19 de setembro de 2018

Lição 13 - Daniel, um homem de oração: Juniores de 9 e 10 anos








  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:





 Momento do louvor: 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
    
 Cante:




Cristina Mel - Daniel e os leões (Com letra/legenda)



Turma do Cristãozinho - Daniel na cova dos leões

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros





Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



É hora do versículo:
Memorizando:
  
QUEBRA-GELO: 
MATERIAL: Um pacote de pirulito.
PROCEDIMENTO: Esconda pirulitos suficientes para todas as crianças na sala antes que entrem. Coloque algumas fáceis e outras difíceis de encontrar, não deixando ninguém desistir por causa da dificuldade.
Diga: Aqui na sala tem um pirulito para cada criança. Quem acredita nisso pode começar a procurar. Quem encontrar o seu pirulito deverá voltar para o seu lugar, enquanto os outros continuam procurando.
MORAL: Da mesma forma que você creu que havia um pirulito para você, se cremos que Deus tem algo para nós, não devemos desistir de orar até ver a resposta da oração!


 CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
COMENTÁRIO DO TEXTO :
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais algumas verdades sobre o profeta Daniel.
2º) Leitura do texto-base: Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Daniel 6. 1-23
1 O rei Dario resolveu dividir o país em cento e vinte províncias e escolher cento e vinte homens para governá-las.
2 A fim de que tudo corresse bem, e não houvesse prejuízo, o rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel,
3 e ele mostrou logo que era mais competente do que os outros ministros e governadores. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino.
4 Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada.
5 Então eles disseram uns aos outros: – Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.
6 Então foram todos juntos falar com o rei e disseram: – Que o rei Dario viva para sempre!
7 Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, isto é, os ministros, os governadores, os prefeitos e as outras autoridades, nos reunimos e concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor. Se durante esse tempo alguém fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer outro homem, essa pessoa será jogada na cova dos leões.
8 Portanto, ó rei, dê a ordem e a assine a fim de que não possa ser anulada. De acordo com a lei dos medos e dos persas, essa ordem não poderá ser anulada.
9 O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada.
10 Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia.
11 Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus.
12 Então foram procurar o rei a fim de falar com ele a respeito da ordem. Eles disseram: – Ó rei, o senhor assinou uma ordem que proíbe que durante trinta dias se façam pedidos a qualquer deus ou a qualquer outro homem, a não ser ao senhor. E a ordem diz também que quem desobedecer será jogado na cova dos leões. Não é verdade? O rei respondeu: – É verdade, e a ordem deve ser obedecida. De acordo com a lei dos medos e dos persas, ela não pode ser anulada.
13 Aí eles disseram ao rei: – Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.
14 Ao ouvir isso, o rei ficou muito triste e resolveu salvar Daniel. Até o pôr-do-sol daquele dia, ele fez tudo o que pôde para salvá-lo.
15 Os inimigos de Daniel foram falar de novo com o rei e disseram: – O senhor sabe muito bem que, de acordo com a lei dos medos e dos persas, nenhuma ordem ou lei assinada pelo rei pode ser anulada.
16 Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: – Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.
7 Trouxeram uma pedra e com ela taparam a boca da cova. O rei selou a pedra com o seu próprio anel e com o anel das altas autoridades do reino, para que, mesmo no caso de Daniel, a lei fosse cumprida ao pé da letra.
18 O rei voltou para o palácio, mas não comeu nada, nem se divertiu como de costume. E naquela noite não pôde dormir.
19 De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões.
20 Ali, com voz muito triste, ele disse: – Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?
21 Daniel respondeu: – Que o rei viva para sempre!
22 O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.
23 O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus.
  


Recursos visuais:






 Atividades
















BRINCADEIRA: 
NOME DA BRINCADEIRA: O LEÃO ESTÁ SOLTO!
PROCEDIMENTO: 
Forme grupos de três e deixe uma criança sem grupo (ela será o leão). Duas das crianças do grupo devem dar as mãos, uma de frente a outra, e a terceira fica por dentro, como se estivesse em uma toca. Ao sinal do líder, as crianças de dentro da toca devem sair e ficar andando, porém longe das tocas. Quando o líder disser: O LEÃO ESTÁ SOLTO, as crianças devem entrar na primeira “jaula” vazia que encontrar. É preciso que sempre sobre uma criança para ser o leão.
MORAL: Deus é a nossa toca segura. Se estivermos n’Ele, somos guardados de todo o mal!


Brincadeira:

Separe uma área própria na classe e marque o chão com fita adesiva. Forme das equipes com os alunos.
Uma bola. 
Explique que a bola é o leão da história de Daniel. As crianças deverão jogar a bola, tentando atingir as pernas do adversário. A pessoas atingida, ou quem tentar pegar a bola e a deixar cair, passa para o outro time. Se uma pessoa jogar a bola e o adversário conseguir segurá-la, a primeira é obrigada a trocar de equipe. Joguem durante cinco minutos ou até restar somente uma pessoa em um dos times.
Fonte: 13ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.



Criança de jesus tem energia pra gastar
  


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 




Lembrancinhas
O leão de EVA e cole no palito de sorvete!



Lembrancinha: 
Confeccione com seus alunos (leve tudo semi pronto). 

Depois de montado cole, na parte de trás, um copo descartável e coloque doces.




Lembrancinhas



Imagem relacionada

O leão é fácil de fazer, o molde esta abaixo. Seguem os materiais:
* 2 CD's
* Caneta permanente
* Cola quente
* E.V.A marrom, laranja, vermelho, preto e branco OU
papéis coloridos nas mesmas cores..




Imagem relacionada

Esses aqui são feitos com pratinho de festa, gracioso!!!
Materiais:

*Pratinhos de Festa
* Caneta permanente
*Lãs
* Cola quente
* Palitos de sorvete





Para concluir
Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.



Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos

Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 
Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Que o Senhor nos ajude a ouvir e compreender quando Ele fala conosco nos muitos momentos da vida.
Deus te abençoe!

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  


Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos-Revista Juniores Cpad
ensinandoospequeninos.blogspot.
EBD ANIMADA
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
Ministério Infantil
pequeninosdejesusblogspot
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
blogtiale.blogspot.com
caminhandocomamor.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
tiaraqueleciaministerioinfantil.blogspot.com
caminhandocomamor.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
Cristãos kids
Tias da Escolinha
Tiahelprecursos.blogspot.com
www.raizdedavi.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.



Orai em todo tempo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário