Lição 14: Eu posso ajudar
Pré - aula: Lição 14 - Eu posso ajudar - Maternal de 3 e 4 anos
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Lição 14: Eu posso ajudar
EU SOU ESPECIAL
IDEIA PRINCIPAL
DEUS CRIOU AS PESSOAS COM UM CORPO MARAVILHOSO. CADA PESSOA É DIFERENTE E ESPECIAL.
A BÍBLIA
DEUS CRIOU CADA PARTE DO NOSSO CORPO -
PREPARAÇÃO DA AULA
COLOCAR UM ESPELHO DENTRO DE UMA CAIXA
ARRUMAR UM FLANELÓGRAFO E PREPARAR OS PERSIANAGENS DA HISTORIA, COLOCANDO PEDAÇOS DE LIXA ATRÁS.
PREPARAR MOLDES DE CABEÇAS, CORPOS, PERNAS E BRAÇOS PARA FAZER O CORPO HUMANO.
PROVIDENCIAR PAPEL E GIZ DE CERA.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
MOSTRAR A CAIXA COM O ESPELHO. DIZER QUE NA CAIXA TEM ALGUÉM QUE DEUS AMA MUITO. DEIXAR QUE CADA CRIANÇA OLHE A SUA IMAGEM NO ESPELHO. CHAMAR A ATENÇÃO PARA A COR DOS OLHOS, DOS CABELOS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS. AFIRMAR A IMPORTÂNCIA E AS DIFERENÇAS DE CADA UM
CANTAR OS NOMES DAS CRIANÇAS USANDO DOIS OU TRÊS TONS.
COLOCAR UM ESPELHO DENTRO DE UMA CAIXA
ARRUMAR UM FLANELÓGRAFO E PREPARAR OS PERSIANAGENS DA HISTORIA, COLOCANDO PEDAÇOS DE LIXA ATRÁS.
PREPARAR MOLDES DE CABEÇAS, CORPOS, PERNAS E BRAÇOS PARA FAZER O CORPO HUMANO.
PROVIDENCIAR PAPEL E GIZ DE CERA.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
MOSTRAR A CAIXA COM O ESPELHO. DIZER QUE NA CAIXA TEM ALGUÉM QUE DEUS AMA MUITO. DEIXAR QUE CADA CRIANÇA OLHE A SUA IMAGEM NO ESPELHO. CHAMAR A ATENÇÃO PARA A COR DOS OLHOS, DOS CABELOS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS. AFIRMAR A IMPORTÂNCIA E AS DIFERENÇAS DE CADA UM
CANTAR OS NOMES DAS CRIANÇAS USANDO DOIS OU TRÊS TONS.
EXEMPLO: "ONDE ESTÁ CARLINHOS? (mi,mi,do,sol,mi,dó). A CRIANÇA PODE RESPONDER: EU ESTOU AQUI. IMITANDO OS SONS ESCOLHIDOS PELO LÍDER: SEM FORÇAR, CONDUZIR AS CRIANÇAS A DIZEREM: NOSSOS NOMES SÃO BONITOS. BATER OS RITMOS DO S NOMES COM AS MÃOS, DEPOIS COM OS PÊS.
SENTAR, RELAXAR, FECHAR OS OLHOS. AGRADECER A DEUS POR NOSSO CORPOS.
CONTAR A HISTORIA MOSTRANDO A BÍBLIA COM O MARCADOR NO LUGAR DA PASSAGEM.
SENTAR, RELAXAR, FECHAR OS OLHOS. AGRADECER A DEUS POR NOSSO CORPOS.
CONTAR A HISTORIA MOSTRANDO A BÍBLIA COM O MARCADOR NO LUGAR DA PASSAGEM.
(PERGUNTAR) VOCÊS SABEM QUE LIVRO É ESTE? A BÍBLIA TEM MUITAS HISTORIAS BONITAS SOBRE DEUS E JESUS, A PRIMEIRA HISTORIA CONTA COMO DEUS CRIOU O MUNDO(MOSTRAR GRAVURAS OU DESENHOS SIMPLES COM LIXA COLADA ATRÁS PARA FIXAR NO FLANELÓGRAFO).
DEUS FEZ O SOL, ARVORES, ESTRELAS, RIOS, ETC.(MOSTRAR AS FIGURAS COLOCANDO-AS NO FLANELÓGRAFO), MAS O MELHOR DE TODAS ESSAS COISAS, MELHOR DO QUE O SOL E AS ESTRELAS, MELHOR DO QUE AS FLORES E ARVORES, MELHOR DO QUE AS BORBOLETAS E PASSARINHOS, MELHOR DO QUE OS CACHORRINHOS E GATINHOS FOI DEUS TER FEITO AS PESSOAS... GENTE DE TODOS OS TIPOS: MÃES, PAIS, VOVÔS, VOVÓS, TIOS, TIAS, MENINOS, MENINAS E BEBEZINHOS. ESTAVA EM SEUS PLANOS QUE AS PESSOAS VIVESSEM EM FAMÍLIAS. E DEUS FEZ AS PESSOAS DE UMA MANEIRA ESPECIAL: COM OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA ESCUTAR, UMA BOCA PARA FALAR, PÉS PARA CORRER, MÃOS PARA TOCAR, ABRAÇAR E AJUDAR, E UMA CABEÇA PARA PENSAR. QUE DEUS BOM! COMO DEUS É MARAVILHOSO! OBRIGADA(O) DEUS.
COLOCAR FIGURAS GEOMÉTRICAS NA MESA: CIRCULO, RETÂNGULO, QUADRADO E TIRAS COMPRIDAS QUE POSSAM REPRESENTAR AS PARTES DO CORPO. PEDIR QUE A CRIANÇA JUNTE AS FIGURAS E COLE NUMA FOLHA DE PAPEL. COMPLETAR O TRABALHO COM GIZ DE CERA.
REUNIR AS CRIANÇAS: DE MÃOS DADAS DIZER:
DEUS FEZ O SOL, ARVORES, ESTRELAS, RIOS, ETC.(MOSTRAR AS FIGURAS COLOCANDO-AS NO FLANELÓGRAFO), MAS O MELHOR DE TODAS ESSAS COISAS, MELHOR DO QUE O SOL E AS ESTRELAS, MELHOR DO QUE AS FLORES E ARVORES, MELHOR DO QUE AS BORBOLETAS E PASSARINHOS, MELHOR DO QUE OS CACHORRINHOS E GATINHOS FOI DEUS TER FEITO AS PESSOAS... GENTE DE TODOS OS TIPOS: MÃES, PAIS, VOVÔS, VOVÓS, TIOS, TIAS, MENINOS, MENINAS E BEBEZINHOS. ESTAVA EM SEUS PLANOS QUE AS PESSOAS VIVESSEM EM FAMÍLIAS. E DEUS FEZ AS PESSOAS DE UMA MANEIRA ESPECIAL: COM OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA ESCUTAR, UMA BOCA PARA FALAR, PÉS PARA CORRER, MÃOS PARA TOCAR, ABRAÇAR E AJUDAR, E UMA CABEÇA PARA PENSAR. QUE DEUS BOM! COMO DEUS É MARAVILHOSO! OBRIGADA(O) DEUS.
COLOCAR FIGURAS GEOMÉTRICAS NA MESA: CIRCULO, RETÂNGULO, QUADRADO E TIRAS COMPRIDAS QUE POSSAM REPRESENTAR AS PARTES DO CORPO. PEDIR QUE A CRIANÇA JUNTE AS FIGURAS E COLE NUMA FOLHA DE PAPEL. COMPLETAR O TRABALHO COM GIZ DE CERA.
REUNIR AS CRIANÇAS: DE MÃOS DADAS DIZER:
UMA VEZ OS AMIGOS DE JESUS PERGUNTARAM: QUEM É O MAIS IMPORTANTE? JESUS COLOCOU UMA CRIANÇAS NO MEIO DELES E DISSE: PARA SER IMPORTANTE, É PRECISO SER COMO UMA CRIANÇAS. VAMOS LEVANTAR BEM ALTOS OS BRAÇOS E DIZER: EU SOU BONITO/A. EU SOU ESPECIAL"OBRIGADA(O) DEUS.
OUTRAS ATIVIDADES
DEITAR UMA CRIANÇA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL MURAR E FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO. COMPLETAR A FIGURA COLOCANDO OLHOS, NARIZ, BOCA, CABELO, ETC. PRENDER A FOLHA NA PAREDE E CONVERSAR SOBRE O CRESCIMENTO: DO CORPO, DA INTELIGENCIA E NOS RELACIONAMENTOS.
FAZER UM CARTAZ COM FIGURAS DE CRIANÇAS DE VARIAS IDADES REALIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES.
CANTAR MUSICAS SOBRE AS PARTES DO CORPO,
OUTRAS ATIVIDADES
DEITAR UMA CRIANÇA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL MURAR E FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO. COMPLETAR A FIGURA COLOCANDO OLHOS, NARIZ, BOCA, CABELO, ETC. PRENDER A FOLHA NA PAREDE E CONVERSAR SOBRE O CRESCIMENTO: DO CORPO, DA INTELIGENCIA E NOS RELACIONAMENTOS.
FAZER UM CARTAZ COM FIGURAS DE CRIANÇAS DE VARIAS IDADES REALIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES.
CANTAR MUSICAS SOBRE AS PARTES DO CORPO,
COMO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.
Cabeça, ombro, joelho e pé | Pequenos Atos |
CAMINHAR DE VÁRIAS MANEIRAS: PULANDO DE UMA PERNA SÓ, SALTITANDO, MANCANDO, ARRASTANDO O PE, MARCHANDO, ANDANDO PARA TRÁS, ASSIM POR DIANTE. EXPLICAR QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE PODEMOS ANDAR DE MANEIRAS DIFERENTES.
Pré - aula:
Momento do louvor
Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
DVD Tim-Tim Por Tim-Tim - Aline Barros
Vamos ler o que a Bíblia diz:
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Atividades:
Atividades:
,,
Lembrancinha:
Escreva o versículo na barriguinha da borboleta. Esta lembrancinha também serve como atividade.
Oração
Ao terminar uma ministração para crianças devemos sempre orar pelas crianças já convertidas e por aquelas que ainda não aceitaram Jesus como salvador. Ao terminar essa ministração para crianças faça as duas orações, deixando bem claro qual o motivo de oração. Veja um exemplo.
Se você entendeu hoje que o maior milagre que pode acontecer conosco é ter a vida eterna e você quer isso para você, a única coisa que precisa fazer é aceitar Jesus como seu salvador. Se você nunca fez esse pedido, vamos orar comigo. Se você já fez este pedido, pode ficar quietinho para não atrapalhar. Ore!
Depois, você pode orar pelas crianças já convertidas.
Se você já recebeu Jesus como seu salvador e hoje entendeu que devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas boas que tem em sua vida, vamos orar agradecendo a Deus.
Faça um lanche bem gostoso!!!
Depois, você pode orar pelas crianças já convertidas.
Se você já recebeu Jesus como seu salvador e hoje entendeu que devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas boas que tem em sua vida, vamos orar agradecendo a Deus.
:
LANCHEFaça um lanche bem gostoso!!!
Conclusão:
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
O texto bíblico da lição se encontra em:
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
O texto bíblico da lição se encontra em:
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Deus abençoe.
Deus abençoe.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
Fontes consultadasBrincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
ensinoinfantilnumclique.
Pequeninosdejesus
Apascentar os Pequeninos
Hermana Margarita
Desenho de menino para pintar
ministerioinfantiljuniores.blogspot.
Semente da mostada
Escolinha Bíblica da Garotada
www.materialgospel.com.br
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal: Cpad
Leia a Bíblia
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário