17 de setembro de 2018

Noticia: Fortalecimento de crianças por meio da Escola Dominical

Alda, de 27 anos, nunca tinha ouvido falar no termo 'anos dourados". Ela, que é mãe de dois filhos e professora de escola dominical, vive em uma cidade remota da Indonésia. Nunca antes Alda tinha participado de nenhum seminário para pais ou professores. Então quando a Portas Abertas organizou uma série de treinamento para professores de escola dominical em sua província, ela ficou impressionada com o novo conhecimento e experiências adquiridas. “Eu aprendi a desenvolver um plano de ensino e aulas de acordo com as várias idades. Também sei agora como usar recursos para animar as crianças e ajudá-las a entender as lições da Bíblia com mais facilidade”, conta.

Uma lição que deixou uma marca profunda em seu coração é que ela descobriu que os primeiros cinco anos de uma criança são os mais importantes em sua vida, chamados de “anos dourados”. “Essa informação é crucial em meu papel não apenas como professora de escola dominical, mas também como mãe”, relembra. Alda é uma dos vários pais e professores de escola dominical com falta de conhecimento para criar os filhos e cultivar sua fé, preparando-os para possíveis perseguições em suas vidas.

Na Indonésia, como a maioria é muçulmana, mesmo as crianças enfrentam tempos difíceis sendo seguidoras de Cristo. Sua fé é com frequência questionada e ridicularizada por seus vizinhos e colegas de classe muçulmanos. Nas áreas mais islâmicas, estudantes chegam a ganhar notas mais baixas dos professores da escola apenas porque são cristãos. Infelizmente, muitas igrejas em áreas remotas não tem um preparo apropriado e materiais que alimentem a fé das crianças. Isso tem resultado em crianças e jovens que se convertem ao islamismo para conseguir melhores empregos, educação ou até mesmo parceiros para a vida. Anos atrás, um pastor de uma ilha próxima a vila de Alda contou a história de uma vila cristã que se converteu ao islamismo por arroz, macarrão instantâneo e roupas usadas. “Mas eu percebi que somos parcialmente responsáveis. Nós não temos feito o suficiente para nutrir sua fé e vida”, ele disse.

Treinamento para professores de Escola Dominical
A Portas Abertas entende que para que a igreja indonésia sobreviva e cresça a longo prazo, as crianças precisam ser fortalecidas hoje. Uma das formas mais efetivas é por meio dos professores de escola dominical. Com o treinamento específico, é possível preparar a igreja local para perseguição, treinando professores em áreas remotas e religiosamente hostis no país com lições do cristianismo e princípios bíblicos de perseguição adaptados para o público jovem.

O treinamento começou em 2016, em cinco províncias da Indonésia, já tendo alcançando mais de 530 professores. Três principais tópicos são abordados: como guiar crianças a Cristo, como ser um professor criativo e como preparar crianças para missões. Para estar onde é preciso, a Portas Abertas teve muito trabalho. Isso significa atravessar florestas, montanhas e mares para chegar a vilas remotas. Muitas vezes também significou passar por risco de morte. Mas a jornada, apesar de perigosa, não foi em vão. Os testemunhos dos participantes do treinamento mostraram que um pequeno passo no ministério infantil pode ser um grande salto para o futuro da igreja da Indonésia.

Pedidos de oração
Neste Dia Nacional da Escola Dominical, ore pelos professores que continuam se dedicando a aprender e desenvolver habilidades em suas igrejas.
Peça a Deus que todos os professores possam ter paixão, energia e amor para guiar pacientemente e ensinar as crianças em todas as circunstâncias.
Ore para que as crianças possam crescer firmes na fé e se tornem bençãos para a família, escola e comunidade.
Fonte: Portas Abertas


Mais Noticias
Arqueologia Bíblica
ABORTO
Últimos Acontecimentos Bíblico

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome: Mateus 24:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário