou seja, recebeu a educação bíblica no lar e na escola da sinagoga para meninos. Aprendeu também a profissão de seu pai, o que era comum para todos os meninos judeus.
Seu ministério teve início quando tinha trinta anos, logo após ter sido batizado por João Batista (Mt 3.13-16), seguindo a tentação no deserto (Mt 4.1-11) e a escolha dos discípulos (Mt 4.18-22). Ele durou cerca de três anos e se concentrou basicamente na Galileia, tendo algumas passagens por Jerusalém e redondezas.





Adalia Helena: Revista de Adolescentes - 13 a 14 anos: Trimestre de 2018 - Tema: História da Igreja para Adolescentes: Cpad Historia Da Igreja, Professor, Cartões De Beisebol, Revistas   Adolescentes 13 a 14 anos, Cpad: 3° Trimestre 2020 - Tema: História da Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário